×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA

  • Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Avatar de Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
03 Mai 2021 03:28 #45058 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
Respondido por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa) no tópico COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA
I. O CAMPO DE PLANTIO (v.24)



As parábolas do evangelho devem ser devidamente interpretadas. Disso Jesus também deu exemplo ao interpretar as duas primeiras. Nisso, considere-se inicialmente que na Bíblia não há contradição; a analogia geral na Bíblia é um fato inconteste.

A igreja é o conjunto de todos os “filhos do reino” (Mt 13.38 ), os quais são comparados às genuínas plantas de trigo. O joio nada tem a ver com o trigo, apesar de possuir semelhanças. É falsa a semente e a planta do joio. Aprendemos nesta parábola que o campo da semeadura pertence a Deus por direito de criação. A expressão “seu campo” (vv.24,27,38 ) indica que Ele é o proprietário. O Diabo, que é “ladrão e salteador”, procura se apropriar daquilo que pertence unicamente a Deus, o Senhor (Sl 24.1). Este campo é a esfera atual da habitação humana juntamente com seus moradores, o mundo que Deus amou acima de tudo (Jo 3.16).



II. OS DOIS SEMEADORES (Mt 13.24,25)



Jesus referiu-se aos dois semeadores como “o homem e o seu campo” (v.24), e “o inimigo” (v.25), que às escondidas entrou ali e semeou o joio do mal. Há também uma distinção entre os dois semeadores em termos de caráter e propósito. O primeiro, o dono do campo (que é o Senhor, visto anteriormente), é revelado como “o pai de família” (v.27) e “o Filho do Homem” (vv.37,41). O segundo, como já vimos, é o Diabo que sem trégua procura prejudicar a semeadura do trigo. É “o inimigo” do Filho do Homem (vv.25,28,39) e o “maligno” (v.38 ).

1. Jesus, o semeador de seu próprio campo. Jesus não semeia em campo estranho, mas no seu próprio campo (v.24). Seus servos estão conscientes disso (v.27 “teu campo”). O Diabo apossou-se do mundo por ter o homem, no princípio, se vendido ao pecado e perdido o seu mandato outorgado pelo Criador (Gn 1.26; Rm 7.14; Lc 4.5,6). O trigo é símbolo de alimento, nutrição, e energia para as almas famintas espiritualmente. O pão proveniente do trigo é um alimento generalizado e utilizado por todos os povos, culturas e idades. Além de nutritivo, o pão é também dietético. Ao entrar o povo de Israel em Canaã, Deus fez cessar de vez o maná e imediatamente o povo comeu do trigo de sua nova terra (Js 5.10,12). Há nisso uma mensagem implícita destinada à igreja de hoje. Todo pecador transformado pelo poder de Cristo é semente plantada e desenvolvida nesta seara pertencente ao Criador, Jesus.

2. O Diabo, o inimigo, semeia o joio no trigal de Cristo. Na parábola, o semeador maligno é um elemento estranho ao campo de trigo. Ele é “inimigo” do dono do campo (vv.25,28 ). Jesus o denomina como o “Diabo” (v.39). Ele é adversário de tudo que se refere a Deus, por isso, vive a tramar contra as coisas de Deus e profanar, contaminar e arruinar tudo que é santo. Ele chegou a tentar o próprio Jesus (Mt 4.1-11). Vemos, pelo ensino de Jesus na parábola, que o Diabo está sempre se infiltrando no meio da lavoura e da colheita do Senhor para prejudicá-la (1Co 3.9). Há neste mundo uma trindade maligna que batalha contra a Trindade Divina. O mundo como instrumento do Diabo opõe-se a Deus (1Jo 2.15; 5.19); a natureza carnal e propensa ao pecado, ao Espírito (Gl 5.17) e o Diabo, a Cristo (Gn 3.15; Ap 12.4b).

Henry Mompean D’Orléans et Valois
Duque de Soissons
Conde de Mompean
Barão de Lille
Embaixador Francês
Comandante da Guarda Real Francesa
Secretário do Ministério da Relações Exteriores
Senador Real
Prefeito de Lille

Chanceler Oficial da Ordem da Mão de Ferro
Cavaleiro da S. Ordem Imperador Carlos Magno – S.O.I.C.M.
Medalha do Mérito da S. O. Militar Joana D´Arq – S.O.M.J.A.


