×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

FESTA DO BATISMO DO SENHOR

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
09 Jan 2021 18:34 #44417 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
FESTA DO BATISMO DO SENHOR foi criado por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)

CATEDRAL BASÍLICA MENOR SÃO PEDRO
FESTA DO BATISMO DO SENHOR
(ANO B )
COR LITÚRGICA: BRANCO




I – RITOS INICIAIS


PROCISSÃO DE ENTRADA




SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO
Dom Rogério Bionaz: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Dom Rogério Bionaz: A paz esteja convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.


ATO PENITENCIAL- RITO DE ASPERSÃO


Dom Rogério Bionaz: Irmãos e irmãs em Cristo, invoquemos o Senhor nosso Deus para que se digne abençoar esta água que vai ser aspergida sobre nós, recordando o nosso batismo. Que Ele se digne ajudar-nos para permanecermos fiéis ao Espírito que recebemos. (pausa).

Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que pela água, fonte de vida e princípio de purificação, as
nossas almas fossem purificadas e recebessem o prêmio da vida eterna. Abençoai esta água para que nos proteja neste dia que vos é consagrado, e renovai em nós a fonte viva de vossa graça, a fim de que nos livre de todos os males e possamos nos aproximar de vós com o coração puro e receber a vossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.

(A ASSEMBLEIA É ASPERGIDA COM ÁGUA BENTA ENQUANTO TODOS CANTAM)



Dom Rogério Bionaz: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.


GLÓRIA




ORAÇÃO DO DIA
Dom Rogério Bionaz: OREMOS Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo o Cristo batizado no Jordão, e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo.
As.: Amém.

II – LITURGIA DA PALAVRA


PRIMEIRA LEITURA(Is 42,1-4.6-7)


Leitura do profeta Isaías:

Assim fala o Senhor: 1“Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos. 6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


SALMO RESPONSORIAL 28


— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

— Filhos de Deus, tributai ao Senhor,/ tributai-lhe a glória e o poder!/ Dai-lhe a glória devida ao seu nome;/ adorai-o com santo ornamento!

— Eis a voz do Senhor sobre as águas,/ sua voz sobre as águas imensas!/ Eis a voz do Senhor com poder!/ Eis a voz do Senhor majestosa!

— Sua voz no trovão reboando!/ No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”/ É o Senhor que domina os dilúvios,/ o Senhor reinará para sempre!


SEGUNDA LEITURA (At 10,34-38)


Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.

- Palavra do Senhor.


- Graças a Deus.


ACLAMAÇÃO





EVANGELHO (Mc 1,7-11)


Diácono:— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

Diácono:— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.

Diácono:— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


HOMILIA

Hoje celebramos a festa do Batismo do Senhor. Em nosso calendário, esta festa fica bem próxima da festa de Natal; na realidade, há entre os dois acontecimentos um espaço de mais ou menos 30 anos. Com o Batismo, Jesus começa o período de três anos de vida pública. Começa sua atividade de missionário e evangelizador. Vai pregar a Boa Nova do Evangelho.

O batismo é um compromisso com a vida, com a construção do Reino de Deus, com a vivência em comunidade. O batizado que se afasta da Igreja, da vida comunitária, tem o certificado de batismo, mas não é cristão. É a sua vivência que o define como filho de Deus, como cristão batizado, vivendo em comunidade. Fora dela o batismo é apenas um gesto externo, mas que não é vivido na sua plenitude. Precisamos com urgência resgatar o sentido do batismo, para sermos instrumentos na construção do Reino de Deus. Para sermos sal, fermento e luz na sociedade.

Viver o batismo hoje significa ser profetas, E anunciadores dos valores do Evangelho, dessa Boa Nova de Jesus Cristo, onde todos sejam incluídos e merecedores de uma vida digna. Anunciar Jesus Cristo para o mundo de hoje, tão carente de modelos, é simplesmente imprescindível. Os jovens, de modo geral, buscam tantos outros modelos, e acabam se perdendo, se esvaziando e perdendo o sentido de suas vidas. Quando um jovem encontra Jesus Cristo, muda radicalmente a sua vida.

Quando um jovem se identifica com a proposta de Jesus, sua vida muda radicalmente e ele encontra um sentido profundo para a sua existência. Viver plenamente o nosso batismo é colocar a nossa vida à disposição dos outros. Sermos sinais de esperança, de coragem, mesmo que isso exija muito sacrifício. Jesus deu a vida para nos salvar. Como é bom ser bom; como é bom fazer o bem; nunca nos cansemos do bem. Devemos nos cansar do mal, da inveja, do ciúme, da depressão, da calúnia, isso sim, mas do bem realizado, jamais devemos nos cansar e desistir de fazê-lo.

Esta é a missão dos batizados e é nossa contribuição que podemos oferecer na construção do Reino de Deus.


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado.




RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS BATISMAIS


Dom Rogério Bionaz: No dia em que celebramos o Batismo do Senhor, recordemos o nosso Batismo. Repletos de fé, esperança e caridade renovemos os compromissos batismais.
Dom Rogério Bionaz: Para viver na liberdade dos filhos de Deus, renunciais ao pecado?
T. Renuncio.

Dom Rogério Bionaz: Para viver como irmãos, renunciais a tudo o que vos desune, para que o pecado não domine sobre vós?
T. Renuncio.

Dom Rogério Bionaz: Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?
T. Renuncio.

Dom Rogério Bionaz: Nossa missão batismal é ser no mundo sinais da graça de Deus vivendo o anúncio da Palavra, a santificação nos lares e na Comunidade, organizando e participando para a construção do Reino. É o Mistério Pascal de Cristo que devemos viver dia a dia. Acendamos nossas velas para professarmos nossa fé.



Dom Rogério Bionaz: Credes em Deus, Pai Todo-poderoso, criador do céu e da terra?
T. Creio.

Dom Rogério Bionaz: Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?
T. Creio.

Dom Rogério Bionaz: Credes no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
T. Creio.

Dom Rogério Bionaz: Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e devemos sempre professar, pois ela é a razão de nossa alegria, em Cristo nosso Senhor.
T. Amém.


III – RITOS FINAIS


ORAÇÃO DO SENHOR – PAI NOSSO

Dom Rogério Bionaz: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:




BENÇÃO FINAL

Dom Rogério Bionaz: O senhor esteja convosco.
As. Ele está no meio de nós.
Dom Rogério Bionaz: A paz de Deus, que supera todo entendimento, guarde vossos corações e vossas mentes no conhecimento e no amor de Deus e de seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo
As.: Amém.
Dom Rogério Bionaz: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
As.: Amém.
Dom Rogério Bionaz: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo), S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)