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COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA

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12 Abr 2021 02:40 #44963 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
Respondido por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa) no tópico COMUNIDADE CRISTÃ DE ÀVOLA
Lição 13: Instruções e bênçãos nas saudações

TEXTO ÁUREO


“Saudai aos irmãos que estão em Laodiceia, e a Ninfa, e à igreja que está em sua casa”.


Colossenses 4.15


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE


Colossenses 4.15-18.



15 — Saudai aos irmãos que estão em Laodiceia, e a Ninfa, e à igreja que está em sua casa.

16 — E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses; e a que veio de Laodiceia, lede-a vós também.

17 — E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.

18 — Saudação de minha mão, de Paulo. Lembrai-vos das minhas prisões. A graça seja convosco. Amém!


INTRODUÇÃO


Os últimos capítulos da Epístola aos Colossenses dão a ideia de alguns aspectos característicos da comunidade cristã nos primeiros séculos e suas lições para nós hoje. Era comum saudarem-se fraternalmente uns aos outros. Por não terem edifícios em que se reunir, com prazer cediam seus lares para reuniões, ensino e propagação do evangelho.



I. IGREJAS INICIALMENTE NOS LARES (4.15)



1. Não havia templos. Só no terceiro século, começaram a ser construídos os primeiros lugares de culto. Paulo, em sua carta, pede que os colossenses saúdem os irmãos de Laodiceia e, de modo particular, refere-se a Ninfa “e à igreja que está em sua casa”. Só por milagre de Deus, a Igreja do Senhor Jesus Cristo pôde crescer em meio às perseguições ferrenhas e desenvolver-se tanto, a ponto de se espalhar por todos os continentes. A princípio, tentaram ajuntar-se no templo, em Jerusalém, e no cenáculo (At 1.13); depois, passaram para o “alpendre de Salomão” (At 3.11), mas partiam o pão nas casas (At 2.46). Em Jerusalém, com o contínuo crescimento da igreja (At 2.47), e a perseguição (At 4.1-3), tornou-se difícil o abrigo nas dependências do templo.

2. No templo e nas casas (At 5.42). O templo não era cristão, era judaico. A princípio continuaram a realizar trabalhos naquele local. À medida que se espalhavam, iam pregando o evangelho, e ensinando nos lares. Esse costume passou para as demais cidades, além de Jerusalém. Atualmente, os lares cristãos têm sido alvo de intenso ataque das trevas, por causa da mídia e da falta do culto doméstico. A igreja de Colossos funcionava nos lares por não existirem templos em que pudessem cultuar a Deus. Sabemos que não é o prédio do templo que faz a igreja, mas sim a reunião dos cristãos em nome de Jesus (Mt 18.20).

3. Um exemplo para hoje. Seria de grande proveito se os lares cristãos, hoje, fossem utilizados, de modo ordenado, como “pontos luminosos” em prol da evangelização e do discipulado. A igreja na Coreia do Sul tem tido um crescimento extraordinário a partir dos cultos nos lares. Em alguns lugares, no Brasil, há experiências bem-sucedidas dessa estratégia ou método de evangelização e crescimento da igreja. Aproveitar as casas dos crentes para propagar o evangelho de Cristo, em harmonia, e sob a orientação e supervisão da igreja local, tendo sempre à frente um obreiro idôneo que presta contas ao pastor da igreja, é um método que tem fundamento bíblico no exemplo dos cristãos primitivos, mas, sem inovações e práticas descabidas e alheias ao evangelho de Cristo.



II. COMPARTILHANDO O ENSINO CRISTÃO (4.16)



1. Cartas valiosas. Em colossenses, Paulo demonstra que as epístolas do Novo Testamento, contendo o ensino apostólico, eram lidas entre os irmãos, durante a reunião costumeira. Diz o apóstolo: “E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós…” Não havia sistema de reprodução de documentos. E se fossem copiados, teriam que ser feitos à mão de forma mui onerosa. Sem dúvida alguma, quanto valor os crentes davam às cartas do pastor Paulo! Elas eram uma preciosidade para a segurança espiritual.

2. O intercâmbio entre os irmãos. Outro ponto importante, que revela um pouco do intercâmbio entre os cristãos primitivos, é o fato de Paulo determinar que outra carta, procedente da igreja vizinha, fosse lida entre os colossenses: “e a que veio de Laodiceia, lede-a vós também”. Nada se sabe acerca do destino da Epístola de Paulo aos laodicenses. O que podemos dizer é que, por determinação divina, esta epístola não foi inclusa no cânon do Novo Testamento.