Súdito da Coroa Francesa

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Avatar de Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
03 Mai 2021 03:29 #45059 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
Respondido por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa) no tópico COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA
III. OS DOIS TIPOS DE SEMENTES (Mt 13.24,25)



O maligno ao espalhar dolosa e ocultamente a sua má semente no campo do Senhor usou a cilada da semelhança, porquanto o joio é muito parecido com o trigo. Hoje, o Diabo continua fazendo isso através de falsos crentes, falsas bíblias, falsas igrejas, falsos milagres, falso batismo com o Espírito Santo, falsas línguas estranhas, falso louvor, etc. Muito cuidado, pois você é planta do Senhor!

1. O joio (v.25). O que é joio? É uma planta herbácea parecida com o trigo no período de folhagem, no entanto, torna-se diferente ao florescer e frutificar. Na parábola, enquanto os semeadores de trigo estavam “dormindo” (v.25), o inimigo veio e semeou o nocivo joio, ou seja, os “filhos do Maligno” (Mt 13.38 ). Só é possível perceber a distinção entre ambos no momento em que surge a espiga do trigo, pois “o joio” produz grãos pardos e embaçados, ao passo que o trigo produz grãos alourados à medida que estes amadurecem.

2. O trigo (v.25). É digno de nota que o próprio Senhor Jesus comparou-se ao grão de trigo (Jo 12.24). Como já foi dito, na parábola anterior, “a boa semente” é a Palavra de Deus. Nesta parábola, “a boa semente” é o resultado dessa preciosa palavra recebida, entendida e obedecida, isto é, aqueles que por meio dela tornaram-se “filhos do reino”. Ler 1Pe 1.23.



IV. O TEMPO DA CEIFA



A mensagem de Jesus é clara e final concernente a futura e inevitável separação entre o trigo e o joio, ou seja, “os filhos do reino” e “os filhos do maligno” (v.38 ). Aprendemos esta verdade por meio de duas respostas objetivas do “Senhor do Campo” às duas perguntas dos “servos”, a seguir.

1. A primeira pergunta (v.27). “Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, então, joio?”. O joio do Maligno está entre nós, disfarçado de crente. Na igreja do Senhor, o campo foi semeado com “boa semente”, porém nos deparamos constantemente com “sementes daninhas” que aparecem a fim de envenenar a vida dos verdadeiros servos de Deus. Muitos crentes imaturos e descuidados só vêm a perceber a hostilidade de Satanás contra o povo do Senhor, quando esta (a hostilidade) se torna bem manifesta e visível. Eles não se dão conta de que a hostilidade espiritual e invisível do inimigo é ainda pior, como vemos em Efésios 6. Por isso, o discernimento do Espírito é imprescindível aos santos.

2. A segunda pergunta (v.28 ). “Queres, pois, que vamos arrancá-lo?”. Uma lição bem patente desta parábola é que operando o Senhor, Satanás entra em ação para realizar sua obra maligna na vida do povo. Outra lição evidente é que ele age muito pelo processo de imitação, isto é, pelo engano. Na resposta do Senhor à segunda pergunta, aprendemos que não é nossa missão eliminar o joio do mal aqui. Os anjos farão isso no futuro (vv.29,30,40-42). Quanto à igreja do Senhor como corpo, a disciplina bíblica deve ser mantida internamente e com amor (1Co 5.11-13; Mt 18.15-17; Hb 12.7-11; 2Co 6.15-17).

3. O tempo da ceifa. A colheita, como Jesus explicou, é o juízo inevitável que se aproxima para os ímpios (vv.30,39-43). A ceifa só ocorrerá no tempo próprio, quando então os anjos farão a separação entre o trigo e o joio. O senhor do campo ensinou aos seus trabalhadores que não é missão deles eliminar precocemente o joio. A mensagem do dono do campo é: “Deixai crescer ambos juntos até a ceifa” (Mt 13.30). A igreja é constituída de pessoas e, inevitavelmente, teremos de conviver com as sinceras e falsas, justas e injustas até o tempo da ceifa. Temos que saber conviver aqui com a existência do mal, sem acatá-lo, sem admirá-lo, sem aplaudi-lo e muito menos praticá-lo. Assim, poderemos entender a oração sacerdotal de Cristo pelos seus discípulos quando orou ao Pai: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal” (Jo 17.15).

