×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

CELEBRAÇÃO DO XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
19 Set 2020 21:57 #43688 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
CELEBRAÇÃO DO XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM foi criado por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
CELEBRAÇÃO DO XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM
(ANO A)
Cor litúrgica: Verde




RITOS INICIAIS



CANTO DE ENTRADA





SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO
DOM ROGÉRIO Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
As. Amém.
DOM ROGÉRIO O Senhor esteja convosco
As. E com teu espírito.


ATO PENITENCIAL

DOM ROGÉRIO BIONAZ Irmãos e irmãs, reconheçamos nossos pecados para celebrarmos dignamente estes santos mistérios.



DOM ROGÉRIO BIONAZ Deus todo poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna..
As. Amém.


GLORIA



COLETA
DOM ROGÉRIO BIONAZ OREMOS: (silêncio para oração pessoal) OREMOS: Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso filho, na unidade do Espírito Santo. As. Amem.


LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA (Is 55,6-9)
Leitura do Livro do profeta Isaías:

Procurai o Senhor, enquanto se pode encontrar, invocai-O, enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho e o homem perverso os seus pensamentos. Converta-se ao Senhor, que terá compaixão dele, ao nosso Deus, que é generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos são os meus – oráculo do Senhor –. Tanto quanto o céu está acima da terra, assim os meus caminhos estão acima dos vossos e acima dos vossos estão os meus pensamentos.
- Palavra do Senhor

As.Graças a Deus.


SALMO RESPONSORIAL (Sl 144)



R: O Senhor está perto da pessoa que o invoca


Todos os dias haverei de bendizer-vos
Hei de louvar o vosso nome para sempre
Grande é o Senhor e muito digno de louvores
E ninguém pode medir sua grandeza


Misericórdia e piedade é o Senhor
Ele é amor, é paciência, é compaixão
O Senhor é muito bom para com todos
Sua ternura abraça toda criatura


É justo o Senhor em seus caminhos
É santo em toda obra que ele faz
Ele está perto da pessoa que o invoca
De todo aquele que o invoca lealmente



SEGUNDA LEITURA (Flp 1,20c-24.27a)
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

Irmãos: Cristo será glorificado no meu corpo, quer eu viva quer eu morra. Porque, para mim, viver é Cristo e morrer é lucro. Mas, se viver neste corpo mortal me permite um trabalho útil, não sei o que escolher. Sinto-me constrangido por este dilema: desejaria partir e estar com Cristo, que seria muito melhor; mas é mais necessário para vós que eu permaneça neste corpo mortal. Procurai somente viver de maneira digna do Evangelho de Cristo.

As. Graças a Deus.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



Diac. Danilo O Senhor esteja convosco.
As. Ele está no meio de nós
Diac. Danilo Proclamação do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo Mateus
As. Gloria a vós Senho.

(Mt 20,1-16): Pois o Reino dos Céus é como o proprietário que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores a diária e os mandou para a vinha. Em plena manhã, saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! Eu pagarei o que for justo’. E eles foram.

»Ao meio-dia e em pleno tarde, ele saiu novamente e fez a mesma coisa. Saindo outra vez pelo fim da tarde, encontrou outros que estavam na praça e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados? Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. E ele lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’.

»Ao anoitecer, o dono da vinha disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e faze o pagamento, começando pelos últimos até os primeiros! ’ Vieram os que tinham sido contratados no final da tarde, cada qual recebendo a diária. Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, pensando que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu apenas a diária. Ao receberem o pagamento, começaram a murmurar contra o proprietário: ‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o peso do dia e o calor ardente’. Então, ele respondeu a um deles: ‘Companheiro, não estou sendo injusto contigo. Não combinamos a diária? Toma o que é teu e vai! Eu quero dar a este último o mesmo que dei a ti. Acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja porque estou sendo bom?’ Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos».
.

- Palavra da Salvação
As. Glória a vós Senhor


HOMILIA

Hoje o evangelista continua fazendo a descrição do Reino de Deus conforme ao que Jesus ensina, tal como tem sido proclamado durante estes domingos de verão nas nossas assembleias eucarísticas.

No fundo o relato de hoje, a vinha, imagem profética do povo de Israel no Antigo Testamento, e agora o novo povo de Deus que nasce do lado aberto do Senhor na cruz. A questão: a filiação a este povo, que vem dada por uma chamada pessoal feita a cada um: «Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi» (Jo 15,16), e pela vontade do Pai do céu, de fazer extensiva esta chamada a todos os homens, movido por sua vontade generosa de salvação.

Ressalta, nesta parábola a protesta dos trabalhadores da primeira hora. É a imagem paralela do irmão grande da parábola do filho pródigo. Os que vivem o seu trabalho pelo Reino de Deus (o trabalho na vinha) como uma carga pesada «suportamos o peso do dia e o calor ardente» (Mt 20,12) e não como um privilégio que Deus lhes dispensa; não trabalham desde a alegria filial, senão com o mal humor dos serventes.

Para eles a fé é coisa que ata e escraviza e, caladamente, têm inveja dos que “vivem a vida”, já que concebem a consciência cristã como um freio e não como umas asas que dão vôo divino à vida humana. Pensam que é melhor permanecer desocupados espiritualmente, antes que viver à luz da palavra de Deus. Sentem que a salvação lhe é devida e, são zelosos de ela. Contrasta notavelmente seu espírito mesquinho com a generosidade do Pai, que «o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade» (1Tim 2,4), e por isso chama à sua vinha, «O Senhor é bom para com todos, e sua misericórdia se estende a todas as suas obras» (Sal 144,9).



CREDO


DOM ROGÉRIO BIONAZ.Professemos juntos a nossa fé.

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

RITOS FINAIS


PAI NOSSO
DOM ROGÉRIO BIONAZObedientes ao Palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer.



BENÇÃO FINAL
DOM ROGÉRIO BIONAZ. A nossa proteção está no nome do Senhor.
As. Que fez o céu e a terra.
DOM ROGÉRIO BIONAZ. O Senhor esteja convosco.
As.Ele está no meio de nós.
DOM ROGÉRIO BIONAZ. Abençoe-vos o Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.
As. Amém.
Diac. DaniloIde em paz e o Senhor vos acompanhe.
As. Graças a Deus.


Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo), S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)