×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

SOLENE CELEBRAÇÃO DO CRISMA E DA UNIDADE 2020

  • SA Neimar Bionaz (neibionaz)
  • Avatar de SA Neimar Bionaz (neibionaz) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
10 Abr 2020 01:24 #41805 por SA Neimar Bionaz (neibionaz)
SOLENE CELEBRAÇÃO DO CRISMA E DA UNIDADE 2020 foi criado por SA Neimar Bionaz (neibionaz)


CELEBRAÇÃO DO CRISMA
CATEDRAL METROPOLITANA SÃO PEDRO
TREVISO – REINO DA ITÁLIA
Quinta-feira Santa, 9 de abril de 2020 (9H)
Cor litúrgica: branco



A Celebração do Crisma acontece sempre na quinta-feira da Semana Santa pela manhã, onde os presbíteros com o bispo diocesano renovam suas promessas sacerdotais. Nesta celebração o bispo abençoa os óleos dos catecúmenos (batismo), dos enfermos e o óleo do Santo Crisma. Nos locais de difícil acesso, dioceses de grande extensão geográfica, e os padres precisam presidir em suas paróquias a Celebração da Ceia do Senhor (à noite), o bispo pode marcar outro dia da Semana Santa. Os presbíteros são convocados.


RITOS INICIAIS



PROCISSÃO DE ENTRADA



SAUDAÇÃO
Arc.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
A.: Amém.
Arc.: A paz esteja convosco.
A.: O amor de Cristo nos uniu.

ATO PENITENCIAL
Arc.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.



Arc.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
A.: Amém.

GLÓRIA



ORAÇÃO
Arc.: OREMOS (instantes de silêncio e oração pessoal): Ó Deus, que ungistes o vosso Filho único com o Espírito Santo e o fizestes Cristo e Senhor, concedei que, participando da sua consagração, sejamos no mundo testemunhas da redenção que ele nos trouxe. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
A.: Amém.


LITURGIA DA PALAVRA



PRIMEIRA LEITURA (Is 61, 1-3a.6a.8b-9)
Leitura do Livro do Profeta Isaías. O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; para proclamar o tempo da graça do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que choram, para reservar e dar aos que sofrem por Sião uma coroa, em vez de cinza, o óleo da alegria, em vez da aflição. Vós sois os sacerdotes do Senhor, chamados ministros de Deus. Eu os recompensarei por suas obras segundo a verdade, e farei com eles uma aliança perpétua. Sua descendência será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus. - Palavra do Senhor.
A.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL (Sl 88)



SEGUNDA LEITURA (Ap 1,5-8)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João.
A vós graça e paz da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém. Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão – também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém! “Eu sou o Alfa e o Omega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso”. - Palavra do Senhor.
A.: Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



Enquanto se canta a aclamação o diácono se dirige até o bispo e pede a bênção para a proclamação do Evangelho. Em seguida o diácono busca o Evangeliário que está sobre o altar e o leva em procissão até o ambão. o diácono incensa o livro dos Evangelhos e faz a proclamação.

EVANGELHO (Lc 4, 16-21)
Diácono Elvis: O Senhor esteja convosco.
A.: Ele está no meio de nós.
Diácono Elvis: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.
A.: Glória a vós, Senhor.
Diácono Elvis: Naquele tempo, Jesus foi à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar uma ano da graça do Senhor”. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. - Palavra da Salvação.
A.: Glória a vós, Senhor.

HOMILIA

Irmãs e irmãos, hoje queremos celebrar a unidade. Celebramos o Crisma, ou seja, celebramos a presença do Espírito Santo em nossa vida, na vida de nossa arquidiocese. Queremos renovar nosso compromisso sacerdotal com Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote e com a Igreja, com seu povo.

Todos os padres, nestes dias, no mundo inteiro concelebram com seus respectivos bispos e renovam suas promessas sacerdotais. Por tradição esta celebração acontece na quinta-feira santa pela manhã, mas por razões pastorais pode ser celebrada nos dias que antecedem, dentro da semana santa. Todos se reúnem na catedral. Aqui visualizamos um pouco do que é o Reino de Deus, povo e pastores unidos, Igreja Celeste (os anjos e santos) e a Igreja Terrestre, unidas em oração.

