×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

ORDENAÇÃO PRESBITERAL: Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos Sousa Mello

  • SA Neimar Bionaz (neibionaz)
  • Avatar de SA Neimar Bionaz (neibionaz) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
04 Fev 2020 21:39 #41519 por SA Neimar Bionaz (neibionaz)

ORDENAÇÃO PRESBITERAL
Matheus Henrique D'Andrea
de Vasconcellos Carvalho e Sousa Mello


RITOS INICIAIS


PROCISSÃO DE ENTRADA



SAUDAÇÃO
Arc.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
As.: Amém.
Arc.: A paz esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.

ATO PENITENCIAL
Arc.: No início desta Santa Celebração, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs (momento de silêncio) Confessemos os nossos pecados:

As.: Confesso a Deus, Pai Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.

Arc.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém.



GLÓRIA



ORAÇÃO
Arc.: OREMOS: Senhor, nosso Deus, que para governar o vosso povo vos servis do ministério dos sacerdotes, concedei ao Diácono Matheus, que vos dignastes escolher hoje para o múnus do Presbiterado, a graça de perseverar no vosso serviço e, por seu ministério e sua vida, promover, em Cristo, a vossa glória. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
As.: Amem.

LITURGIA DA PALAVRA


PRIMEIRA LEITURA (Is 61,1-2a.10-11)
Leitura do Livro do Profeta Isaías: - Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; para proclamar o tempo da graça do Senhor. Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias. Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. - Palavra do Senhor.
As.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL (117)
R. O Senhor é o pastor que me conduz,
não me falta coisa alguma.

O Senhor é o pastor que me conduz;*
não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes*
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha,*
e restaura as minhas forças.R.

Ele me guia no caminho mais seguro,*
pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,*
nenhum mal eu temerei.
Estais comigo com bastão e com cajado,*
eles me dão a segurança!R.

Preparais à minha frente uma mesa,*
bem à vista do inimigo;
com óleo vós ungis minha cabeça,*
e o meu cálice transborda.R.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me,*
por toda a minha vida;
e, na casa do Senhor, habitarei*
pelos tempos infinitos.R.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



EVANGELHO (Jo 10,1-10)
Diác.: O Senhor esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.
Diác.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
As.: Glória a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus:
'Em verdade, em verdade vos digo,
quem não entra no redil das ovelhas pela porta,
mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.
Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A esse o porteiro abre,
e as ovelhas escutam a sua voz;
ele chama as ovelhas pelo nome
e as conduz para fora.
E, depois de fazer sair todas as que são suas,
caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem,
porque conhecem a sua voz.
Mas não seguem um estranho,
antes fogem dele,
porque não conhecem a voz dos estranhos.'
Jesus contou-lhes esta parábola,
mas eles não entenderam o que ele queria dizer.
Então Jesus continuou:
'Em verdade, em verdade vos digo,
eu sou a porta das ovelhas.
Todos aqueles que vieram antes de mim
são ladrões e assaltantes,
mas as ovelhas não os escutaram.
Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo;
entrará e sairá e encontrará pastagem.
O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. – Palavra da Salvação.
As. Glória a Vós, Senhor.

RITO DE ORDENAÇÃO


APRESENTAÇÃO E ELEIÇÃO

O Arcebispo assenta-se na cátedra e recebe a mitra. O Diácono chama o eleito ao Presbiterado:
Diácono: Aproxime-se aquele que será ordenado presbítero, Diácono Matheus.

MATHEUS: Presente!

Mons.: Rogério, em nome da Diocese e do povo de Deus se dirige ao arcebispo e diz:
Mons. Rogério: Reverendíssimo Pai pede a santa Mãe Igreja que, ordeneis este nosso irmão Matheus para o ministério do presbiterado.

Arcebispo: Vós que pedes tal ordenação, sabes se ele é digno?

Mons. Rogério: Segundo o testemunho do povo cristão, de seus amigos e conhecidos, dos principais do Reino Unido de Portugal e Algarves, Patriarcado de Lisboa e dos membros desta Arquidiocese de São Pedro de Treviso, atesto e dou plena confiança que Matheus foi considerado digno deste ministério.

Arcebispo: Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem dos Presbíteros a exemplo daqueles que em tal ministério deram fundamental e digno exemplo de toda a santa Igreja.

Todos: Amém.

HOMILIA
Irmãos e irmãs, bem-vindos! Minha saudação especial a SMR Francesco e concidadãos italianos, a SMR Mario e delegação de Portugal, demais visitantes.

Matheus, querido filho, ides entrar na Ordem dos presbíteros, exercereis, no que te compete, o sagrado múnus de ensinar em nome de Cristo, nosso Mestre. Distribuí a todos a palavra de Deus que vós mesmos recebestes com alegria. Meditando na lei do Senhor, procurai crer o que ledes, ensinar o que credes e viver o que ensinais.

Seja o vosso ensino alimento para o povo de Deus, e o vosso viver, motivo de alegria para os fiéis de Cristo, para edificardes, pela palavra e pelo exemplo, a casa que é a Igreja de Deus.