III. A CONTINUIDADE DO MINISTÉRIO PESSOAL (4.17)



1. O valor da diaconia. O apóstolo Paulo, como já foi visto, tinha um seleto grupo de fiéis e abnegados cooperadores. A lista menciona Arquipo, um obreiro da igreja em Colossos. Provavelmente, ele era um diácono, pois o termo ministério (diakonia) dá a entender o trabalho de diácono. Mas pode ter sido um obreiro com outra função, até mesmo de pregador, ou ensinador, encarregado do socorro aos necessitados, pois, nos primórdios da igreja, não havia uma distinção precisa desse ofício, exceto quando de sua origem em At 6.

2. O cuidado com o ministério. A recomendação de Paulo à igreja em Colossos, com relação a Arquipo deve ter sido muito importante, pois a carta seria lida em voz alta, diante dos crentes, reunidos para ouvir a mensagem do apóstolo. Arquipo era admoestado para que atentasse para o ministério que recebera no Senhor, e para que o cumprisse, ou seja, para que continuasse e terminasse as tarefas ministeriais que lhe foram confiadas. Isso indica que Arquipo estava descuidado e omisso no trabalho a seu cargo. Ver o ensino de Jesus quanto a isso em Lucas 9.62.



IV. PALAVRAS FINAIS (4.18 )


1. Autenticando a carta (4.18a). Normalmente, as cartas de Paulo eram escritas por um cooperador que fazia o papel de secretário ou escriba. Ele as ditava e o secretário, ou amanuense, escrevia. Um desses ajudantes era Tércio (Rm 16.22). No entanto, na carta aos colossenses, o apóstolo fez questão de dar um toque pessoal dizendo: “Saudação de minha mão, de Paulo”. Em outras cartas, há esse mesmo recurso (Gl 6.11; 1Co 16.21). Certamente, Paulo queria evitar possíveis falsificações de suas epístolas, afixando sua própria assinatura como sinal de autenticidade (2Ts 3.17).

2. Um apelo necessário (4.18b). Em sua penúltima frase, Paulo pede aos colossenses que se lembrem de suas prisões ou algemas. Certamente, ele não estava dominado por um sentimento de comiseração, ou de melancolia e tristeza, como se fosse um homem vencido. Ele estava, na verdade, lembrando aos irmãos que se encontrava preso por causa do evangelho e não por qualquer outra razão. O apelo para que se lembrassem de sua situação era um incentivo aos seus discípulos, para que continuassem firmes nos caminhos do Senhor e orassem por ele.

3. A graça seja convosco. Amém! (4.18c). É uma saudação comum a diversas cartas (1Tm 6.21 e 2Tm 4.22). Da mesma forma que iniciou a carta (1.2), Paulo a termina, desejando que a graça de Deus seja com seus discípulos colossenses. A palavra graça tem várias conotações.

Pode significar favor que se obtém da parte de Deus. Favor imerecido concedido por Deus à humanidade, segundo o Dicionário Teológico (CPAD). Certamente, é nesse aspecto que Paulo emprega a palavra graça em sua carta. Na salvação, “graça é o perdão pelo juiz divino que atribui ao pecador a justiça de Cristo”.



CONCLUSÃO



Paulo termina sua carta aos colossenses enviando saudações a todos os crentes e, de modo especial, a alguns irmãos, demonstrando o seu amor e cuidado por eles. Esta é uma característica do obreiro zeloso que sente o valor das almas que lhe são confiadas.

Henry Mompean D’Orléans et Valois
Duque de Soissons
Conde de Mompean
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Embaixador Francês
Comandante da Guarda Real Francesa
Secretário do Ministério da Relações Exteriores
Senador Real
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12 Abr 2021 16:24 #44969 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
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Segunda-feira - 12/04

Tema: Esperando a promessa do Pai



"E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes."



Atos 1.4

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14 Abr 2021 00:59 #44979 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
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Terça-feira - 13/04

Tema: Reunidos no cenáculo de uma casa



"E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmào de Tiago.
Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.."




Atos 1.13,14

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16 Abr 2021 02:15 #44986 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
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Quarta-feira - 14/04

Tema: Partindo o pão em casa



"E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,"



Atos 2.46

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16 Abr 2021 02:19 #44987 por Henry Mompean Orleans-Grimaldi (jonfonpa)
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Quinta-feira - 15/04

Tema: No templo e nas casas



"E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo."



Atos 5.42

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