×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA

  • Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Avatar de Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
19 Abr 2021 02:12 #45000 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
Respondido por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa) no tópico COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA
NOVO TRIMESTRE

TEMA: Parábolas de Jesus — Advertências para os dias de hoje



Lição 1: As parábolas no ensino de Jesus

TEXTO ÁUREO


““Tudo isso disse Jesus por parábolas à multidão e nada lhes falava sem parábolas, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a boca; publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo.”


Mateus 13.34,35


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE


Salmos 78.1-8.


1 — Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os ouvidos às palavras da minha boca.

2 — Abrirei a boca numa parábola; proporei enigmas da antiguidade,

3 — os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado.

4 — Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez.

5 — Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos,

6 — Para que a geração vindoura a soubesse, e os filhos que nascessem se levantassem e a contassem a seus filhos;

7 — para que pusessem em Deus a sua esperança e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos

8 — e não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel para com Deus.


INTRODUÇÃO



Estaremos estudando, a partir desta lição, as parábolas do Senhor Jesus Cristo. Através delas, o Divino Mestre revelar-nos-á os grandes mistérios do Reino de Deus. Além de seu aspecto teológico, suas parábolas são amorosamente voltadas para a prática; levam-nos a exercitar o verdadeiro cristianismo em nosso atribulado e estressante cotidiano.

Agora, pois, em espírito de profunda reverência e humildade, passemos às parábolas que nos deixou o Filho do Homem. Se colocarmos em prática os seus ensinos, viveremos no âmbito do Reino de Deus a partir de agora; imediatamente. E de vitória em vitória, haveremos de chegar às Bodas do Cordeiro.

Não ajamos, pois, como muitos dos ouvintes de Jesus. Apesar da clareza das parábolas que Ele proferiu, jamais conseguiram perceber a chegada do Reino anunciado pelos santos profetas.



I. O QUE É A PARÁBOLA



A parábola, como a encontramos nos evangelhos, é um recurso didático, largamente utilizado por Jesus, a fim de elucidar as grandes verdades e mistérios do Reino de Deus. Vejamos, pois, como podemos defini-la.

1. Definição etimológica. Originária do vocábulo grego parabolé , a referida palavra significa, etimologicamente, colocar uma coisa ao lado de outra; comparação. Não foi exatamente o que escreveu Ezequiel ao povo de Israel ao propor-lhe uma parábola? (Ez 17.2).

2. Definição hermenêutica. Antes de avançarmos nesta definição, vejamos o que é hermenêutica: é a ciência que tem por objetivo interpretar corretamente a Bíblia.

Segundo a hermenêutica, parábola é uma narrativa alegórica constituída de personagens, coisas, incidentes e atitudes que, através de comparações, facilita a compreensão de realidades que se acham além do nosso entendimento.

Exemplo: Objetivando mostrar aos seus contemporâneos o singular e incomparável amor de Deus para com o pecador, o Senhor Jesus narrou-lhes a Parábola do Filho Pródigo. Doutra forma, como poderiam eles ver a Deus como o Amoroso Pai sempre pronto a receber o filho que, caindo em si, resolve retornar à casa paterna?

3. A Bíblia é um livro rico em parábolas. Além das parábolas de Cristo, encontramos muitas outras através das Sagradas Escrituras. Isaías, Jeremias, Ezequiel e Oseias usaram-nas com rara sabedoria. Ao todo, são mais de 250 parábolas na Bíblia.

Surpreendentemente, nenhuma parábola encontramos no Evangelho de João. Por outro lado, neste deparamo-nos com várias figuras de linguagem usadas para ilustrar o ministério de Cristo: a serpente levantada por Moisés no deserto (Jo 3.14-17); a água viva (Jo 4.14), etc.



II. OS OBJETIVOS DAS PARÁBOLAS DE JESUS



Ao proferir as suas parábolas, tinha o Senhor Jesus, em mente, dois objetivos: um didático e outro teológico.