Exercereis também, em Cristo, o múnus de santificar. Pelo teu ministério se realiza plenamente o sacrifício espiritual dos fiéis, unido ao sacrifício de Cristo, que, juntamente com eles, é oferecido pelas vossas mãos sobre o altar. Tomai, pois, consciência do que fazeis, imitai o que realizais. Celebrando o mistério da morte e da ressurreição do Senhor, esforçai-vos por fazer morrer em ti todo o mal e por caminhar na vida nova.

Ao fazer entrar os homens no povo de Deus pelo Batismo, ao perdoar os pecados em nome de Cristo e da Igreja, ao aliviar os enfermos com o óleo santo, ao celebrar os ritos sagrados, ao oferecer, nas horas do dia, o louvor com ações de graças e súplicas, não só pelo povo de Deus mas também por todo o mundo, lembra-te de que foste assumido de entre os homens e posto ao serviço da humanidade inteira nas coisas que são de Deus. Realizai, pois, com verdadeira caridade e alegria constante, o ministério de Cristo Sacerdote, não procurando os vossos interesses, mas sim os de Jesus Cristo.

Finalmente, ao exercer, na parte que te compete, presbítero, o ministério de Cristo, Cabeça do Corpo da Igreja e Pastor do seu povo, procurai, filho amado, unido e atento ao Bispo, congregar os fiéis numa só família, a fim de poderdes conduzi-los a Deus Pai, por Cristo, no Espírito Santo. Trazei sempre diante de ti o exemplo do Bom Pastor que veio não para ser servido mas para servir e para buscar e salvar o que estava perdido, pois o Espírito do Senhor está sobre ti. Não tenhas medo, estamos contigo!

Instantes de silêncio para meditar.


COMPROMISSO DO ELEITO
Em seguida, levanta-se o eleito à Ordem do Presbiterado. O Arcebispo interroga o eleito.
Arcebispo: Antes de serdes admitido à Ordem dos presbíteros, deveis manifestar diante do povo o propósito de receber este ministério, que será a ti confiado a serviço da santa Igreja. Portanto: quereis exercer sempre o ministério do sacerdócio no grau dos presbíteros, como zelo cooperador da Ordem dos Bispos, mantendo-se leal àquele que é vosso pastor diocesano, apascentando as ovelhas do Senhor sob a ação do Espírito Santo?

MATHEUS: Quero.

Arcebispo: Quereis celebrar com fé e piedade os mistérios de Cristo, segundo a tradição da Igreja, para louvor de Deus e santificação do povo cristão através da santa Celebração da Palavra e de todas as demais celebrações cabíveis no micromundo assim indicadas e aceitas por esta micro santa Igreja?

MATHEUS: Quero.

Arcebispo: Quereis exercer digna e sabiamente o ministério a ser confiado a ti em principal união e obediência a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, na Comunidade Eclesial Micronacionalista?

MATHEUS: Quero, com a graça de Deus.

Arcebispo: Senhor nosso Deus seja este sinal manifesto, este vosso servo que se apresenta a Vos e quer exercer o ministério a serviço da micro santa Igreja sendo cooperados de Cristo. Por Cristo Nosso Senhor.

Todos: Amém.

O eleito se aproxima do bispo, ajoelha-se e põe as mãos juntas nas do bispo.
Arcebispo: Matheus, prometes lealdade e obediência ao Patriarca da Comunidade Eclesial Micronacional e Santo Padre o Papa Francisco?

MATHEUS: Sim, eu prometo.

Arcebispo: Queira Deus consumar o bem que em ti começou.

O Arcebispo reza a seguinte oração:
Arcebispo: Oremos caríssimos, para que a bondade do Deus onipotente providencie para o bem de Sua Igreja, e conceda a esse vosso servo que se apresenta perante a Igreja para receber a ordenação presbiteral, cumulando-o de vossa graça.

LADAINHA DE TODOS OS SANTOS
O eleito se prostra em sinal de humildade e reconhecimento da vontade de Deus e imploram ajuda de todos os santos através da Ladainha.

Arcebispo: Senhor Deus altíssimo concedei a vosso filho, pelo auxílio de vossos santos e santas, perseverança na ordem dos presbíteros, e que possa servir o Vosso povo com humildade e caridade. Que possa, seu ministério, ser fecundo e produza os frutos da justiça e da paz.



Arcebispo: Senhor nosso Deus, ouvi as nossas preces e acompanhai com a vossa graça o que por nosso ministério se vai realizar. Dignai-Vos abençoar e santificar este vosso servo á qual a santa Igreja pede a ordenação presbiteral e vos pede que derrame graças em abundâncias sobre ele neste novo ministério. Por Cristo nosso senhor.

Todos: Amém.

IMPOSIÇÃO DAS MÃOS
O Arcebispo e demais presbíteros em silêncio impõe as mãos sobre a cabeça do ordenado.

Após a imposição das mãos, com o ordenado ainda de joelhos o Arcebispo reza a oração:
Arcebispo: Senhor nosso Deus onipotente dignai pela ação edificadora do Espírito Santo edificar este vosso servo presbítero da santa Igreja, para assim em constante serviço posa difundir as palavras de Salvação. Por Cristo nosso Senhor.

