×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

26º DOMINGODO TEMPO COMUM - Mês das Missões

  • Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho)
  • Avatar de Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
02 Out 2017 01:57 #37219 por Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho)
26º DOMINGODO TEMPO COMUM - Mês das Missões foi criado por Miguel Aldobrandeschi (MiguelSobrinho)

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Cor Litúrgica: Verde

RITOS INICIAIS

1. Canto de Entrada

2. Saudação
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.
P. O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo estejam convosco.
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Antífona da Entrada (Sl 118,137.124)
Senhor, tudo o que fizestes conosco, com razão o fizestes, pois pecamos contra Vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o Vosso nome, tratando-nos segundo Vossa misericórdia.

3. Ato Penitencial
P. O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai.
(Pausa)
P. Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Cristo, que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós.
T. Cristo, tende piedade de nós.
P. Senhor que intercedeis por nós junto do Pai, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T. Amém.

4. Hino de Louvor
P. Glória a Deus nas alturas,
T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, rei dos céus, / Deus Pai todo-poderoso: / nós vos louvamos, / nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, / nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, / Cordeiro de Deus, / Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, / tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, / acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, / tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, / só vós, o Senhor, / só vós, o Altíssimo, / Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. / Amém.

5. Oração
P. OREMOS: Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
T. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

6. Primeira Leitura

Leitura da Profecia de Ezequiel (Ez 18,25-28)
Assim diz o Senhor: 25“Vós andais dizendo: A conduta do Senhor não é correta. Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta?. 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre.27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá". Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.

7. Salmo Responsorial (Sl 24,4bc--5.6-7.8-9)
REFRÃO: Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão!
1. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, *e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação; * em vós espero, ó Senhor, todos os dias!

2. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura * e a vossa compaixão que são eternas! Não recordeis os meus pecados quando jovem, * nem vos lembreis de minhas faltas e delitos! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia * e sois bondade sem limites, ó Senhor!

3. O Senhor é piedade e retidão, * e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, * e aos pobres ele ensina o seu caminho

8. Segunda Leitura
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 2,1-11)
Irmãos: 1Se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa. unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade.3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro. 5Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus. 6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até à morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: "Jesus Cristo é o Senhor!" - para a glória de Deus Pai. Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.

9. Aclamação ao Evangelho
(Jo 10,27)
REFRÃO: Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Minhas ovelhas escutam a minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço,
então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar!

10. Evangelho (Mt 21,28-32)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
T. Glória a vós, Senhor.
P. NAQUELE TEMPO, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O
pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu
vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”. Palavra da Salvação.
T. Glória a vós, Senhor.

11. Homilia
No Evangelho de hoje, Jesus chama à atenção aqueles que ouvem Sua Palavra, mas não se convertem nem se convencem. Ele conta a parábola do filho que diz: “Estou aqui, vou fazer”, mas no fim não faz. O outro filho do Evangelho de hoje, no primeiro momento, não se coloca à disposição para fazer o que o pai está pedindo, mas, depois, ele repensa sua atitude e muda sua opinião, sua convicção, sua vontade, e vai fazer a vontade do pai.

Não basta termos aparência de fazer e querer fazer o bem, não basta ter a aparência de que estamos na igreja, fazendo as coisas de Deus, mas não realizarmos o Reino de Deus dentro de nós, porque vivemos de aparências e, facilmente, damos respostas que não comprometem a nossa vida, demonstramos ser uma coisa e fazemos outra coisa.

O processo de conversão acontece dentro do nosso coração, por isso nem tudo que aparenta ser, de fato, é; nem tudo que demonstra ser de Deus é d’Ele. Nem todo aquele que fala do Senhor está a serviço d’Ele. Nem todo aquele que está trabalhando para o Reino de Deus, que está fazendo essa ou aquela obra, de fato, está trabalhando para o Reino, porque este acontece dentro do coração de cada um de nós.

Quando nossas obras e nossos trabalhos testemunham o amor de Deus que está em nós, deixamo-nos convencer e converter, pois, de fato, a Palavra de Deus cai em nosso coração e produzimos frutos.

Muitas vezes, olhamos para as pessoas, para as situações e achamos que elas estão perdidas, que não valem nada, estão afastadas de Deus. Mas, na realidade, há nelas, sem que nós conheçamos, um esforço, uma luta por uma conversão e por uma mudança de vida.

“Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus”, porque, muitas vezes, quem nós achamos que são pecadores e perdidos, estão muito mais sensíveis à graça de Deus do que nós que estamos no caminho, que nos sentimos convertidos, que “já somos da igreja” e perdemos a sensibilidade para com a graça de Deus e para com Seu Reino.

Precisamos nos converter e converter por Deus a cada dia!

Deus abençoe você!

12. Profissão de Fé

Pr. Creio em Deus Pai todo-poderoso,
As. Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria;
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado.
Desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos Santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna.
Amém.


13. Preces da Comunidade
P. Peçamos ao Senhor que nos ajude a sempre realizar a sua vontade, não somente com palavras, mas sobretudo com nossas ações.

1. Para que os ministros da Igreja nos ajudem, com sua palavra e exemplo, a acolher e testemunhar a Palavra de Deus, rezemos::
T. Senhor, escutai a nossa prece.

2. Para que os batizados procurem antes de tudo realizar concretamente a Palavra que escutam na liturgia, e meditam em sua oração pessoal e nos grupos de reflexão, rezemos:

3. Para que os que se afastaram da vivência da fé, vendo o testemunho dos cristãos, sintam-se motivados a se reaproximar do Senhor, cuja palavra renova o coração e transforma toda a vida, rezemos:

4. Para que cada cristão assuma com fidelidade e coragem o mandato missionário deixado pelo Senhor Jesus, rezemos:

(Outros pedidos.)

P. Senhor, Pai Santo, fazei nascer em cada um de nós os mesmos sentimentos que havia em vosso Filho, que se entregou à morte pelos homens. Ele que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
T. Amém.

RITO DE CONCLUSÃO

Pr. Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho,
ousamos dizer:
As. Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso Nome. Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

14. Benção Final

Pr. O Senhor esteja convosco.
As. Ele está no meio de nós
Pr. Deus vos abençoe com todas as bênçãos do céu e vos torne santos e puros diante dele; derrame sobre vós as riquezas da sua glória, instruindo-vos com as palavras da verdade, formando-vos pelo evangelho da salvação e inflamando-vos de amor pelos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor.
As. Amém!
Pr. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
As. Amém!
Pr. Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As. Graças a Deus.

S.G. Miguel Aldobrandeschi
Marchese di Monreale
Comune di Treviso - Provincia di Treviso - Regione Veneto
Soggetto della Corona Italiana
Pace e Speranza

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Visitante
  • Visitante
03 Out 2017 03:02 #37235 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico 26º DOMINGODO TEMPO COMUM - Mês das Missões
Agradeço a Vossa Excelência Reverendíssima, irmão no episcopado por ainda cuidar pastoralmente da Paróquia Santa Maria Madalena.

Sei de vossos afazeres e conheço também vossa dedicação. Que o Senhor cumule de muitas bençãos o vosso ministério tanto aqui, quanto na Arquidiocese de Reims-Paris junto ao nosso Patriarca.

Belíssima celebração!

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.