×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

ORDENAÇÃO EPISCOPAL: Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos c. e S. Mello

  • SA Neimar Bionaz (neibionaz)
  • Avatar de SA Neimar Bionaz (neibionaz) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
15 Fev 2020 04:08 - 15 Fev 2020 04:24 #41543 por SA Neimar Bionaz (neibionaz)

ORDENAÇÃO EPISCOPAL
Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos Carvalho e Sousa Mello



Irmãos e irmãs é com imensa alegria que celebramos a Ordenação Episcopal de diácono Monsenhor Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos Carvalho e Sousa Mello. A santa Igreja, através da Comunidade Eclesial Micronacionalista, cresce no micromundo, na firme certeza que cumpre com fé, esperança e amor a missão de anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus a todos os povos.



RITOS INICIAIS



PROCISSÃO DE ENTRADA



SAUDAÇÃO
Arc.: In nomine Patris, et Filii, et Spiritus Sancti.
As.: Amen.
Arc.: Pax vobis.
As.: Et cum spiritu tuo.

ATO PENITENCIAL
Arc.: Nesta Santa Celebração, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs (momento de silêncio). Confessemos os nossos pecados:

As.: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Arc.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém.



GLÓRIA



ORAÇÃO
Arc.: OREMOS: OREMOS: Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Sim, Ó Pai, Pastor eterno dos fiéis que governais com amor a vossa Igreja por diversos ministérios, dai que vosso servo Matheus, colocado à frente de vosso povo, presida em nome de Cristo o rebanho de que é pastor, sendo mestre fiel da doutrina, sacerdote da santa liturgia e servidor daqueles que governa. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
As.: Amem.


LITURGIA DA PALAVRA



PRIMEIRA LETTURA (Atos 20,17-36)
Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos: - Naqueles dias, Paulo mandou chamar, de Mileto a Éfeso, os anciãos da Igreja. E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós. Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles. - Palavra do Senhor.
As.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL (22/23)



ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



EVANGELHO (Jo 21,1.15-17)
Diác.: O Senhor esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.
Diác.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
As.: Glória a Vós, Senhor.
Naquele tempo, tinha Jesus aparecido aos discípulos à beira do mar de Tiberíades. No fim do almoço, perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. – Palavra da Salvação.
As. Glória a Vós, Senhor.



RITO DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL



Diácono: Queira se aproximar aquele que será ordenado bispo.
Mons. MATHEUS: Presente!

Mons.: Rogério Bionaz: Reverendíssimo Pai, á nossa Micro Santa Igreja, pede que ordeneis Bispo, o Presbítero Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos Carvalho e Sousa Mello.

Arc.: Tendes o Mandato Apostólico?
Mons.: Rogério Bionaz: Temos, assim como a legalização e aprovação da CEMIC.

Segue a leitura da bula:
Mons.: Rogério Bionaz: Bula Patriarcal, CURAM DILIGENTEM. “Que elege o 5º Bispo de Lisboa”.

Recorrendo ao diligente cuidado por todas e cada uma das comunidades dispersas pelo Orbi micronacional, desejamos suprir as necessidades da Arquidiocese de Lisboa, cuja sede vaga, no presente, desde a renúncia de seu 4º bispo. Sabendo perfeitamente que para este ofício os mais aptos são aqueles mais dotados não só pelas virtudes, mas também pelo zelo pastoral, pensamos em ti, Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos Carvalho e Sousa Mello, filho dileto, para dirigir aquela comunidade diocesana.

Portanto, ouvindo os pareceres daqueles que tem ou julgam ter responsabilidade sobre o assunto, em especial Sua Majestade Imperial & Real, El-Rey Dom Mário I, Imperador e Rei de Portugal e Algarves, o Arcebispo de Treviso e Secretário de Estado, Dom Neimar Bionaz Cardeal-Bispo da Micro Santa Igreja do Título de Santo André do Quirinal e Albano, usando de nosso poder e Autoridade Apostólica, te enviamos, por estas letras, para a Igreja Lisbonense, e te credenciamos Bispo e Pastor, acrescentando os direitos e impondo as obrigações correntes ao teu cargo, conforme os preceitos dos sagrados cânones.

Assim, diante de qualquer antístite católico, tão logo recebas estas nossas letras, procure a Nós ou a um ordinário eclesiástico e faças tua profissão de fé, e o juramento de fidelidade a Nós e a Nossos Sucessores publicamente conforme as fórmulas estabelecidas.

Seja a tua posse canônica marcada para a festa de São Policarpo de Esmirna, bispo e mártir, aos 23 dias de fevereiro de 2020, na Catedral velha de Lisboa. Com todo empenho solicitarás tanto do Clero quanto do povo de tua diocese, que tornem conhecida esta nomeação e te recebam como chefe.

