×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

FACULDADE CATÓLICA SÃO PEDRO - FCSP

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
11 Jul 2016 22:02 #32832 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico FACULDADE CATÓLICA SÃO PEDRO - FCSP
Seminario Maggiore Diocesano
Facoltà Cattolica San Pietro di Treviso


Treviso, 11 Luglio 2016.


Cari fratelli e sorelli,


A missão do bispo na sua diocese e na Igreja é de orientar o povo de Deus pelos caminhos que levam ao encontro pessoal e comunitário com o Ressuscitado, nosso Bom Pastor e Senhor Jesus Cristo. Levando em conta as necessidades no campo da formação católica da parcela do povo de Deus que me foi confiada, comunico que a partir desta data, 11 de julho de 2016, todas as atividades da Faculdade Católica São Pedro de Treviso estarão subordinadas ao Seminário Maior Interdiocesano São Pedro de Treviso.

Aqui teremos um espaço formativo para os seminaristas da Comunidade Eclesial Micronacionalista (CEMIC), e também aberto aos fiéis leigos que buscam conhecer mais sobre a fé católica e através do conhecimento adquirido evangelizar.

O fórum usado (forumeiros) pela faculdade será suspenso e todas as atividades acontecerão aqui neste espaço dentro dos limites da Diocese de Treviso. As aulas estarão a disposição de todos, e respondidas aqui. As notas serão divulgadas sempre no fim de cada bimestre. Dúvidas e sugestões devem ser enviadas no endereço eletrônico da catedral: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Faço votos que com essa medida, tenhamos uma maior e melhor participação de todos nas atividades do Seminário e da Faculdade, já que este objetivo não foi obtido no antigo fórum.


Deus vos abençoe!

Dom Neimar Bionaz
Bispo Diocesano de Treviso

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
12 Jul 2016 01:10 #32836 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico FACULDADE CATÓLICA SÃO PEDRO - FCSP
Aula 1

TEOLOGIA FUNDAMENTAL – QUESTÕES INTRODUTÓRIAS

I – Natureza da teologia fundamental

Trata-se de uma disciplina teológica recente. Aparece oficialmente por primeira vez na Constituição Deus Scientiarum Dominus, de Pio XI. Posteriormente é mencionada explicitamente no documento sobre a formação teológica dos futuros sacerdotes, do ano de 1976. Neste documento se afirma que «todas as matérias teológicas supõem como base do próprio procedimento racional a teologia fundamental, que tem por objeto de estudo o fato da revelação cristã e sua transmissão na Igreja; temas, estes, que estão no centro de toda problemática sobre as relações entre razão e fé».

Com a Constituição Apostólica Sapientia Christiana (nova regulação dos estudos eclesiásticos), a teologia fundamental aparece como uma das disciplinas obrigatórias, depois da Sagrada Escritura, e se especifica seu objeto: «a Teologia Fundamental, com referência às questões sobre o ecumenismo, as religiões não cristãs e o ateísmo».

Apesar de uma denominação mais recente, a Teologia Fundamental lança suas raízes como disciplina teológica na Apologética, por isso o estudo que estamos iniciando tem presente esta relação da mesma com a Apologética.

A) Gênese histórica da Teologia Fundamental

A apologética surge como disciplina teológica nos séculos XVII e XVIII. Além dessa raiz histórica ela é fruto também do dinamismo da própria fé no sujeito que crê, que o leva a colocar-se perguntas e a procurar respostas que podem ser consideradas como o germe do que mais tarde será a Teologia Fundamental.

Origem real e histórico

A origem da Teologia fundamental pode ser considerada, portanto, como origem real e histórica. Desde o ponto de vista da sua origem real, a teologia fundamental é resultado da pergunta do crente sobre o seu próprio ser e sua situação de crente; ou seja, pelo significado da revelação de Deus e da fé com a qual o homem responde, assim como pela integração da revelação e da fé na estrutura do espírito humano. Neste sentido a teologia fundamental acaba sendo uma reflexão sistemática e científica a partir de uma atitude espontânea que, de uma maneira ou outra, surge em todo crente. Trata-se da atitude teológica básica: a fé que procura entender (fides quaerens intellectum), ou se se prefere, da inteligência do crente que se pergunta por si mesma, que se faz reflexiva na tentativa de integrar o que sabe e o que crê.

