×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

VIGÍLIA DE PENTECOSTES

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
30 Mai 2020 22:29 #42618 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
VIGÍLIA DE PENTECOSTES foi criado por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
VIGÍLIA DE PENTECOSTES



SILÊNCIO E ORAÇÃO PESSOAL





CANTO DE ENTRADA



SAUDAÇÃO INICIAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass. Amém.
DOM ROGÉRIO BIONAZ: Estimados irmãos e irmãs, no Senhor estejam convosco a paz e a graça da parte de Deus nosso Pai e de seu Filho Jesus, cujo Espírito nos foi dado para que sejamos fortalecidos na fé.
Ass.Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

ACENDIMENTO SOLENE DO CÍRIO PASCAL



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Bendito sejas tu, ó Deus, nosso Pai; Na Páscoa de teu Filho, clarão da tua glória, deste-nos a vida, livrando-nos das sombras da morte. Por tua Palavra, coluna reluzente a guiar nossos caminhos, concedeste-nos a graça do Espírito, que de ti, mas também do Senhor Jesus procede.
Por esta luz que, robusta, nos salva e ilumina, clareia a noite do teu povo que atenta vigia, na esperança aguarda
e na docilidade se alegra.

Salmodia


SALMO 104
Leitor: Se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo. (2Cor 5,17)

O animador convida: Cantemos este salmo que recorda, a partir da criação, a força do
Espírito que a tudo sustenta como uma grande sinfonia de louvor a Deus. Em Cristo, essa criação foi renovada com o derramamento do Espírito Santo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oremos Ó Deus, em teu imenso amor de Pai fizeste a criação inteira alegrar-se com teus cuidados. Em Cristo, teu Filho e nosso irmão, fizeste brotar para nós a fonte da vida. Dá a teu povo, aqui reunido, por toda a vida ser fiel à tua Palavra e no mundo testemunhar teu Amor. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Liturgia da Palavra

Leitura do livro do Gênesis – 1Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras. 2E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar e aí se estabeleceram. 3E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo”. Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa. 4E disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos e não seremos dispersos por toda a face da terra”. 5Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. 6E o Senhor disse: “Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isso é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuseram. 7Desçamos e confundamos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros”. 8E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. 9Por isso, foi chamada Babel, porque foi aí que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo e daí dispersou os homens por toda a terra. – Palavra do Senhor.


Leitura da carta de são Paulo aos Romanos – Irmãos, 22sabemos que toda a criação, até o tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. 23E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. 24Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? 25Mas, se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança. 26Também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor com gemidos inefáveis. 27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. – Palavra do Senhor.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Diác.— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 37No último dia da festa, o dia mais solene, Jesus, em pé, proclamou em voz alta: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água viva jorrarão do seu interior”. 39Jesus falava do Espírito, que deviam receber os que tivessem fé nele; pois ainda não tinha sido dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. – Palavra da salvação.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA

Hoje contemplamos Jesus no último dia da festa dos Tabernáculos, quando de pé gritou: «Se alguém tem sede, venha a mim, e beba quem crê em mim, conforme a Escritura: ‘Do seu interior correrão rios de água viva’» (Jo 7,37-38). Referia-se ao Espírito. A vinda do Espírito é um teofania na que o vento e o fogo nos lembram a transcendência de Deus. Depois de receber ao Espírito, os discípulos falam sem medo. Na Eucaristia da vigília vemos ao Espírito como usualmente referimo-nos ao papel do Espírito em relação individual, porém hoje a palavra de Deus remarca sua ação na comunidade cristã: «Ele disse isso falando do Espírito que haviam de receber os que acreditassem nele» (Jo 7,39). O Espírito constitui a unidade firme e sólida que transforma a comunidade em um corpo só, o corpo de Cristo. Também, ele mesmo é a origem da diversidade de dons e carismas que nos diferenciam a todos e a cada um de nós.

A unidade é signo claro da presença do Espírito nas nossas comunidades. O mais importante da Igreja é invisível e, é precisamente a presença do Espírito que a vivifica. Quando olhamos a Igreja unicamente com olhos humanos, sem fazê-la objeto de fé, erramos, porque deixamos de perceber nela a força do Espírito. Na normal tensão entre unidade e diversidade, entre igreja universal e local, entre comunhão sobrenatural e comunidade de irmãos, necessitamos saborear a presença do Reino de Deus na sua Igreja peregrina. Na oração coleta da celebração eucarística da vigília pedimos a Deus que «os povos divididos (...) se congreguem por meio do teu Espírito e, reunidos, confessem teu nome na diversidade de suas línguas».

Agora devemos pedir a Deus saber descobrir o Espírito como alma de nossa alma e alma da Igreja.


Credo Niceno-Constantinopolitano
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir.
Amém.
PAI NOSSO

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL

DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós!

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus, o Pai das Luzes, que hoje iluminou os corações dos discípulos, Derramando sobre eles o Espírito Santo, conceda-vos a alegria de sua bênção E a plenitude dos dons do mesmo Espírito.
Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Aquele fogo, descido de modo admirável sobre os discípulos
Purifique os vossos corações de todo mal E vos transfigure em sua luz.
Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Aquele que na proclamação de uma só fé Reuniu todas as línguas Faça-vos perseverar na mesma fé, Passando da esperança à realidade.
Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo-poderoso Pai e Filho e Espírito Santo.
Amém. Ide em paz, que o Senhor vos acompanhe. Aleluia. Aleluia!
Graças a Deus. Aleluia. Aleluia.



Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: SA Neimar Bionaz (neibionaz)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)