Nesta celebração trazemos presente também, todas as iniciativas em favor da paz e da justiça. Trazemos presente todas as pessoas que com Jesus, tomam sua cruz e caminham rumo a ressurreição. Com Cristo buscamos vida nova, libertação e salvação.

Que os óleos abençoados nesta celebração sejam sinais da presença do Espírito de Deus que nos conduz. Na quinta-feira santa, Jesus celebrou com seus apóstolos, hoje Ele celebra conosco e nos faz também seus ungidos, seus discípulos missionários do amor, também aqui no micromundo.

Rezemos pelos padres no mundo inteiro, rezemos por nossos bispos e pelo Santo Padre o papa Francisco, para que sejam fiéis aos seus compromissos sacerdotais.


RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS
Terminada a homilia, o Bispo dirige-se aos presbíteros com estas palavras ou outras semelhantes:
Arc.: Filhos caríssimos, celebrando cada ano o dia em que o Senhor Jesus comunicou o seu sacerdócio aos apóstolos e a nós, quereis renovar as promessas que um dia fizestes perante o vosso Bispo e o povo de Deus?

Os presbíteros respondem juntos: Quero.

Arc.: Quereis unir-vos e conformar-vos mais estreitamente ao Senhor Jesus, renunciando a vós mesmos e confirmando os compromissos do sagrado ministério que, levados pelo amor do Cristo, assumistes com alegria em relação à Igreja, no dia da vossa ordenação sacerdotal?

Os presbíteros: Quero.

Arc.: Quereis ser fiéis distribuidores dos mistérios de Deus pela missão de ensinar, seguindo o Cristo Cabeça e Pastor, não levados pela ambição dos bens materiais, mas apenas pelo amor aos seres humanos?

Os presbíteros: Quero.

Em seguida, voltando-se para o povo, o Bispo prossegue:
Arc.: E vós, caríssimos filhos e filhas, rezai pelos vossos presbíteros, para que o Senhor derrame profusamente os seus dons sobre eles e, como fiéis ministros do Cristo, Sumo Sacerdote, vos conduzam àquele que é a fonte da salvação.
A.: Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

Arc.: E orai também por mim, para que eu seja fiel à missão apostólica confiada à minha fraqueza e cada dia realize melhor entre vós a imagem viva do Cristo Sacerdote, Bom Pastor, Mestre e Servo de todos.
A.: Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

Arc.: Deus nos guarde a todos em sua caridade, e nos conduza, pastores e ovelhas, à vida eterna.
A.: Amém.


BÊNÇÃO DOS ÓLEOS E CONSAGRAÇÃO DO CRISMA



Tradução em português.
Acolhei, ó Redentor,/ nossos hinos de louvor! Nossos hinos de louvor,/ acolhei, ó Redentor!
1. O óleo a ser consagrado/ desceu do tronco fecundo;/ por nós vai ser ofertado/ a quem salvou este mundo.
2. Quem na fraqueza se abisma/ seja em vigor restaurado,/ graças à unção deste crisma/ que o faz do cristo soldado.
3. Quem, no batismo lavado,/ a fronte ao crisma oferece,/ já pela graça habitado/ com estes dons se enriquece.
4. Do Pai à Virgem descido,/ de novo ao Pai regressais/ e o Amigo, então prometido,/ às nossas almas mandais.
5. Seja festivo este dia,/ dele se faça a memória;/ óleo de santa alegria/ já nos promete a vitória!

Diácono Elvis: EIS O ÓLEO PARA O SANTO CRISMA!
A.: Demos graças a Deus!

Padre Kellyson: EIS O ÓLEO DOS ENFERMOS!
A.: Demos graças a Deus!

Diácono Igor: EIS O ÓLEO DOS CATECÚMENOS!
A.: Demos graças a Deus!



