×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

ORIGEM DA FESTA DE CORPUS CHRISTI

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
09 Jun 2020 21:33 #42669 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
ORIGEM DA FESTA DE CORPUS CHRISTI foi criado por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
ORIGEM DA FESTA DE CORPUS CHRISTI



A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) teve origem há 750 anos, após o Milagre Eucarístico acontecido em Bolsena, Itália, no verão de 1264. Recentes pesquisas confirmam os fatos narrados referentes ao Milagre.
Pedro de Praga, um sacerdote da região da Boêmia, homem de grandíssima piedade e retidão moral, duvidava da presença real de Cristo sob as aparências sensíveis do pão e do vinho. Ele tinha ido ter uma audiência com o Papa Urbano IV que, naquele verão, estava em Orvieto, acompanhado de Tomás de Aquino e vários outros teólogos e cardeais.
Depois da audiência com o Papa, o sacerdote regressou à Boêmia. Porém, no meio do caminho, parou em Bolsena e celebrou uma Missa na igreja dedicada a Santa Cristina. No momento da Oração Eucarística, quando pronunciou as palavras da consagração, ocorreu o Milagre cuja descrição está gravada numa lápide da igreja: “De repente, naquela Hóstia apareceu claramente uma Carne verdadeira banhada em Sangue, exceto a partezinha que estava entre os dedos do sacerdote: o que não ocorreu sem mistério, mas para que fosse mais evidente a todos que a Carne era realmente aquela Hóstia elevada acima do cálice pelas mãos do celebrante”.




A notícia difundiu-se rapidamente. O Papa e Santo Tomás de Aquino, que estavam ali perto, puderam ver imediatamente o Milagre. Depois de um exame minucioso, Urbano IV aprovou a sua autenticidade e decidiu que o Santíssimo Corpo do Senhor deveria ser adorado através de uma festa particular e exclusiva.
O papa já tinha conhecimento de que na Diocese de Liège, Bélgica, já era celebrada uma festa em homenagem ao Corpo e Sangue de Cristo. A festa de Liège acontecia por causa das visões da freira Juliana de Cornion. Nas visões, estudadas e reconhecidas pelo bispo, Jesus pedia que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Assim, o papa Urbano IV viu no milagre de Bolsena a confirmação do pedido de Jesus feito em Liège. Por isso, em 1264 ele decretou que a Solenidade de Corpus Christi fosse estendida para toda a Igreja através da Bula “Transiturus de hoc mundo ad Patrem” (Passagem deste mundo para o Pai). O Papa também pediu a Santo Tomás que preparasse as leituras e escrevesse a liturgia que acompanharia a solenidade.
Os textos e cânticos compostos por Santo Tomás são usados até hoje na festa de Corpus Christi e nas bênçãos do Santíssimo. A música “Tão Sublime Sacramento”, tão cantada até hoje nas adorações ao Santíssimo Sacramento, é uma parte da grande composição de Santo Tomás de Aquino chamada “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador).
A festa de Corpus Christi foi marcada para a primeira quinta feira após o domingo da Santíssima Trindade. Este, por sua vez, é o primeiro domingo após a festa de Pentecostes. A quinta feira foi escolhida porque foi numa quinta feira santa que jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia.


Conclamamos a todos os fiéis Católicos que se fazerem presentes na festa do Corpo e Sangue do Senhor.


Com minha benção!

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: SA Neimar Bionaz (neibionaz), PADRE LUCAS BIONAZ (LUCASBIONAZ)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
15 Jun 2020 17:27 #42713 por PADRE LUCAS BIONAZ (LUCASBIONAZ)
Respondido por PADRE LUCAS BIONAZ (LUCASBIONAZ) no tópico ORIGEM DA FESTA DE CORPUS CHRISTI
Belíssima publicação!
👏👏👏

Inviato dal mio moto g(6) plus utilizzando Tapatalk





PADRE LUCAS BIONAZ


BARONE DI LECCE


PRESIDENTE FONDATORE DELLA REALE ACCADEMIA ITALIANA DI GEOGRAFIA


SEGRETARIO-GENEREALE E FONDATORE DELLA PONTIFICIA ACCADEMIA ITALIANA DI MUSICA SACRA - MARCO FRÍSINA


AMMINISTRATORE DELLA PARROCCHIA DI SANTA MARIA MADALENA


SUDDITO DELLA CORONA ITALIANA


IN VERBO AUTEM TUO
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: SA Neimar Bionaz (neibionaz), DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)