A eles, filhos e filhas diletos, paternalmente exortamos que te recebam como Pastor, e estejam unidos a ti pelos vínculos da caridade, da unidade e da obediência, como em verdadeira comunhão.

Finalmente, dileto filho, te encorajamos ao estudo pastoral para a salvação das almas, e para esta comprovada solicitude, te dediques ao bem desta comunidade, donde serás para eles, clero e povo, verdadeiro pastor, a exemplo de Cristo que apascenta as ovelhas e sacrifica a vida por elas (cf. Jo10,11).

Dado na Santa Cidade de Reims, Palácio du Tau, no ano da Encarnação do Senhor de 2020, aos 11 dias das calendas de fevereiro, Festa Litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, 5º ano de nosso patriarcado e 7º do pontificado de Francisco, Bispo de Roma.


As.: Graças a Deus.

HOMILIA
Estimados irmãos em Cristo Jesus, pretendo ser breve nesta homilia. A alegria enche meu coração! A nossa comunidade eclesial faz festa, pois mais um de seus filhos foi eleito bispo da Santa Igreja. Minha saudação especial ao povo português-algarvio que hoje presencia a Ordenação Episcopal de Mons. Matheus.

Caro filho Matheus, agora meu irmão no episcopado e no divino encargo de conduzir o rebanho do Senhor, apenas algumas palavras de incentivo:

“O Espírito do Senhor está sobre mim...” O Espírito do Senhor está sobre ti, Matheus!

Primeiro ponto que quero refletir... Sejas tu, irmão, um verdadeiro pastor à exemplo do Bom Pastor. Um pastor com cheiro de ovelhas, como diz nosso amado Papa Francisco.

Segundo: Sejas tu, o irmão menor, aquele que serve, aquele que lava os pés, aquele zelo servidor da messe do Senhor.

Terceiro: Perdoe não apenas setenta vezes sete como diz o Evangelho, mas infinitamente e não esqueça de amar sem medidas, pois o amor, segundo Santo Agostinho e mais tarde parafraseado por São Francisco de Sales, o amor não tem medidas, o amor não discrimina, mas congrega.

Por último, não esqueças que és um guardião da fé apostólica, não esqueças das verdades da fé e lute para que Cristo seja conhecido e amado por todos, até que todos sejam um em Cristo. Aqui no micromundo, sejas também sinal de unidade, de esperança.

Agora, eu e os irmãos bispos, pela força do Espírito Santo te confirmamos na fé e te ordenaremos bispo. Que Deus nos proteja!


Instantes de silêncio.

Arc.: Prescreve a antiga regra dos Santos Padres, que na presença do povo, se interrogue aquele que vai ser ordenado Bispo, sobre o seu propósito de guardar a fé, e exercer o seu ministério. Assim, pergunto-lhe, queres consagrar-te até a morte, ao Ministério Episcopal, que herdamos dos apóstolos, e que pela imposição das nossas mãos, lhe será transmitido com as graças do Espírito Santo?
Monsenhor Matheus: Sim, quero!

Arc.: Deseja edificar o Corpo de Cristo, que é a Igreja, e permanecer em unidade com a Ordem dos Bispos, sob a autoridade do Patriarca Alberto e do Sucessor de São Pedro, Francisco?
Monsenhor Matheus: Sim, quero!

Arc.: Deseja ser anunciante do Santo Evangelho, e prosseguir com a evangélica missão dos Santos Padres e com o auxílio de seus padres e diáconos?
Monsenhor Matheus: Sim, quero!

Arc.: Deseja prestar a sua fiel obediência, ao Sucessor de São Pedro, aquele que é o Príncipe dos apóstolos e sobre a Cátedra de Pedro, guia da Igreja Universal, o Papa Francisco, e ao Patriarca Alberto desta comunidade micronacional, buscando viver sempre e acima de tudo o sentimento de santa unidade e colegialidade?
Monsenhor Matheus: Sim, quero! Com a graça de Deus!

Arc.: Assim, queira Deus consumar o bem que em vós iniciou.
As.: Amém.


Arc.: Oremos caríssimos, para que a bondade do Deus onipotente, providencie para o bem de desta comunidade, e conceda a esse eleito, a abundância de Sua Graça.

Aquele que foi nomeado Bispo, prostra-se ao chão, e assim, inicia-se a Ladainha de Todos os Santos.



Arc.: Oremos: Senhor nosso Deus, ouvi as nossas preces: derramai sobre esse vosso servo à abundância da graça sacerdotal, e fazei descer sobre ele o poder da vossa bênção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.
As.: Amém.