UNÇÃO
Ao fim da oração o Arcebispo unge as mãos do novo presbítero traçando uma cruz em cada mão. Após a unção o bispo pronuncia as seguintes palavras:
Arcebispo: Nosso Senhor Jesus Cristo a qual o Pai ungiu com o Espírito Santo e revestiu de poder seu Filho e salvador nosso, seja também vós sinal do Cristo e de seu eterno amor por nós.

ENTRAGA DAS OBLATAS (pão e vinho)
Arcebispo: Recebe a oferenda do povo santo para a apresentares a Deus. Toma consciência do que virás a fazer, imita o que virás a realizar, e conforma a tua vida com o mistério da cruz do Senhor, sendo sacerdote e levando a todos a eterna fonte de graça e salvação por meio do Evangelho.

VESTIÇÃO DA ESTOLA E CASULA
Arcebispo: Recebes a estola símbolo de tua dignidade e autoridade sacerdotal a ti confiada pelo Cristo sacerdote, e a casula símbolo do bravo guerreiro que revestido de sua armadura vai a batalha confiante em sua missão, em Cristo.

ABRAÇO DA PAZ
O Arcebispo acolhe o novo padre com o abraço da paz.
Arcebispo: A paz esteja contigo.
Padre Matheus: E contigo também.


RITOS FINAIS


ORAÇÃO DO SENHOR
Arc.: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:



BENÇÃO
Arc.: O Senhor esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.
Arc.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
As.: Amém.
Diác.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


S.A. Neimar Bionaz
(Gerardo II - Grão-Mestre da Ordem de Malta)
Príncipe de Treviso
Presidente do Senado Real Italliano
Barão de São Simeão em Zadar, Croácia, Império Alemão
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem de Palermo
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem da Unificação Paulisa, Reino de Bauru e São Vicente
Comendador da Ordem Italiana da Atividade Micronacional
Comendador da Ilustríssima Ordem do Cisne, Império Alemão
Cavaleiro da Ordem do Leão de Ouro - Nova Inglaterra
Cavaleiro da Soberana Ordem Imperador Carlos Magno - Reino da França
Cardeal Arcebispo de Reims-Paris - Reino da França
Súdito da Coroa Italiana

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
06 Fev 2020 23:34 #41523 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico ORDENAÇÃO PRESBITERAL: Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos Sousa Mello
Quanta alegria participar deste momento tão importante para os rumos de nossa Igreja. Padre Matheus seja muito bem vindo, que seu ministério seja fecundo. conte com minha amizade e oração.
Com minha benção.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)
  • Avatar de Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)
  • Desconectado
  • Moderador
  • Moderador
Mais
08 Fev 2020 15:37 #41525 por Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)
Respondido por Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet) no tópico ORDENAÇÃO PRESBITERAL: Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos Sousa Mello
Padre Matheus,

Que alegria ver mais um presbítero a serviço da Igreja. Meus parabéns por mais esse passo em sua missão.
Que Deus o abençoe.

At.te,


Willian Milet Aldobrandeschi
Visconte di Motta San Giovanni
Senatore della 23ª Legislatura
Governatore di La Maddalena
Cardinale Arcivescovo di Treviso
Monsignore della Chiesa Cattolica
Direttore Generale di SAMCOM - Repubblica di San Marino
Gran Cancelliere della Pontificia Accademia Italiana di Musica Sacra - Marco Frísina
Suddito della Corona Italiana

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Alfons-Filip von Hohenzollern (mhnandreazzi)
  • Avatar de Alfons-Filip von Hohenzollern (mhnandreazzi)
  • Desconectado
  • Iniciante
  • Iniciante
Mais
14 Fev 2020 03:07 - 14 Fev 2020 03:09 #41539 por Alfons-Filip von Hohenzollern (mhnandreazzi)
Respondido por Alfons-Filip von Hohenzollern (mhnandreazzi) no tópico ORDENAÇÃO PRESBITERAL: Matheus Henrique D'Andrea de Vasconcellos Sousa Mello
Amigos,

A todos os colegas, meu mais sublime agradecimento. A todos nós recai a responsabilidade de guiar o Populi Dei para a salvação, encontrada única e exclusivamente na Santa Igreja.

RECEBO A SAGRADA ORDEM DO PRESBITERATO PELA GRAÇA DE DEUS POR INTERMÉDIO DA SUCESSÃO APOSTÓLICA.

Sejamos zelosas fontes de iluminação para o triste povo que racai na escuridão. Como Sacerdote do Império Português, dou meus cumprimentos às autoridades e um fraternal abraço aos colegas.

Cordial,


Dom Alfons-Filip CARDEAL von Hohenzollern
Rei da Bátavia
Príncipe na Alemão
Cardeal Arcebispo Primaz de Bruxelas
Last edit: 14 Fev 2020 03:09 by Alfons-Filip von Hohenzollern (mhnandreazzi).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)