Por isso a teologia fundamental tende, desde o início, ao diálogo, mas um diálogo que, em princípio, pode iniciar-se tendo o sujeito como interlocutor o seu próprio espírito no qual a fé e a razão se relacionam, interrogam-se mutuamente, precisam seu alcance e tendem a uma ação e resultado conjunto. Esta é a fase constitutiva do intellectus fidei, da inteligência da fé na que confluem o exercício da razão e da fé.

Porém o cristão não vive uma fé individual nem só interior. A existência humana está formada de interioridade e exterioridade, dimensão pessoal e social, pensamento e ação, tempo e eternidade, e com todas essas dimensões o homem se sente em relação necessária. Ademais sabe que a fé é anúncio da salvação ao qual estão chamados todos os homens. Deste modo, a fé adquire necessariamente dimensão social e apostólica (missionária, evangelizadora) que se dirige também aos que não participam da mesma fé. Com isso, o diálogo fé e razão, iniciado na própria reflexão do crente, prolonga-se no diálogo com o outro. Este diálogo começa com o anúncio de Cristo, mas chega um momento em que se deve responder às questões que «o outro» coloca. Pouco a pouco se descobre a necessidade de dar razões da esperança (1 Pd 3, 15) .

Quanto à origem histórica, falamos de teologia fundamental não só porque a partir do século XIX – e plenamente no XX – este nome tenha substituído o de Apologética; não se trata somente de uma mudança de nome, mas de orientação e compreensão de sua tarefa que tem lugar neste tempo, motivada pela evolução da cultura, da ciência e do pensamento filosófico e teológico. Nesta nova situação, o ciclo da Apologética ficou esgotado, e apareceu então algo que continuava o esforço daquela, mas que ao mesmo tempo era diferente, esta era a Teologia Fundamental.

A necessidade de definir logo a identidade da própria disciplina fez com que durante um tempo os teólogos fundamentais guardassem algum receio diante de tudo que pudesse ser considerado como apologética. De todos os modos, depois deste certo distanciamento, a Teologia fundamental contemporânea retorna de uma ou outra forma à problemática apologética. Por isso, é essencial conhecer a história da Teologia Fundamental que, até muito tarde, não é diferente da história da Apologética.

Tarefa para casa: Ver o vídeo a seguir e escrever um comentário de no máximo 10 linhas sobre o que entendeu por teologia. a resposta deve ser postada aqui no fórum.


Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
12 Jul 2016 01:15 #32837 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico FACULDADE CATÓLICA SÃO PEDRO - FCSP
Introdução: UM POVO QUE CAMINHA

De onde vem a Bíblia? Quem a escreveu? Quando? Por que é um livro tão importante? São, em geral as primeira perguntas que surgem.

O Povo da Bíblia
A Bíblica surge no meio de um povo do oriente, o povo de Israel. Este povo cria uma literatura que relata sua história, suas reflexões, sua sabedoria, sua oração. Toda essa literatura é inspirada pela sua fé no único Deus que lhes revela: "Estou sempre com vocês!"
O povo da Bíblia mora perto do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio.
Inicialmente, é um grupo de migrantes, vindo da Mesopotâmia (Hoje Iraque). São chamados HEBREUS e descendem de Abraão.
Muita gente quer ser dona da terra onde moram esses hebreus. Os cananeus, outros moradores de lá, a chamam de CANAÃ. Os israelitas a chamam de ISRAEL. Mais tarde será chamada PALESTINA: terra dos filisteus.

