×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

FACULDADE CATÓLICA SÃO PEDRO - FCSP

Mais
19 Ago 2016 02:29 #33630 por Mário Martins (MarioTH)
Respondido por Mário Martins (MarioTH) no tópico FACULDADE CATÓLICA SÃO PEDRO - FCSP
Matrícula
Nome: Mário de Torres Homem
Micronação: RUPA
Enviado pela CEMIC, pelo Patriarca D. Douglas.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: nei.bionaz (nei.bionaz)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
22 Ago 2016 11:54 #33654 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico FACULDADE CATÓLICA SÃO PEDRO - FCSP
INTRODUÇÃO À SAGRADA ESCRITURA - 2ª AULA


DEUS TAMBÉM CAMINHA COM O SEU POVO

Dizemos que a Bíblia é Palavra de Deus. Quem nos fala na Bíblia é o próprio Deus. Como?
Será que Deus tomou a mão de cada autor para escrever o que ele quis dizer? Ou que Deus iluminou a mente de alguém que, de repente, ficou sabendo o que Deus queria comunicar?

Deus também caminha com o Povo

No nosso primeiro encontro, vimos alguma coisa da história do povo da Bíblia.
Esta história não é tão diferente da história dos outros povos daquele tempo. Mas a diferença é que esses povos não descobriram o que Israel, ajudado por Deus, percebeu: "Não estamos sós. Deus caminha conosco. Estamos na sua mão. Existe uma relação toda especial entre Deus e nós!"

A descoberta da Revelação

Esta descoberta da relação profunda entre Deus e seu povo, nós chamamos de Revelação. Claro que o povo não poderia descobrir isto, se o próprio Deus não tivesse dado a luz para entender.

Antes do livro, a vida



Já vimos que, inicialmente, o Povo da Bíblia é um punhado de gente simples, que vai crescendo e se multiplicando. Mas acontecem coisas importantes na vida dessa gente: a mudança para o Egito, a opressão lá, a saída sob a liderança de Moisés, a passagem pelo deserto. Assim, o povo aprende a lutar, a observar e a refletir sobre tudo o que acontece. Vão descobrindo a mão de Deus em tudo isso e expressam sua fé em celebrações festivas, em cantos e orações. Contam de pai para filho as grandes obras de Deus.



De volta à terra de Canaã, liderados pelos Juízes, e, mais tarde pelos primeiros reis, o povo vai se unindo mais. Começa a formar uma nação mais bem organizada, com uma certa liderança no mundo daquele tempo. E começam a escrever (já então no tempo de Salomão). Escrevem o que? A vida do povo: suas lutas, suas reflexões, suas orações, seus cantos. Assim, a Bíblia começa a ser escrita.



E assim continua. Há a divisão do Reino, as dominações estrangeiras a volta para a terra. O povo vai vivendo, sofrendo, lutando, rezando e outros escritos da Bíblia vão surgindo. Eles são obra especialmente de homens que falam inspirados por Deus: os profetas. Eles vão ajudar o povo a refletir melhor e a compreender o que Deus espera. Vão ajudar também o povo a viver melhor, a celebrar, a lutar, a não perder a esperança.

Deus fala pelos acontecimentos e pelas palavras.

A bíblia é o reflexo de uma vivência do povo com seu Deus, de Deus com seu povo. Deus está na história do povo, e, por isto, está na Bíblia. Por sua vez, a bíblia vai ajudar o povo a viver. É deus através da Bíblia, que anima e oriente seu povo para continuar a lutar e viver e nunca desanimar.

É por tudo isto que dizemos que a bíblia é Palavra de Deus, Revelação de Deus.

A aliança.

O povo da bíblia vai descobrindo, cada vez mais, quais os laços que o ligam a Deus. Dizem: Deus nos ama.
Os profetas gostam de comparar a Deus com um marido todo dedicado à sua esposa. Deus é o esposo; o povo, a comunidade é a esposa.
Também gostam de outras comparações: o povo de Israel, em vez de procurar aliar-se a um Império poderoso, faz aliança com o próprio Deus.
Nós hoje chamamos de "aliança" o anel de casamento. É porque o anel lembra o compromisso do casal: AMOR E FIDELIDADE ATÉ a MORTE. Assim é o amor de Deus para com seu povo.
Por isto chamamos a Bíblia de Livro da Aliança.
Na tradução para outras línguas, a palavra aliança foi substituída por pacto e por testamento, daí a expressão antigo testamento e novo testamento.

A celebração da aliança no monte Sinai.