A disciplina bíblica e corretiva na igreja é necessária para a limpeza do campo devido ao pecado e seus males (v.41), todavia a disciplina sem misericórdia acaba destruindo também o trigo.

4. A ceifa no Juízo Final. Diz o texto: “Por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro” (Mt 13.30). O tempo da colheita será no “fim do mundo”, isto é, no tempo do juízo final de Deus (vv.39,40). Nesta referência, no original, “mundo” não é somente uma era ou época do tempo, mas também o comportamento ímpio do povo dessa mesma era. Nesse tempo do fim, o Senhor fará a separação entre o trigo e o joio. Na vinda do Senhor Jesus, todo o trigo (os salvos) será recolhido para o celeiro celestial (1Ts 4.15-17).



CONCLUSÃO



Aprendemos nesta parábola o fato da coexistência da igreja com o mal no tempo presente. Cumpre-nos, pois, observar o que diz a Palavra em Tt 2.12: “Vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente”. Devemos viver com sabedoria, prudência e firmeza na fé, sem nos deixar envolver com o mal, com o pecado e com a injustiça.

Henry Mompean D’Orléans et Valois
Duque de Soissons
Conde de Mompean
Barão de Lille
Embaixador Francês
Comandante da Guarda Real Francesa
Secretário do Ministério da Relações Exteriores
Senador Real
Prefeito de Lille

Chanceler Oficial da Ordem da Mão de Ferro
Cavaleiro da S. Ordem Imperador Carlos Magno – S.O.I.C.M.
Medalha do Mérito da S. O. Militar Joana D´Arq – S.O.M.J.A.


Súdito da Coroa Francesa

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: SIR EdyGa ST Bionaz (Edyelso)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Avatar de Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
04 Mai 2021 02:59 #45064 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
Respondido por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa) no tópico COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA
Versículo para meditação diária
Segunda-feira - 03/05

Tema:O significado do trigo e do joio



"Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;
O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."



Mateus 13.36-43

Henry Mompean D’Orléans et Valois
Duque de Soissons
Conde de Mompean
Barão de Lille
Embaixador Francês
Comandante da Guarda Real Francesa
Secretário do Ministério da Relações Exteriores
Senador Real
Prefeito de Lille

Chanceler Oficial da Ordem da Mão de Ferro
Cavaleiro da S. Ordem Imperador Carlos Magno – S.O.I.C.M.
Medalha do Mérito da S. O. Militar Joana D´Arq – S.O.M.J.A.


Súdito da Coroa Francesa

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Avatar de Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
05 Mai 2021 02:42 #45071 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
Respondido por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa) no tópico COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA
Versículo para meditação diária
Terça-feira - 04/05

Tema:O trigo de Canaã em lugar do maná do deserto



"Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!
E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das suas mãos."



Isaías 5.11,12

Henry Mompean D’Orléans et Valois
Duque de Soissons
Conde de Mompean
Barão de Lille
Embaixador Francês
Comandante da Guarda Real Francesa
Secretário do Ministério da Relações Exteriores
Senador Real
Prefeito de Lille

Chanceler Oficial da Ordem da Mão de Ferro
Cavaleiro da S. Ordem Imperador Carlos Magno – S.O.I.C.M.
Medalha do Mérito da S. O. Militar Joana D´Arq – S.O.M.J.A.


Súdito da Coroa Francesa

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
05 Mai 2021 19:31 #45082 por SIR EdyGa ST Bionaz (Edyelso)
Respondido por SIR EdyGa ST Bionaz (Edyelso) no tópico COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA
Sobre a comunidade cristã. Há reuniões, interações, lives ,etc?

Enviado de meu SM-A207M usando o Tapatalk

SIR EdyGaR ST Bionaz
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lidy R. Sts. (Lidy)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Líryan Umbria (liryan)