×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

Museu Arqueológico de La Maddalena

  • Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
  • Avatar de Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
09 Jan 2013 23:37 #17570 por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
Museu Arqueológico de La Maddalena foi criado por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
Tópico para informar sobre as novidades do MALM. Espaço para que todos possam interagir e comentar.

Att.

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
  • Avatar de Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
11 Jan 2013 03:24 #17588 por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
Respondido por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena) no tópico Museu Arqueológico de La Maddalena
O MALM está formando seu acervo de objetos de Exposição Permanente. Em primeiro lugar é importante frisar que a Diretoria desta instituição concebe o objeto arqueológico como documento histórico; e não como artefatos-fetiches que apenas encerram em si mesmos um valor de contemplação. O acervo, por isso, será formado com o objetivo de apresentar um discurso coerente sobre o Patrimônio Arqueológico da Sardenha; assim, todas as peças serão selecionadas com esse projeto em mente.

No entanto, também concebemos o Museu como um espaço onde acontece uma interação entre o visitante e o documento histórico. Por isso, queremos que todos participem da formação desse acervo, assim como dos discursos que esse acervo produzirá. O acervo constituído, com isto, será mais do que um discurso sobre o passado. Ele será também um discurso sobre nós mesmos, italianos micronacionalistas do século XXI.

Apresento assim, duas propostas para uma primeira Exposição que integrará o acervo permanente. Assim como, além de poder escolher o tema, todos estão livres para fazer sugestões.

1. As paisagens da Antiga Sardenha.
Entendendo que a paisagem é objeto de estudo da Arqueologia, assim como, que é um tema que pode ser abordado por Museus, de acordo com teorias museológicas já bem estabelecidas.

2. Sardenha Antiga, Itália Moderna.
Pensar em como o Patrimônio Arqueológico da Sardenha pode ser incorporado à vida da Itália micronacional na contemporaneidade.

Ansioso pelos comentários de todos,

Danilo d'Ausburgo-Lorena
Diretor do MALM

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Visitante
  • Visitante
12 Jan 2013 00:35 #17592 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico Museu Arqueológico de La Maddalena
Caríssimo Danilo,

excelente publicação. O Reino da Itália só tem a crescer com iniciativas deste porte.

Para nós (hhehehe isso é pelos historiadores que aqui residem) que atuamos na área da história é, sem sombra de dúvidas, um grande empreendimento cultural, histórico e educativo.

Parabéns a você e a Comuna de La Madallena pelo projeto.

Quem sabe no futuro possamos fazer parcerias entre as comunas e exposições regionais aí no museu?

Abbracci!

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
  • Avatar de Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
13 Jan 2013 01:02 #17601 por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
Respondido por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena) no tópico Museu Arqueológico de La Maddalena
Alteza,

Tenho notado que temos vários historiadores macro entre nós hehehe... S.M.R., V.A., eu... tem mais alguém? Todos ofícios macro são importantes aqui no micro; e nós, historiadores e arqueólogos (e cientistas humanos e sociais como um todo) temos nossa contribuição particular e essencial né.

Olha, gostei da ideia de pensarmos em atividades que surjam de parcerias entre as comunas, eu não tinha pensado nisso... eu tinha pensado em (no futuro) pensar em alguma coisa com a UNITALIA e com a Academia que fundei, para dar um lastro mais nacional para algumas atividades; pensar em cursos, ciclos de palestras, sei lá... dá pra pensar em muita coisa interessante :-)

Quem sabe até um projeto maior envolvendo instituições das comunas e nacionais... com atividades simultâneas? Seria muto legal!!!

Abbracci, Alteza!

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Visitante
  • Visitante
13 Jan 2013 01:12 #17604 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico Museu Arqueológico de La Maddalena
Caríssimo,

Temos também nosso Chanceler, S.A. Augusto Aldobrandeschi di Bonizio, Duque de Carrara.

Temos um Museu Real que deve ser reativado, ou melhor, deve sair do papel. Quando fui ministro da Educação e Cultura, tentei fazer algo, pois, o Museu está sobre a autoridade deste ministério. SAR Jardel, Mandou um projeto sobre o Museu. Posso ver se acho ele aqui em meus arquivos e mando.

Toda a ação conjunta é bem-vinda. Podemos pensar em algo. Estou sempre a disposição para ajudar no que for preciso.

Abbracci!

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.