1. Objetivo didático. Como o Mestre dos mestres, Jesus sabia perfeitamente como haveria de alcançar as ovelhas perdidas da Casa de Israel. Por isso, pôs-se a ensinar os seus contemporâneos através de comparações. Ao falar-lhes das coisas terrenas, mostrava-lhes, com toda a clareza, as celestiais. Ele sabia ensinar verdades profundas utilizando-se das coisas que eram comuns no dia-a-dia de seus ouvintes.

2. Objetivo teológico. Além de ser o Mestre dos mestres, o Senhor Jesus era, de igual modo, a fonte de onde manam todos os mistérios do Reino de Deus. Como, porém, falar desses mistérios se a sua audiência era de gente simples? Para alcançar os seus ouvintes, foi ele comparando as coisas celestes com as terrestres, a fim de que estas esclarecessem aquelas. E, assim, através desse recurso educacional, Ele formou a primeira geração de teólogos da Igreja Cristã: os apóstolos.



III. POR QUE JESUS ENSINAVA POR PARÁBOLAS



Ao ensinar através de parábolas, tinha o Senhor Jesus em mente, também, esclarecer os mistérios do Reino de Deus aos pequeninos, e ocultar estes mesmos mistérios daqueles que, julgando-se mestres, recusavam-lhe a doutrina.

1. Esclarecer os mistérios do Reino de Deus aos pequeninos. Como toda a Palavra de Deus, as parábolas do Senhor Jesus eram como uma espada de dois gumes. Se por um lado, explicava os mistérios do Reino de Deus aos pequeninos e humildes (Lc 10.21); por outro, tinha como alvo...

2. Ocultar estes mesmos mistérios dos sábios e inteligentes. Estes, ao contrário daqueles mencionados acima, não estavam dispostos a renunciar a tradição dos anciãos, para terem condições de entender os mistérios do Reino de Deus. Dessa gente presunçosa e orgulhosa, profetizou Isaías (Is 6.9,10).

Por conseguinte, se quisermos aprender os mistérios do Reino de Deus, devemos nos postar aos pés do Divino Mestre e, assim, em profunda humildade, guardar seus ensinamentos em nosso coração. Os que se acham sábios, nada aprenderão; os que anseiam pelo ensino, serão plenamente saciados.



IV. COMO INTERPRETAR PARÁBOLAS



Como poderá você constatar, não é difícil interpretar as parábolas. Aliás, o próprio Jesus encarregou-se de interpretar algumas aos seus discípulos (Mt 13.37,38). Basta termos em mente os seguintes passos, a fim de que possamos alcançar o seu significado:

1. Buscar a verdade (ou verdades) que a parábola ilustra. A pergunta encontra-se, invariavelmente, no início ou no final do texto. Como por exemplo na Parábola da Ovelha e da Dracma perdida (Lc 15.4,8).

2. Ater-se à essência da parábola. Ou seja: que levemos em conta os traços principais da parábola e não propriamente o seu cenário.

Na Parábola do Filho Pródigo, por exemplo, devemos considerar os seguintes elementos: o pai, que representa o Amoroso Deus; o filho mais novo, que ilustra o pecador espiritualmente perdido; e o filho mais velho que lembra o crente inconformado com a misericórdia divina em relação ao filho que volta a usufruir dos favores imerecidos do Pai Celeste.

Por conseguinte, não devemos nos preocupar em achar significado para os porcos, para as alfarrobas que estes comiam, etc.

3. Jamais se esquecer de que as parábolas servem para ilustrar doutrinas e não para estabelecê-las. Infelizmente, não são poucos os intérpretes que, esquecendo-se disso, aparecem com ensinamentos estranhos à Palavra de Deus.



CONCLUSÃO



As parábolas de Nosso Senhor Jesus Cristo continuam tão atuais como nos dias do Novo Testamento. Atentemos ao seu ensino com todo cuidado e desvelo; pois continuam a explicar-nos os mistérios do Reino de Deus.

