×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
08 Dez 2019 18:31 #41400 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO foi criado por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO



COMENTÁRIO INICIAL:

Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! É com muita alegria que celebramos hoje o Mistério de nossa Fé na Solenidade da Imaculada Conceição. Neste tempo do Advento, esta solenidade nos ajuda a ver Nossa Senhora no cumprimento de sua missão na história da salvação. Unidos aos fiéis que celebram o Dia do Senhor, alegres, cantemos.

CANTO DE ENTRADA


RITOS INICIAIS


PADRE ROGÉRIO BIONAZ: Na liturgia de hoje, somos convidados a olhar com profundidades para o mistério da salvação que Deus realizou por meio de Maria. Reunidos para celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição, façamos o sinal de nossa fé. EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM

PADRE ROGÉRIO BIONAZ: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
ATO PENITENCIAL


PADRE ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T. Amém.
HINO DE LOUVOR



OREMOS:
PADRE ROGÉRIO BIONAZ: OREMOS: Senhor, vós sois misericórdia, nós vos
pedimos que os nossos deveres no mundo não nos impeçam de encontrar o vosso Filho que vem, mas,
instruídos pela Vossa sabedoria, participemos de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
Filho, na unidade do Espírito Santo.
T. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA



Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela.
Leitura do Livro do Gênesis 3, 9-15. 20
Depois que Adão comeu do fruto da árvore, 9o Senhor Deus o chamou, dizendo: 'Onde estás?'10 E ele respondeu: 'Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi'. 11 Disse-lhe o Senhor Deus: 'E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?'12 Adão disse: 'A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi'. 13 Disse o Senhor Deus à mulher: 'Por que fizeste isso?' E a mulher respondeu: 'A serpente enganou-me e eu comi'. 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: 'Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida!15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar'. 20 E Adão chamou à sua mulher 'Eva', porque ela é a mãe de todos os viventes.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial [Sl 121(122)]


R.Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!

1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória.
R.
2 O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
R.
3 Os confins do universo contemplaram da salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai!
R.



Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 1, 3-6. 11-12
3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. Palavra do Senhor.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?'35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.
T. Glória a vós, Senhor.

HOMILIA


A solenidade da Imaculada Conceição nos coloca dentro do mistério do Natal de Cristo, pois ela foi preservada do pecado para ser a mãe do Redentor. Foi assim que Deus quis: que tudo se realizasse. A nós não é cabível querer determinar como Deus deveria ter feito. Cabe-nos apenas aceitar o desígnio divino, como Maria, sem reserva. A Igreja celebra com júbilo - e não poderia ser por menos - a Virgem Imaculada e Mãe de Cristo. É a festa de todo povo de Deus, dos que perseveram no amor, na misericórdia, na prática do bem. Maria é o instrumento escolhido por Deus, para que Ele realize a plenitude de suas promessas, por meio de seu Filho Jesus Cristo.
Maria, criatura fiel, guarda em seu coração todos os fatos e acontecimentos relacionados com
a salvação da humanidade, por isso faz parte essencial dentro do Tempo do Advento, pois é a escolhida, dentre todas as mulheres, para nos trazer o Redentor.
Contemplando o sim de Maria, certamente descobriremos como devemos e podemos dar também nosso sim ao desígnio divino. Deus espera nossa resposta, isso é certo! Deixemo-nos levar pela ação do Espírito de Deus. E disponíveis em seu amor vamos encontrar o caminho que o Senhor deseja que percorramos e também ser capazes de dizer do mesmo jeito de Maria: “Senhor, nós estamos aqui. Realizai em nós vossa santa vontade”. A vida e o Sim de Maria são a vida e o sim da Igreja e de cada cristão. Eis aqui a serva - e os servos - do Senhor, fazei em mim - e em nós - conforme vossa vontade. Amém.

PAI NOSSO
Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL

PADRE ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.

PADRE ROGÉRIO BIONAZ
: Que Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o Advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos. Amém.

PADRE ROGÉRIO BIONAZ: Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória. Amém.

PADRE ROGÉRIO BIONAZ: A bênção de Deus, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.

PADRE ROGÉRIO BIONAZ: Com Maria, Imaculada e Santíssima, ide em paz preparando os caminhos do Senhor. Graças a Deus.


Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca Alberto I (douglas.costino), Rodrigo Bastos Aldobrandeschi (robastos)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)