Bênção do Óleo dos Enfermos
Arc.: Ó Deus, Pai de toda consolação, que pelo vosso Filho quisestes curar os males dos enfermos, atendei à oração de nossa fé: enviai do céu o vosso Espírito sobre este óleo generoso, a fim de que pela vossa santa bênção seja para todos que com ele forem ungidos proteção do corpo, da alma e do espírito, libertando-os de toda dor, toda fraqueza e enfermidade. Por Cristo nosso Senhor.
A.: Amém.

Bênção do Óleo dos Catecúmenos
Arc.: Ó Deus, força e proteção de vosso povo, que fizestes do óleo, vossa criatura, um sinal de fortaleza: dignai-vos abençoar  este óleo, e concedei o dom da força aos catecúmenos que com ele forem ungidos; para que, recebendo a sabedoria e virtude divinas, compreendam mais profundamente o Evangelho do vosso Cristo, sejam generosos no cumprimento dos deveres cristãos e, dignos da adoção filial, alegrem-se por terem renascido e viverem em vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.
A.: Amém.

Consagração do Santo Crisma
O bispo derrama os perfumes no óleo e confecciona o Santo Crisma em silêncio. Em seguida, convida a assembleia a orar, dizendo:
Arc.: Meus irmãos e minhas irmãs, roguemos a Deus Pai todo–poderoso que abençoe e santifique este crisma para que recebam uma unção interior e tornem-se dignos da divina redenção os que forem ungidos em suas frontes.



O bispo, se for oportuno, sopra sobre o vaso do crisma e diz, de braços abertos, a oração:
Arc.: Ó Deus, autor de todo crescimento e todo progresso espiritual, recebei com bondade a homenagem que a Igreja, pela nossa voz, vem prestar-vos com alegria. Fizestes no princípio que a terra produzisse árvores frutíferas, e entre elas a oliveira, cujos frutos fornecem este óleo tão rico com que se prepara o santo crisma. E Davi, antevendo com espírito profético os sacramentos da vossa graça, cantou a nossa alegria ao sermos ungidos pelo óleo. Nas águas do dilúvio, ao serem lavados os pecados do mundo, uma pomba anunciou a paz restituída à terra, trazendo um ramo de oliveira, imagem do futuro dom, que agora se manifesta claramente, pois, apagada toda mancha de culpa pelas águas do Batismo, esta unção de óleo nos traz às nossas faces a serenidade e a alegria. Também mandastes que vosso servo Moisés, pela infusão deste óleo, constituísse sacerdote seu irmão Aarão, já purificado pela água. E a tudo isso se acrescenta honra ainda mais alta quando nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, exigindo que João o batizasse nas águas do Jordão, e sendo-lhe enviado o Espírito Santo sob a forma de uma pomba, proclamastes pelo testemunho de uma voz que em vosso Filho Unigênito estava todo o vosso amor e claramente confirmastes ser ele por excelência o Ungido com o óleo de alegria, anunciado pelo profeta Davi.

Todos os concelebrantes estendem a mão direita em direção ao crisma até o fim da oração, em silêncio.

Arc.: Por isso, nós vos suplicamos, ó Pai, que santifiqueis este óleo com a vossa + bênção. Infundi-lhe a força do Espírito Santo, pelo poder de vosso Cristo, que deu o seu nome ao santo crisma, com o qual ungistes vossos sacerdotes e reis, vossos profetas e mártires. Fazei que este óleo do crisma seja sacramento de perfeita salvação e vida para os que vão ser renovados nas águas do Batismo. Santificados por essa unção, e sanada a corrupção original, tornem-se templo da vossa glória e manifestem a integridade de uma vida santa. Segundo disposição da vossa vontade, cumulados da honra de reis, sacerdotes de profetas, revistam-se de um dom incorruptível. Para os que renascerem da água do Espírito, seja crisma de salvação, fazendo-os participantes da vida eterna e herdeiros da glória celeste.
Por Cristo, nosso Senhor.
A.: Amém.


