×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

CELEBRAÇÃO DO XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
18 Out 2020 14:30 #43870 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
CELEBRAÇÃO DO XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM foi criado por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
CELEBRAÇÃO DO XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM
(ANO A)
COR LITÚRGICA:
Verde




I – RITOS INICIAIS


PROCISSÃO DE ENTRADA



SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO
Dom Rogério Bionaz: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Dom Rogério Bionaz:A paz esteja convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.


ATO PENITENCIAL


Dom Rogério Bionaz: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai (pausa).



Dom Rogério Bionaz: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.


GLÓRIA




ORAÇÃO DO DIA
Dom Rogério Bionaz: OREMOS Ó Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração Por nosso Senhor jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo.
As.: Amém.

II – LITURGIA DA PALAVRA


PRIMEIRA LEITURA(Is 45,1.4-6)


Leitura do Livro do profeta Isaías:

Leitura do Livro do profeta Isaías:

1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões.

4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


SALMO RESPONSORIAL 95


— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!

— Pois Deus é grande e muito digno de louvor,/ é mais terrível e maior que os outros deuses,/ porque um nada são os deuses dos pagãos./ Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.

— Ó família das nações, dai ao Senhor,/ ó nações, dai ao Senhor poder e glória,/ dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!/ Oferecei um sacrifício nos seus átrios.

— Adorai-o no esplendor da santidade,/ terra inteira, estremecei diante dele!/ Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! ”,/ pois os povos ele julga com justiça.


SEGUNDA LEITURA (1Ts 1,1-5b)


Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5bPorque o nosso Evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.

- Palavra do Senhor.


- Graças a Deus.


ACLAMAÇÃO


EVANGELHO (Mt 22,15-21)


Diácono:— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

Diácono:— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?”

18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.

20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.


Diácono:— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


HOMILIA

Dar a Deus o que é de Deus é dar, é ser justo. É ser justo para Aquele que é puro amor e bondade para comigo. É ser grato, é louva-Lo, bendizê-Lo, glorifica-Lo, é dar ao Senhor todo amor do meu coração.

Um cristão vive e convive em sociedade, ninguém vive neste mundo sozinho. No mundo em que estamos, temos direitos, mas temos deveres e obrigações. Dar a César o que é de César é dar a este mundo o que cabe a esse mundo.

O que me cabe ser neste mundo? Um cidadão responsável e consciente. É muito incoerente alguém ser de Deus, ir para a Igreja, louvar o Senhor, mas não pagar os impostos, fugir das suas obrigações e responsabilidades, cometer fraudes, roubos e enganos. É incoerente ser de Deus e não cumprir com as minhas obrigações. Podemos até discordar, acho que em muitos lugares os pedágios são muito caros, eu posso discordar, mas não posso deixar de pagar. Alguns impostos e coisas do mundo e sociedade em que estamos, nós discordamos, mas não podemos deixar de cumprir nossas obrigações civis e nossas responsabilidades no mundo em que estamos.

Que nos tornemos cristãos cada vez mais conscientes de que o amor a Deus deve guiar nossa vida a cada dia e, com o amor de Deus em primazia na nossa vida, cumprirmos nossos deveres, responsabilidades e sermos bons cidadãos cumprindo o amor de Deus onde quer que estejamos.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado.



PROFISSÃO DE FÉ

Dom Rogério Bionaz: Professemos juntos a nossa fé.

Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra; E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem; Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; Desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; Subiu ao Céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, Na remissão dos pecados, Na ressurreição da carne, Na vida eterna. Amém.


III – RITOS FINAIS


ORAÇÃO DO SENHOR – PAI NOSSO

Dom Rogério Bionaz: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:


BENÇÃO FINAL

Dom Rogério Bionaz: O senhor esteja convosco.
As. Ele está no meio de nós.
Dom Rogério Bionaz: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
As.: Amém.
Diácono:Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)