×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA DO SENHOR

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
12 Abr 2020 17:06 #41816 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA DO SENHOR foi criado por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA DO SENHOR
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA
12 DE ABRIL DE 2020





Ao chegar ao altar, o sacerdote, feita a devida reverência juntamente com os ministros, beija o altar e, conforme as circunstâncias, incensa-o. Depois, dirige-se para a sua cadeira, juntamente com os ministros.
Terminado o cântico de entrada, sacerdote e fiéis, todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o sacerdote, voltado para o povo, diz:

MONS.. ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Depois, o sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo, dizendo: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
O povo responde: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.


ATO PENITENCIAL

MONS. ROGÉRIO BIONAZ: Para celebrar dignamente o Mistério de nossa Fé, reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. Pensemos nas faltas que nos afastam da graça de Deus (silêncio). Confessemos os nossos pecados:

T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.


MONS. ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T. Amém.

MONS. ROGÉRIO BIONAZ: Senhor, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.

MONS. ROGÉRIO BIONAZ: Cristo, tende piedade de nós.
T. Cristo, tende piedade de nós.

MONS. ROGÉRIO BIONAZ: Senhor, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.




HINO DE LOUVOR


ORAÇÃO DE COLETA


MONS. ROGÉRIO BIONAZ: OREMOS: Senhor Deus do universo, que neste dia, pelo vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, nos abristes as portas da eternidade, concedei-nos que, celebrando a solenidade da ressurreição de Cristo, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos para a luz da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DA PALAVRA


Primeira Leitura (At 10,34a.37-43)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:


Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.

39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz. 40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. 42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: ‘Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados’”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 117)



— Este é o dia que o Senhor fez para nós:/ alegremo-nos e nele exultemos!
— Este é o dia que o Senhor fez para nós:/ alegremo-nos e nele exultemos!


— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ “Eterna é a sua misericórdia!”/ A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”

— A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou./ Não morrerei, mas ao contrário, viverei/ para cantar as grandes obras do Senhor!

— A pedra que os pedreiros rejeitaram,/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso./ Que maravilhas ele fez a nossos olhos!




Segunda Leitura (Cl 3,1-4)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:


Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Anúncio do Evangelho (Jo 20,1-9)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.

3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.

8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


PARTILHA DA PALAVRA


Assim como os discípulos de Jesus, somos nós, os discípulos nos dias de hoje, que não compreendemos a Escritura, segundo a qual, o Senhor ressuscitou dos mortos. Porque Ele está vivo, Ele está no meio de nós.

O Senhor não está morto, Deus não está morto! Seu Filho Jesus foi enviado para nos dar a vida em plenitude, e Ele está no meio de nós. Precisamos ressuscitar com Ele, precisamos viver a vida que Ele nos trouxe.

A Liturgia de hoje está nos dizendo que: se nós ressuscitamos com Cristo, precisamos nos esforçar para buscar e alcançar as coisas do Alto. Não podemos viver atrelados somente às coisas da Terra, com as preocupações materiais. De tantas tensões e preocupações materiais, preocupações humanas vamos morrendo aos poucos, a ansiedade vai tomando conta de nós. O medo, o pavor, o pânico, as incertezas, todos esses elementos de morte vão nos corroendo por dentro.

É preciso olhar para o Alto, olhar para o Cristo Ressuscitado, permitir que a vida d’Ele esteja em nós. Precisamos buscar as coisas do Alto sem tirar os nossos pés da Terra, trabalhando e construindo a cada dia a nossa vida aqui, mas com a dimensão da eternidade.

Cristo venceu a morte, a morte não tem poder sobre Ele e não tem poder sobre quem ressuscitou com Ele. Por isso, somos discípulos do Ressuscitado. Celebremos a Sua Páscoa e a vida nova que Ele nos trouxe na nossa própria vida.

Que possamos fazer resplandecer pelo pensamento, pelo sentimento, pela palavra que sai de nós que Cristo está vivo. Não adianta saber que Ele ressuscitou no passado, é preciso que as pessoas olhem para nós hoje e tenham a certeza de que Cristo está vivo porque nós semeamos vida, esperança, renovação, semeamos o Cristo Ressuscitado que faz novas todas as coisas.


PROFISSÃO DE FÉ

CREIO EM DEUS PAI TODO PODEROSO, criador do céu e da terra. / E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; / nasceu da Virgem Maria; / padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; / ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna. / Amém.


PAI NOSSO
Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos cantar:



BENÇÃO FINAL

MONS. ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


MONS. ROGÉRIO BIONAZ: Deus, que pela ressurreição do seu Filho único, vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria de sua benção.
T: Amém!


MONS. ROGÉRIO BIONAZ: Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna.
T: Amém!


MONS. ROGÉRIO BIONAZ: E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo.
T: Amém!


MONS. ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
T: Amém!


MONS. ROGÉRIO BIONAZ: Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. Aleluia, Aleluia!
T: Graças a Deus. Aleluia, Aleluia

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Kellyson Ferreira (Kellyson), Paulo Rossi Aldobrandeschi (Possi1)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)