×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

Meditação da Apresentação de Nossa Senhora no Templo

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
22 Nov 2019 01:08 #41314 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Meditação da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi criado por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Meditação da Apresentação de Nossa Senhora no Templo



COMENTÁRIO INICIAL: Hoje com toda a Igreja celebramos a Apresentação de Maria ao Templo. Apresentemos também nosso coração, para nos assemelharmos a Mãe de Jesus em humildade, fraternidade e serviço. Iniciemos juntos cantando.

Ao chegar ao altar, o sacerdote, feita a devida reverência juntamente com os ministros, beija o altar e, conforme as circunstâncias, incensa-o. Depois, dirige-se para a sua cadeira, juntamente com os ministros.
Terminado o cântico de entrada, sacerdote e fiéis, todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o sacerdote, voltado para o povo, diz:

PE. ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Depois, o sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo, dizendo: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
O povo responde: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.
ATO PENITENCIAL

PE. ROGÉRIO BIONAZ: Neste dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós, batizados, somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova (silêncio).

PE. ROGÉRIO BIONAZ: Confessemos os nossos pecados:

T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

PE. ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T. Amém.
PE. ROGÉRIO BIONAZ: Senhor, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
PE. ROGÉRIO BIONAZ: Cristo, tende piedade de nós.
T. Cristo, tende piedade de nós.
PE. ROGÉRIO BIONAZ: Senhor, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.




Primeira Leitura (Zc 2,14-17)

Leitura da Profecia de Zacarias.

14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.



Responsório (Lc 1,46-55)

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.


— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,

— pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome.

— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.



Aclamação ao Evangelho

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Meditação


A memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado proto-evangelho de Tiago, livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 543, perto do templo de Jerusalém.

A Beata Maria do Divino Coração dedicava devoção especial à festa da Apresentação de Nossa Senhora, de modo que quis que os atos mais importantes da sua vida se realizassem neste dia.

Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.

A graça no dia de hoje é a de celebrarmos a Apresentação de Nossa Senhora no templo. Seus pais, Ana e Joaquim, eram pessoas não só muito religiosas, também eram pessoas tementes a Deus, cumpriam as leis e os preceitos judaicos, mas eles sabiam que tinham uma pérola muito preciosa.

Todo filho é uma pérola, é uma graça única, mas aqu’Ela foi reservada por Deus, escolhida por Ele para uma missão muito especial, para uma missão única, singular. É por isso que os pais de Nossa Senhora a levaram no templo, não só para cumprir o preceito ou aquilo que prescreve a lei judaica, e sim para apresentá-La para que Deus fizesse dela o que Ele melhor quisesse realizar.

Como Maria foi apresentada ainda menina para ser de Deus, preciso dizer: apresente os seus filhos para Deus. Todos nós fomos levados ao batismo para sermos ofertados, consagrados e entregues a Deus.
Sabemos que a intimidade se faz no seio familiar, nada é mais íntimo do que a nossa família, nada é mais íntimo do que a nossa casa, nada é mais íntimo do que onde estamos e convivemos.

Que você esteja na sua casa, na sua família crescendo como família e criando os seus para que sejam íntimos de Deus, foi assim que Ana e Joaquim criaram a Nossa Senhora; e Ela cresceu sendo serva do Senhor.

Criemos os nossos filhos para que independente da missão que exercerão no mundo, trabalhando aqui ou acolá, sejam homens e mulheres tementes a Deus, mas isso começa lá no berço, quando a cada dia apresentamos a Deus os nossos filhos.

Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!

PAI NOSSO
Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:
BENÇÃO FINAL

PE. ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
PE. ROGÉRIO BIONAZ: Deus vos abençoe e vos guarde.
T. Amém.
PE. ROGÉRIO BIONAZ: Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós.
T. Amém.
PE. ROGÉRIO BIONAZ: Volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz.
T. Amém.
PE. ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai
e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.
PE. ROGÉRIO BIONAZ: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.


Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
  • Avatar de SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
  • Desconectado
  • Sua Majestade o Rei
  • Sua Majestade o Rei
Mais
22 Nov 2019 01:23 #41318 por SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
Respondido por SMR Francesco III Pellegrini (Francesco) no tópico Meditação da Apresentação de Nossa Senhora no Templo
Caríssimo, é verdadeiramente inspiradora vossa dedicação para com tais e tão bem construídas celebrações.

Meus sinceros parabéns pelo desempenho à frente de tão honorável função.

att


S.M.R il Re Francesco III Pellegrini d'Italia
Re Costituzionale e Difensore Perpetuo d'Itália
Protettore della Serenissima Repubblica di San Marino e dell'Ordine di Malta.
Duca di Bologna, Catania, Palermo, Torino, Napoli,
Reggio Calabria, Firenze, Taranto, Perugia, Benevento, Aquila e Cagliari.
Duca di Smirna, in Pathros
Duca di Dumfries, nella Scozia
Duca di Cimiez, nella Francia
Duca di Hohendorf, nella Prussia
Markgraf von Greifenberg, nella Germânia
Conte di Porto Alegre, in Piratini
Gran Maestro dell'Ordine di Palermo
Gran Maestro dell´Ordine di Garibaldi
Gran Maestro della Reggia Ordine Italiana dell´Attività Micronazionale
Cavaliere Gran Croce dell´Ordine Sassone d´Alberto, nella Sassonia, Germania
Cavaliere Gran Croce dell'Ordine della Perla Nera, Pathros
Cavaliere Gran Croce del Sovrano Ordine di Merito Militare, Francia
Cavaliere Gran Collana dell'Ordine della Croce di Ferro, Germania
Cavaliere Gran Croce della Più Antica e Più Nobile Ordine di Mandela, in Brigancia i Afrikanda
Gran Collana del Sovrano Ordine Imperatore Carlo Magno, Francia
Cavaliere dell'Ordine dello Sperone d'Oro, Vaticano
Cavaliere dell´Ordine di Le Port, Riunione
Cavaliere Maximae Virtus dell´Ordine Massima di Borbone, Riunione
Cavaliere del Sovrano Militare Ordine di Giovanna d'Arco, nella Francia
Patriarca dalla Famiglia Pellegrini
"Pax, Vita et Honos"

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
22 Nov 2019 01:34 #41319 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico Meditação da Apresentação de Nossa Senhora no Templo
Muito obrigado Majestade, sinto-me honrado com tão belas palavras.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)