Arc.: Senhor Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Pai de infinita misericórdia, e Deus de consolação: Vós que habitais nos céus e olhais para os humildes, vós que conheceis todas as coisas, ainda antes de existirem. Por vossa palavra e vosso dom, instituístes a Igreja com suas normas fundamentais, eternamente predestinastes a geração dos justos que havia de nascer de Abraão, estabelecestes príncipes e sacerdotes, e não deixastes sem ministério o vosso santuário, e, desde o princípio do mundo, vos apraz ser glorificado por aqueles que mesmo escolheis. Vós que sois Deus, na Unidade do Espírito Santo.
As.: Amém.

Arc.: Enviai agora sobre esse vosso servo eleito, a força de que Vós procede, o Espírito soberano, e que destes ao vosso Filho amado e repassou aos Santos apóstolos, que fundaram a Igreja por toda a parte, como vosso Templo, para a glória e perene louvor de vosso nome. Concedei que a ordenação desse vosso servo, seja agradável, Senhor, pela mansidão e pureza de coração, oferecendo-vos a sua vida em sacrifício por Vosso Filho, por quem vos é dada a honra, o poder e a glória com o Espírito Santo, na Santa Igreja, agora e pelos séculos dos séculos.
As.: Amém.

* É trazido o Evangeliário, e entregue ao Bispo sagrante.
* O Bispo sagrante, toca á cabeça do eleito, com o Evangeliário, (instantes de silêncio) e devolve-o ao diácono. O Bispo sagrante, unge a cabeça do eleito, traçando sobre ele o Sinal da cruz, e em seguida pronuncia:


Arc.: Deus que lhe fez participante do Sumo Sacerdócio de Cristo, derrame sobre vós o bálsamo da Unção Espiritual, e o faça ser abundante em frutos de bênção.

* O Bispo sagrante, entrega ao eleito o Anel Episcopal, impondo em seu dedo anelar direito, recitando a oração:
Arc.: Recebe esse anel, sinal de sua fidelidade; sê fiel a Igreja, guarda-a como esposa Santa de Deus, e possua a obediência ao Sucessor do Bem-aventurado São Pedro, o Papa Francisco.

* O Bispo sagrante, impõe á Mitra sobre a cabeça do eleito, e recita a oração:
Arc.: Receba a mitra, e brilhe para vós o esplendor da Santidade, para que, ao aparecer o Príncipe dos pastores, possa receber a coroa imperecível da glória.

* O Bispo sagrante, entrega ao eleito o báculo, e recita a seguinte oração:
Arc.: Recebe o báculo, símbolo do múnus de pastor, e cuida do seu rebanho no qual o Espírito Santo lhe constituiu Bispo, para regeres a Igreja de Deus. Seja a vós Senhor, agradável a sagração desse vosso servo que, irá exercer o seu múnus pastoral episcopal, segurando o cajado e curando a ovelha ferida, resgatando a desgarrada, guardando a fé e seus preceitos, guiando e permanecendo com o brilho de sua luz na proclamação evangélica e a celebração do Santo Sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor.
As: Amém.

Os bispos, padres e diáconos acolhem Dom Matheus com o Abraço da Paz.

O novo Bispo percorre os corredores da catedral abençoando o povo.



CREDO
Arc.: Professemos a nossa fé:



RITOS FINAIS



ORAÇÃO DO SENHOR
Arc.: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:



BENÇÃO
Arc.: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
As.: Amém.
Arc.: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
As.: Amém.
Arc.: Oriente para ele os vossos passos e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
As.: Amém.
Arc.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
As.: Amém.



Diác.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


S.A. Neimar Bionaz
(Gerardo II - Grão-Mestre da Ordem de Malta)
Príncipe de Treviso
Presidente do Senado Real Italliano
Barão de São Simeão em Zadar, Croácia, Império Alemão
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem de Palermo
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem da Unificação Paulisa, Reino de Bauru e São Vicente
Comendador da Ordem Italiana da Atividade Micronacional
Comendador da Ilustríssima Ordem do Cisne, Império Alemão
Cavaleiro da Ordem do Leão de Ouro - Nova Inglaterra
Cavaleiro da Soberana Ordem Imperador Carlos Magno - Reino da França
Cardeal Arcebispo de Reims-Paris - Reino da França
Súdito da Coroa Italiana
Last edit: 15 Fev 2020 04:24 by SA Neimar Bionaz (neibionaz).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca Alberto I (douglas.costino), Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet), DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis), Alfons-Filip von Hohenzollern (mhnandreazzi)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)