×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
24 Dez 2020 16:37 #44324 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR foi criado por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR
NOITE (ANO B )
COR LITÚRGICA: BRANCO


I – RITOS INICIAIS


PROCISSÃO DE ENTRADA




SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO
Dom Rogério Bionaz: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Dom Rogério Bionaz:A paz esteja convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.


ATO PENITENCIAL


Dom Rogério Bionaz: Nesta noite santa em que celebramos a encarnação do Verbo de Deus, supliquemos a misericórdia do Senhor que se fez homem para nos tirar do pecado e da morte. (pausa).





Dom Rogério Bionaz: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.



GLÓRIA




ORAÇÃO DO DIA
Dom Rogério Bionaz: OREMOS Ó Deus, que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério, gozemos no céu de sua plenitude Por nosso Senhor jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo.
As.: Amém.

II – LITURGIA DA PALAVRA


PRIMEIRA LEITURA(IIs 9,1-6)


Leitura do Livro do profeta Isaías:

1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.

2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença, como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã.

4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas.

5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz.

6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


SALMO RESPONSORIAL 95


— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação,/ manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!

— O céu se rejubile e exulte a terra, / aplauda o mar com o que vive em suas águas;/ os campos com seus frutos rejubilem/ e exultem as florestas e as matas.

— Na presença do Senhor, pois ele vem,/ porque vem para julgar a terra inteira./ Governará o mundo todo com justiça,/ e os povos julgará com lealdade..


SEGUNDA LEITURA (Tt 2,11-14)


Leitura da Carta de São Paulo a Tito.

Caríssimo: 11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

- Palavra do Senhor.


- Graças a Deus.


ACLAMAÇÃO


EVANGELHO (Lc 2,1-14)


Diácono:— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

Diácono:— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.

3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.

8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.


Diácono:— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


HOMILIA

Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Permita-me dizer que a visita de Deus a nós não é uma cortesia, mas é uma visita que nos traz a verdadeira alegria, é uma visita de redenção, de libertação; Ele veio para morar, para ficar entre nós, para permanecer no meio de nós.

Que essa noite não seja uma noite fria, mas não no sentido de temperatura nem de indiferença, porque muitos corações ainda são indiferentes para a presença do Senhor, muitos corações ainda estão inquietos com outras coisas da vida e não se voltam para Aquele que está nos visitando, vindo morar no meio de nós, permanecer no meio de nós.

Que, nesta noite, possamos reunir a nossa casa e a nossa família. Sei que nem todos podem estar juntos, mas aquilo que é o essencial, porque Jesus veio morar no meio de nós, no seio de uma família.

Jesus veio morar com Maria e José, mas Ele quer morar na casa nem na família de cada um de nós. Ele quer nascer, quer estar entre nós. Por favor, não ignoremos a presença do Senhor, não façamos da nossa noite de Natal uma noite onde se tenha tudo, mas não tenha a presença do Senhor. Que seja uma noite de louvor, de agradecimento, de júbilo, de reconciliação, mas de restauração, porque Jesus está no meio de nós.

Que possamos junto com Zacarias, com Maria e José dizer: “Bendito seja o Senhor Nosso Deus, porque Ele nos visita e nos liberta”.


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado.



PROFISSÃO DE FÉ

Dom Rogério Bionaz: Professemos juntos a nossa fé.

Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra; E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem; Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; Desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; Subiu ao Céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, Na remissão dos pecados, Na ressurreição da carne, Na vida eterna. Amém.


III – RITOS FINAIS


ORAÇÃO DO SENHOR – PAI NOSSO

Dom Rogério Bionaz: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:


BENÇÃO FINAL

Dom Rogério Bionaz: O senhor esteja convosco.
As. Ele está no meio de nós.
Dom Rogério Bionaz: O Deus de infinita bondade, que, pela encarnação do seu Filho, expulsou as trevas do mundo e, com seu glorioso nascimento, transfigurou esta noite santa, expulse dos vossos corações as trevas dos vícios e vos transfigure com a luz das virtudes.
As.: Amém.
Dom Rogério Bionaz: Aquele que anunciou aos pastores pelo Anjo a grande alegria do nascimento do Salvador derrame em vossos corações a sua alegria e vos torne mensageiros do Evangelho
As.: Amém.
Dom Rogério Bionaz: Aquele que, pela encarnação de seu Filho, uniu a terra ao céu, vos conceda sua paz e seu amor, e vos torne participantes da Igreja celeste.
As.: Amém.
Dom Rogério Bionaz: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
As.: Amém.
Diácono:Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa), S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)