RITOS FINAIS



PAI NOSSO
Arc.: Cantemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou:



BENÇÃO FINAL
Arc.: O Senhor esteja convosco!
A.: Ele está no meio de nós.
Arc.: Que renove nossa esperança na ressurreição, nos faça defensores da vida e nos abençoe Deus Onipotente e Eterno, Pai e Filho e Espírito Santo.
A.: Amém.
Diácono Igor: Levai a todos a consolação do Senhor. Ide em paz e que Ele vos acompanhe.
A.: Graças a Deus.

Os óleos sagrados são conduzidos por seus respectivos ministros para a sacristia. Diáconos, Presbíteros e o Arcebispo osculam o altar e se retiram.


S.A. Neimar Bionaz
(Gerardo II - Grão-Mestre da Ordem de Malta)
Príncipe de Treviso
Presidente do Senado Real Italliano
Barão de São Simeão em Zadar, Croácia, Império Alemão
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem de Palermo
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem da Unificação Paulisa, Reino de Bauru e São Vicente
Comendador da Ordem Italiana da Atividade Micronacional
Comendador da Ilustríssima Ordem do Cisne, Império Alemão
Cavaleiro da Ordem do Leão de Ouro - Nova Inglaterra
Cavaleiro da Soberana Ordem Imperador Carlos Magno - Reino da França
Cardeal Arcebispo de Reims-Paris - Reino da França
Súdito da Coroa Italiana
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis), PADRE LUCAS BIONAZ (LUCASBIONAZ), Paulo Rossi Aldobrandeschi (Possi1)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
10 Abr 2020 01:48 #41806 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico SOLENE CELEBRAÇÃO DO CRISMA E DA UNIDADE 2020
Eminentíssimo Pai, quero deixar aqui meus agradecimentos pela maravilhosa celebração e por suas palavras. Quero renovar meu compromisso sacerdotal, me colocando a disposição da Igreja apara anunciar o Cristo vivo e verdadeiro.
Quero nesta manhã louvar e bendizer a Deus por todos os sacerdotes, que juntos renovam também o seu ministério sacerdotal, que a Virgem Maria nos ajude a nos aproximarmos ainda mais ao seu filho Jesus.
Bendito seja Deus para sempre.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: SA Neimar Bionaz (neibionaz), PADRE LUCAS BIONAZ (LUCASBIONAZ)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
10 Abr 2020 06:59 #41809 por PADRE LUCAS BIONAZ (LUCASBIONAZ)
Respondido por PADRE LUCAS BIONAZ (LUCASBIONAZ) no tópico SOLENE CELEBRAÇÃO DO CRISMA E DA UNIDADE 2020
Caríssimo Pai, foi com grande amor por Nosso Senhor que fiz parte dessa tão bela celebração. Louvo a Ele pelo dom do vosso ministério sacerdotal e episcopal e pelo meu ministério presbiteral.

Que Maria Sempre Virgem posso ser a Estrela do nosso apostolado. Sempre a reluzir sobre nós, o gênero humano, a Luz sem ocaso que é seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, razão de nossa vida, aquele que conduz nossas vidas!

Que possamos, independentemente de onde estivermos, viver verdadeiramente nossa profissão de fé. Sobretudo, nesse tempo onde as trevas parecem ofuscar um pouco mais a Luz. Que possamos testemunhar ao mundo Cristo que venceu a morte e que, portanto, não somos mais filhos das trevas. Mas filhos da Luz. Resgatados do pecado original.

Inviato dal mio moto g(6) plus utilizzando Tapatalk





PADRE LUCAS BIONAZ


BARONE DI LECCE


PRESIDENTE FONDATORE DELLA REALE ACCADEMIA ITALIANA DI GEOGRAFIA


SEGRETARIO-GENEREALE E FONDATORE DELLA PONTIFICIA ACCADEMIA ITALIANA DI MUSICA SACRA - MARCO FRÍSINA


AMMINISTRATORE DELLA PARROCCHIA DI SANTA MARIA MADALENA


SUDDITO DELLA CORONA ITALIANA


IN VERBO AUTEM TUO
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: SA Neimar Bionaz (neibionaz)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)