×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

  • Patriarca Alberto I (douglas.costino)
  • Avatar de Patriarca Alberto I (douglas.costino) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Experiente
  • Experiente
Mais
02 Nov 2021 01:37 #46147 por Patriarca Alberto I (douglas.costino)
SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS foi criado por Patriarca Alberto I (douglas.costino)
XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM
01 DE NOVEMBRO DE 2021
SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
ALTAR DA BASÍLICA PATRIARCAL MENOR DE SÃO PEDRO
CIDADE DE TREVISO



RITOS INICIAIS



TU ES PETRUS

ANTÍFONA DE ENTRADA

"Exultemos de alegria no Senhor, celebrando este dia de festa em honra de Todos os Santos. Nesta solenidade alegram-se os Anjos e cantam louvores ao Filho de Deus."


Patriarca: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo†


Patriarca:A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão com o Divino Espírito Santo esteja sempre convosco!


Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!


Patriarca: Os Santos, tendo atingido pela multiforme graça de Deus a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no Céu, o louvor perfeito e intercedem por nós. A Igreja proclama o mistério pascal, realizado na paixão e glorificação deles com Cristo, propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os homens ao Pai por Cristo; e implora, pelos seus méritos, as bênçãos de Deus. Jubilosos por este dia glorioso, iniciemos nossa celebração.



ATO PENITENCIAL




Patriarca:Irmãos, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.


Patriarca:Confessemos os nossos pecados.

CONFITEOR DEO



KYRIE ELEISSON





Patriarca: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.


Todos: Amém.



HINO DE LOUVOR



GLORIA



ORAÇÃO COLETA




Patriarca::Oremos.


Patriarca:Deus eterno e omnipotente, que nos concedeis a graça de honrar numa única solenidade os méritos de Todos os Santos, dignai-Vos derramar sobre nós, em atenção a tão numerosos intercessores, a desejada abundância da vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


Todos: Amém.



LITURGIA DA PALAVRA



PRIMEIRA LEITURA (Ap 7,2-4.9-14)


Leitura do Apocalipse de São João

Eu, João, vi um Anjo que subia do Nascente, trazendo o selo do Deus vivo. Ele clamou em alta voz aos quatro Anjos a quem foi dado o poder de causar dano à terra e ao mar: «Não causeis dano à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus». E ouvi o número dos que foram marcados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. Depois disto, vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé, diante do trono e na presença do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas e de palmas na mão. E clamavam em alta voz: «A salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro». Todos os Anjos formavam círculo em volta do trono, dos Anciãos e dos quatro Seres Vivos. Prostraram-se diante do trono, de rosto por terra, e adoraram a Deus, dizendo: «Amem! A bênção e a glória, a sabedoria e a ação de graças, a honra, o poder e a força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amem!». Um dos Anciãos tomou a palavra e disse-me: «Esses que estão vestidos de túnicas brancas, quem são e de onde vieram?». Eu respondi-lhe: «Meu Senhor, vós é que o sabeis».
Ele disse-me: «São os que vieram da grande tribulação, os que lavaram as túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro».


Palavra do Senhor.


Todos: Graças a Deus.

SALMO 23 (24)

SEGUNDA LEITURA 1Jo 3,1-3

Leitura da carta aos hebreus (Hebreus 5,1-6)


Leitura da Primeira Epístola de São João

Caríssimos: Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamar filhos de Deus. E somo-lo de facto.
Se o mundo não nos conhece, é porque O não conheceu a Ele. Caríssimos, agora somos filhos de Deus
e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar,
seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele é. Todo aquele que tem n'Ele esta esperança
purifica-se a si mesmo, para ser puro, como ele é puro.


Palavra do Senhor.


Todos: Graças a Deus.



EVANGELHO





Patriarca: O Senhor esteja convosco!.
Povo: Ele esta no meio de nós!
Patriarca:Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo + segundo Mateus (Mt 5,1-12)
Povo: Gloria a vós Senhor!


Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-n'O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo: «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus.
Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai,
porque é grande nos Céus a vossa recompensa».


Patriarca:Palavra da Salvação.


Todos: Glória a vós, Senhor.

HOMILIA

“A FACE DE CRISTO NOS SANTOS DE ONTEM E DE HOJE"


1. Os membros de uma mesma família têm traços do rosto comuns. As pessoas que partilham toda uma vida juntos acabam por se parecerem. Esta festa anual de Todos os Santos reúne inúmeros rostos que trazem em si a imagem e a semelhança de Deus.

2. Um rosto de humanidade transfigurada. Enquanto vivos, os santos não se consideravam como tais, longe disso! Eles não esculpiam a sua efígie num fundo de autossatisfação. Contrariamente àquilo que geralmente aparece nas imagens ditas piedosas e nas biografias embelezadas, eles não foram perfeitos, nem à primeira vista, nem totalmente, nem sobretudo sem esforço. Eles tinham fraquezas e defeitos contra os quais se bateram toda a vida.

3. Alguns, como Santo Agostinho, vieram de longe, transfigurados pelo amor de Deus que acolheram na sua existência. Quanto mais se aproximaram da luz de Deus, tanto mais viram e reconheceram as sombras da sua existência. Peregrinos do quotidiano, a maior parte deles não realizaram feitos heroicos nem cumpriram prodígios. É certo que alguns têm na sua conta realizações espetaculares, no plano humanitário, no plano espiritual, ou ainda na história da Igreja. Mas muitos outros, a maioria, são os santos da simplicidade e do quotidiano! Canoniza-se muito pouco estas pessoas do quotidiano!

4. Um rosto com traços de Cristo. Encontramos em cada um dos santos e das santas um mesmo perfil. Poderíamos mesmo desenhar o seu retrato comum. Por muito frequentar Cristo, deixaram-se modelar pelos seus traços. Como Jesus, os santos tiveram que viver muitas vezes em sentido contrário às ideias recebidas e aos comportamentos do seu tempo. Viver as Bem-aventuranças não é evidente: ser pobre de coração num mundo que glorifica o poder e o ter; ser doce num mundo duro e violento; ter o coração puro face à corrupção; fazer a paz quando outros declaram a guerra.

5. Os santos foram pessoas "em marcha", isto é, pessoas ativas, apaixonadas pelo Evangelho. Os santos foram homens e mulheres corajosos, capazes de reagir e de afirmar a todo o custo aquilo que os fazia viver. Eles mostram-nos o caminho da verdade e da liberdade. Aqueles que frequentaram os santos - aqueles que os frequentam hoje - afirmam que, junto deles, sentimos que nos tornamos melhores. O seu exemplo ilumina. A sua alegria é o seu testemunho mais belo. A sua felicidade é contagiosa.


PROFISSÃO DE FÉ



CREDO



PAI NOSSO


PAI NOSSO



RITOS FINAIS




Patriarca: O Senhor esteja convosco.


Todos: Ele está no meio de nós.


Diác.: Inclinai-vos para receber a bênção.


Patriarca: Deus, que pela ressurreição do seu Filho único, vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria de sua benção.


Todos: Amém!


Patriarca: Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna.


Todos: Amém!


Patriarca: E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo.


Todos: Amém!


Patriarca: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.


Todos: Amém.


Diác.: Levai a todos a alegria do Senhor ressuscitado; ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.


Todos: Graças a Deus.

Sua Beatitude
Alberto I
Patriarca da Comunidade Eclesial Micronacional
Soberano do Estado da Cidade do Vaticano
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)