Que o Senhor nos ajude a estudá-las com um espírito humilde e quebrantado. Tenho certeza de que, ao findar este trimestre, estaremos mais ricos espiritualmente. Porque aprouve a Deus revelar-nos, através das Parábolas, os mistérios de seu Reino. Amém.

Henry Mompean D’Orléans et Valois
Duque de Soissons
Conde de Mompean
Barão de Lille
Embaixador Francês
Comandante da Guarda Real Francesa
Secretário do Ministério da Relações Exteriores
Senador Real
Prefeito de Lille

Chanceler Oficial da Ordem da Mão de Ferro
Cavaleiro da S. Ordem Imperador Carlos Magno – S.O.I.C.M.
Medalha do Mérito da S. O. Militar Joana D´Arq – S.O.M.J.A.


Súdito da Coroa Francesa

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Avatar de Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
20 Abr 2021 03:12 #45005 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
Respondido por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa) no tópico COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA
Versículo para meditação diária
Segunda-feira - 19/04

Tema: A parábola é uma comparação



"Filho do homem, propõe um enigma, e profere uma parábola para com a casa de Israel."



Ezequiel 17.2

Henry Mompean D’Orléans et Valois
Duque de Soissons
Conde de Mompean
Barão de Lille
Embaixador Francês
Comandante da Guarda Real Francesa
Secretário do Ministério da Relações Exteriores
Senador Real
Prefeito de Lille

Chanceler Oficial da Ordem da Mão de Ferro
Cavaleiro da S. Ordem Imperador Carlos Magno – S.O.I.C.M.
Medalha do Mérito da S. O. Militar Joana D´Arq – S.O.M.J.A.


Súdito da Coroa Francesa

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Avatar de Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
21 Abr 2021 02:30 #45010 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
Respondido por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa) no tópico COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA
Versículo para meditação diária
Terça-feira - 20/04

Tema: A parábola é um recurso educacional



"E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina"



Marcos 4.2

Henry Mompean D’Orléans et Valois
Duque de Soissons
Conde de Mompean
Barão de Lille
Embaixador Francês
Comandante da Guarda Real Francesa
Secretário do Ministério da Relações Exteriores
Senador Real
Prefeito de Lille

Chanceler Oficial da Ordem da Mão de Ferro
Cavaleiro da S. Ordem Imperador Carlos Magno – S.O.I.C.M.
Medalha do Mérito da S. O. Militar Joana D´Arq – S.O.M.J.A.


Súdito da Coroa Francesa

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Avatar de Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
23 Abr 2021 02:44 #45014 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
Respondido por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa) no tópico COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA
Versículo para meditação diária
Quarta-feira - 21/04

Tema: A parábola pode ser interpretada



"Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;"




Mateus 13.36,37

Henry Mompean D’Orléans et Valois
Duque de Soissons
Conde de Mompean
Barão de Lille
Embaixador Francês
Comandante da Guarda Real Francesa
Secretário do Ministério da Relações Exteriores
Senador Real
Prefeito de Lille

Chanceler Oficial da Ordem da Mão de Ferro
Cavaleiro da S. Ordem Imperador Carlos Magno – S.O.I.C.M.
Medalha do Mérito da S. O. Militar Joana D´Arq – S.O.M.J.A.


Súdito da Coroa Francesa

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Avatar de Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
23 Abr 2021 02:49 #45015 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
Respondido por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa) no tópico COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA
Versículo para meditação diária
Quinta-feira - 22/04

Tema: A parábola pode ser aprendida



"Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão."



Mateus 24.32

Henry Mompean D’Orléans et Valois
Duque de Soissons
Conde de Mompean
Barão de Lille
Embaixador Francês
Comandante da Guarda Real Francesa
Secretário do Ministério da Relações Exteriores
Senador Real
Prefeito de Lille

Chanceler Oficial da Ordem da Mão de Ferro
Cavaleiro da S. Ordem Imperador Carlos Magno – S.O.I.C.M.
Medalha do Mérito da S. O. Militar Joana D´Arq – S.O.M.J.A.


Súdito da Coroa Francesa

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Líryan Umbria (liryan)