No segundo livro da Bíblia, o êxodo, lemos como Deus faz aliança com seu povo. O povo vive no Egito sob a escravidão e dominação dos poderosos. Sofre muito. Deus manda Moisés para libertar seu povo da escravidão e levá-lo de volta à terra de Canaã. É uma libertação penosa, difícil, mas o povo vê claramente a mão libertadora de Deus que o ajuda a vencer.
Atravessando o deserto, chegam ao monte Sinai. Aí o povo celebra a aliança com Deus. Podemos ler isto no livro do Êxodo, cap. 19,1-8 e 20,1-21.
Deus diz que o povo será seu povo. E como povo de Deus terá uma responsabilidade toda especial entre todos os povos. Como resposta ao gesto libertador de Deus, Deus espera do seu povo fidelidade, responsabilidade.
Deus quer lhes mostrar também que a escravidão do Egito acabou, mas que o povo pode continuar sendo escravizado. Por isto, Deus dá umas normas para ajudá-lo a não cair novamente na escravidão, permitindo que uns dominem aos outros dentro do próprio povo.
Estas normas nós as chamamos: "Os Dez Mandamentos". O povo da bíblia as chama de "A Lei da Aliança". Mas é claro para todos que a Lei lhes é dada para continuarem verdadeiramente livres.
Por isso o povo da Bíblia considera os mandamentos um grande presente de Deus. Eles são o caminho da verdadeira paz e felicidade.
Na Bíblia encontramos muitas orações que cantam a beleza da lei, caminho seguro para viver a Aliança e encontrar a verdadeira liberdade.

Os profetas, guardiões da Aliança.



Apesar de entender todas essas coisas, o povo é, muitas vezes, infiel à Aliança. Cai no pecado, na desobediência. Como uma esposa infiel, vai atrás de outros amores.
Ai surgem aqueles homens sábios e santos, chamados PROFETAS. Eles falam em nome de Deus e chamam a atenção do povo , quando está enveredando por um caminho errado. Os profetas advertem: "se continuarem assim, as coisas irão mal. Mudem de atitude. Convertam-se!"

Mas os profetas não somente ameaçam. Em tempos de grande sofrimento e perseguição, são eles que falam da esperança: "Deus virá novamente libertar seu povo. Deus não se esqueceu da sua Aliança. Ele vai concluir uma nova Aliança".
Assim o povo vai descobrindo: "apesar da nossa infidelidade, Deus continua o Esposo que vai educando sua esposa à fidelidade. Sempre espera a nossa volta. Sempre nos dá uma nova chance. Sempre perdoa e começa de novo".

VAMOS REVER O CAMINHO FEITO

1.Onde Deus se revela primeiro: na história do povo ou nos escritos?
2.Porque a Bíblia compara com um casamento o relacionamento de Deus com seu povo?
3.O tema mais importante da Bíblia é a Aliança. Que é Aliança?
4.Que quer dizer : Antigo Testamento - Novo Testamento?
5.Como deus cumpriu a Aliança? E o povo, como a cumpriu?
6.Onde e quando é celebrada a Aliança de Deus com Moisés e seu povo?
7.Por que o povo considera a Lei um presente de Deus?
8.Que são profetas? Qual a sua missão?
9.Qual é a resposta de Deus a infidelidade do seu Povo?
10.A Aliança existe também em nossa vida? Como?

Observações: Solicita-se aos alunos e seminaristas que retomem o conteúdo e enviem as respostas no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Prazo: quarta-feira, 24 de agosto.

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • jofdc97 (jofdc97)
  • Avatar de jofdc97 (jofdc97)
  • Visitante
  • Visitante
23 Ago 2016 01:21 #33658 por jofdc97 (jofdc97)
Respondido por jofdc97 (jofdc97) no tópico FACULDADE CATÓLICA SÃO PEDRO - FCSP
O quanto me alegro com uma instituição formativa para que o povo de Deus melhor esteja preparado para a evangelização dos povos! Agradeço ao Reverendíssimo Pai na Fé, Dom Neimar Bionaz, por confiar a mim a reitoria do Seminário Maior Interdiocesano São Pedro de Treviso e da Faculdade Católica São Pedro de Treviso. Espero que com a graça de Deus eu possa guiar conforme a Santa Igreja estes transmissores da Fé, da Tradição e do Magistério.

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • LucasMedici (LucasMedici)
  • Avatar de LucasMedici (LucasMedici)
  • Visitante
  • Visitante
19 Fev 2017 21:27 #34845 por LucasMedici (LucasMedici)
Respondido por LucasMedici (LucasMedici) no tópico FACULDADE CATÓLICA SÃO PEDRO - FCSP
Treviso, 19 febbraio, anno 14

S.Em. Neimar Card. Bionaz,

Eu,LUCAS DI MÉDICI ALDOBRANDESCHI DI BONIZIO solicito ingresso no Seminário Interdiocesano da CEMIC e na Faculdade Católica São Pedro de Treviso para iniciar meus estudos seminarísticos, em vista do ministério ordenado na Arquidiocese de Treviso.

Atenciosamente,

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
20 Fev 2017 00:09 #34855 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico FACULDADE CATÓLICA SÃO PEDRO - FCSP
Caríssimo filho, Lucas Médice Aldobrandeschi di Bonizio,

seu pedido foi aceito.
Sugiro que leia as postagens formativas anteriores deste tópico, também o tópico sobre formação litúrgica.
Em breve apresentarei novos conteúdos.

Deus abençoe este teu desejo de entregar-se inteiramente a Ele!

Atenciosamente

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)