Os Patriarcas
Com ABRAÃO se inicia a história do Povo da Bíblia.
Abraão sai da Mesopotâmia, à procura de uma nova terra. Sai com sua família e vai morar em Canaã. Isto se dá lá pelo ano 1850 antes de Cristo.
Em Canaã nascem os filhos, os netos. A família vai se multiplicando.
Abraão, Isaque e Jacó são chamados PATRIARCAS. Eles são os primeiros pais e fundadores do Povo da Bíblia. (Jacó é também chamado Israel).

O Povo muda para o Egito
Muita gente se muda para o EGITO, onde a terra é mais fértil. Entre eles estão Jacó e sua família.
Com o passar dos tempos, os faraós (reis) do Egito, começam a escravizar o povinho, e, entre os outros, aos Hebreus.

Libertação e volta à sua terra
Surge no meio do povo um líder que chefia um movimento de libertação. Com a ajuda de Deus, faz o povo fugir da opressão dos reis do Egito. Este líder é MOISÉS.
O povo caminha pelo deserto durante 40 anos, de volta a Canaã. Moisés morre antes de o povo entrar naquela terra. Em seu lugar fica JOSUÉ, como principal líder do povo.
Depois da morte de Josué, o povo é liderado por outros chefes, chamados JUIZES. O último deles é SAMUEL.

Os primeiros reis
Para ser mais forte contra os ataques dos seus inimigos, o povo deseja um REI, assim como o têm outros povos vizinhos.
O primeiro rei é SAUL
O segundo rei é DAVI. É considerado o rei mais importante que o povo da bíblia teve em toda a sua história.
Davi vence todos os povos vizinhos, une o povo e aumenta seu Reino. Como capital escolhe Jerusalém.
O terceiro rei é SALOMÃO (+/- 900 AC).
E durante o reinado de Salomão que surgem os primeiros escritos da Bíblia. Antes as histórias do povo são transmitidas de boca em boca, de pai para filho.

Divisão do Reino
Depois da morte do rei Salomão há muitas lutas políticas e brigas. O Reino acaba dividido em dois:
O norte que não quer aceitar o filho de Salomão como rei. Fica com o nome de Reino do Norte, ou ISRAEL;
O sul que fica fiel a família de Davi. O Reino do sul se chama: Reino de JUDÁ.

As Dominações
Os grandes impérios daquele tempo não deixam o povo da Bíblia em paz.
Em 724/721 AC, a Assíria invade o Reino do Norte (Israel) e toma posse daquela região. Mais ou menos 150 anos depois, o Império da Babilônia vence a Assíria e toma posse do Sul (Judá), pondo fim à sua existência. Os babilônios levam boa parte da população de Judá para a Babilônia, onde permanece durante 50 anos (537-538AC). É o tempo do EXÍLIO.
Mas a Babilônia, por sua vez, é vencida pela Pérsia. O rei dos persas deixa o povo judeu voltar para sua terra. Daí em diante os judeus são quase sempre dominados por povos estrangeiros. É nesta época de dominação que surge a esperança de um MESSIAS, um novo Davi, que salvará seu povo.
Os livros redigidos desde o tempo de Salomão até agora formam o Antigo Testamento.

Jesus Cristo
No meio de um tempo de grande agitação e de grandes esperanças políticas e religiosas, vem JESUS. Vem anunciar o amor de Deus, especialmente para os pequenos, os pobres, os pecadores. Entra em grande choque com os líderes do seu Povo e termina morrendo numa cruz.
Depois do sofrimento e do escândalo da sua morte violenta seus seguidores O vêem ressuscitado e proclamas: "O SENHOR ESTÁ VIVO!". Fortificados pelo poder do Espirito Santo, vão anunciar esta Boa Nova a todos os povos. Assim surge a Igreja que se espalha rapidamente no mundo daquele tempo.
Logo se sente a necessidade de anotar o conteúdo da pregação dos apóstolos e da reflexão dos discípulos de Jesus. Nós o encontramos nos livros do Novo Testamento.

