×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

CELEBRAÇÃO DO 3º DOMINGO DO ADVENTO

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
13 Dez 2020 13:59 #44260 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
CELEBRAÇÃO DO 3º DOMINGO DO ADVENTO foi criado por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
CELEBRAÇÃO DO III DOMINGO DO ADVENTO
(ANO B )
COR LITÚRGICA:
ROXA




I – RITOS INICIAIS


PROCISSÃO DE ENTRADA



SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO
Dom Rogério Bionaz: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Dom Rogério Bionaz:A paz esteja convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.


ATO PENITENCIAL


Dom Rogério Bionaz: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. (pausa).



Dom Rogério Bionaz: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.




ORAÇÃO DO DIA
Dom Rogério Bionaz: OREMOS Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo.
As.: Amém.


II – LITURGIA DA PALAVRA


PRIMEIRA LEITURA(Is 61,1-2a.10-11)


Leitura do Livro do profeta Isaías:

1O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2apara proclamar o tempo da graça do Senhor.

10Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


SALMO RESPONSORIAL Lc 1


— A minh’alma se alegra no meu Deus.
— A minh’alma se alegra no meu Deus.

— A minha alma engrandece ao Senhor,/ e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,/ pois, ele viu a pequenez de sua serva,/ desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

— O Poderoso fez por mim maravilhas./ E Santo é o seu nome!/ Seu amor, de geração em geração,/ chega a todos que o respeitam.

— De bens saciou os famintos,/ e despediu os ricos sem nada./ Acolheu Israel, seu servidor,/ fiel ao seu amor.


SEGUNDA LEITURA (1Ts 5,16-24)


Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

Irmãos: 16Estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois — espírito, alma, corpo — seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.

- Palavra do Senhor.


- Graças a Deus.


ACLAMAÇÃO



EVANGELHO (Jo 1,6-8.19-28)


Diácono:— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

Diácono:— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”.

22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”

26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.


Diácono:— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


HOMILIA

Este terceiro domingo do Advento, traz para nós, mais uma vez, a figura profética de João Batista, aquele que prepara o caminho do Senhor. Hoje, queremos olhar para João e aprender com ele a abrir o nosso coração para acolher a graça de Deus que chega até nós.

Primeiro, João é a testemunha da Luz, ele não é a Luz, mas ele nos aponta a Luz, que é Jesus. Para o povo que andava nas trevas, em meio à escuridão, Deus veio trazer a Luz para o nosso coração, Luz que abre os nossos olhos, Luz que ilumina a nossa mente, Luz que traz vida ao nosso coração, para enxergar o caminho da vida. Por isso, o que Deus quer é nos tirar dos caminhos das trevas para nos conduzir para o caminho da Luz.

João era uma voz que clamava no deserto; ele é a voz, mas não é a Palavra. A Palavra é aquela que se faz carne e veio habitar no meio de nós. A Palavra é Aquele que João veio ser portador de tamanha graça. A voz de João está à serviço da Palavra de Deus.

Como seria graça, e grande graça, para a nossa vida, se emprestássemos, se colocássemos a nossa voz a serviço da Palavra de Deus! Porque essa Palavra, uma vez anunciada e proclamada pela voz que se consagra e se entrega a Deus, tem o poder de transformar, salvar, curar e trazer Vida à nossa vida.

Empenhemo-nos como João para sermos a voz de Deus no meio do deserto, da humanidade onde vivemos, onde todos nós caminhamos.

Por fim, João é aquele que batiza com água, como sinal de penitência, de conversão e transformação. Ele batiza, mas não é ele quem salva nem liberta. Ele veio proclamar Aquele que é o Salvador e o libertador. João é para nós uma seta que nos aponta para Caminho, que é Jesus.

Que possamos olhar a seta da Luz, da penitência e da conversão que João nos aponta, para, em Jesus, encontrarmos a nossa direção.


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado.



PROFISSÃO DE FÉ

Dom Rogério Bionaz: Professemos juntos a nossa fé.

Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra; E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem; Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; Desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; Subiu ao Céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, Na remissão dos pecados, Na ressurreição da carne, Na vida eterna. Amém.


III – RITOS FINAIS


ORAÇÃO DO SENHOR – PAI NOSSO

Dom Rogério Bionaz: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:



BENÇÃO FINAL

Dom Rogério Bionaz: O senhor esteja convosco.
As. Ele está no meio de nós.


Dom Rogério Bionaz:Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o Advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
As.: Amém.

Dom Rogério Bionaz: Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.
As.: Amém.

Dom Rogério Bionaz:Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna.
As.: Amém.

Dom Rogério Bionaz: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
As.: Amém.

Diácono:Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)