VAMOS REVER O CAMINHO FEITO
Responda:
Onde morava o povo que escreveu a bíblia?
Quem são Os Patriarcas? Porque têm esse nome?
De onde vem Abraão? Onde se estabelece com sua família?
Que acontece com o povo no Egito?
Quem é o libertador dos Hebreus?
Como se chamam os dois reinos depois da divisão?
Quais os povos que dominam o povo da Bíblia?
Que é o Exílio na Babilônia? Quando se dá?
Quando são escritos os livros do Antigo Testamento? E do Novo?

Obs.: Responda aqui no fórum as questões, apenas especifique o título da aula.

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
12 Jul 2016 02:29 #32839 por Marlon Bionaz (marlon)
Respondido por Marlon Bionaz (marlon) no tópico FACULDADE CATÓLICA SÃO PEDRO - FCSP
Introdução à Sagrada Escritura e História de Israel
Introdução: UM POVO QUE CAMINHA

1- Numa região do Oriente Médio que já foi chamada de Canaã, Israel e Palestina. Hoje, localiza-se em partes da República de Israel e da Autoridade Palestina.
2- Abraão, Isaque e Jacó. São os homens que teriam liderado o grupo familiar dos hebreus durante a migração e estabelecimento em definitivo na região da Palestina/Egito. São considerados os pais do povo hebreu.
3- Da Mesopotâmia, atual Iraque. Na terra que era chamada de Canaã, em meio ao povo que por lá vivia. Abraão, durante sua peregrinação, também passou por um período pelo Egito.
4- Durante o período do patriarca Jacó os hebreus descem para o Egito e se estabelecem por lá e, após algumas gerações, tornam-se escravos de Faraó.
5- Moshe (Moisés), se levanta do meio da nobreza egípcia e lidera os hebreus numa peregrinação de retorno à Canaã. O livro do Êxodo relata os eventos que levaram o povo a libertação, através de várias e importantes intervenções divinas.
6- Judá, com a tribo de Judá e Benjamim no Sul leias aos descendentes do rei Davi e Israel, com as demais tribos no Norte. Jerusalém sempre foi a capital de Judá, enquanto que Israel teve como capitais Jezreel, Siquem e Samaria, sua capital definitiva.
7- Durante o período pós-mosaico, os israelitas foram dominados por muitos povos. Durante o período dos reis, por vezes prevalecia o domínio de forma vassala. A bíblia marca como determinante da extinção dos dois reinos a dominação por dois povos sumérios: os assírios e babilônicos, que dominam e destroem os reinos do Norte e do Sul, respectivamente. Após o domínio babilônico os persas também governam os dois povos, ainda que as Escrituras passem a focar apenas o destino do povo que foi levado para a Babilônia.
8- O Exílio na Babilônia foi a migração forçada do povo do Reino de Judá para as regiões mesopotâmicas do Império Babilônico. 537-538 AC. Foi encerrado pelo Império Persa.
9- Os livros do Antigo Testamento começam a ser redigidos ainda durante o governo de Salomão, filho de Davi. A forma atual do Antigo Testamento foi escrita, provavelmente, durante o período do Exílio na Babilônia, totalmente em hebraico. Os livros do Novo Testamento são escritos após a ressurreição de Jesus Cristo, com o registro dos apóstolos. O grego e o aramaico são usados no Novo Testamento.

Sua Grazia Marlon Bionaz
Il Conte d'Assisi
Cavaliere di Gran Croce dell'Ordine di Palermo
Patriarca della Famiglia Bionaz
Anagrafe Reale
Proprietário da Assisi Sports Investments
"Tempus est optimus judex rerum omnium."

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Cesare (Cesare)
  • Avatar de Cesare (Cesare)
  • Visitante
  • Visitante
12 Jul 2016 11:04 #32845 por Cesare (Cesare)
Respondido por Cesare (Cesare) no tópico FACULDADE CATÓLICA SÃO PEDRO - FCSP
Matrícula
Nome: Césare Bórgia
Pagamento realizado em 12/07/2016.
Conta: parrochiasp

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)