×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

Museu Dante Alighieri

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
01 Fev 2012 01:18 #13536 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Museu Dante Alighieri foi criado por nei.bionaz (nei.bionaz)
Treviso, 31 gennaio del nono anno.


Maestà,
Cittadini,
Turisti,


Com imensa satisfação que inauguro em Treviso o Museu Dante Alighieri.
A cada mês uma nova exposição.
Aguarde!!!

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
15 Jan 2013 04:02 #17651 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico Museu Dante Alighieri
Treviso, 14 ennero 2013

Maestà,
Cittadini,
Turisti,

É com imensa alegria que inauguro a 1ª Exposição do Museu Dante Alighieri.

Visite-nos e confira.

MUSEU DANTE ALIGHIERI

EM BREVE ESTARÁ A DISPOSIÇÃO DE TODOS A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO MUSEU E NOVAS EXPOSIÇÕES.

Sugestões e críticas podem ser feitas aqui neste tópico no Fórum do Reino.

Atenciosamente

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
  • Avatar de Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
  • Visitante
  • Visitante
15 Jan 2013 04:32 #17654 por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
Respondido por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena) no tópico Museu Dante Alighieri
Alteza,
Boa seleção. Tem coerência.
Posso só fazer algumas sugestões? (momento, o chato). Acho que falta um tratamento de curadoria. Digo, falta dar um sentido. Essa seleção foi feita porque V.A. queria dizer alguma coisa, mas esse 'alguma coisa' não ficou tão evidente.

Mas tá no caminho. V.A. colocou uma interessante imagem de uma reconstituição de um momento na pré-história. E colocou alguns artefatos pré-históricos. E se V.A. tentasse relacionar as duas coisas. O que aparece na imagem está no acervo? Eu olho para aquela faca de sílex e sei como ela era usada? Para que era usada? Talvez a foto da reconstituição possa indicar isso... é só ir relacionando as coisas. Acho que pode ficar bem legal!

A espada etrusca não é propriamente pré-histórica.
Essa região do Vêneto foi um ponto importante de contato entre os etruscos e os celtas que viviam no norte. E o material dessa região indica isso. Essa espada é um bom sinal desses contatos. Ela é etrusca, mas tem muito de 'celta', se você reparar na empunhadura...
Tente colocar uma espada celta junto (mesmo que de outra região) e outra etrusca da cultura villanoviana (que ainda não tem muita influência celta).

E o Alexandre... o que faz uma estátua de Alexandre no Vêneto? Também é algo que dá pra se explorar.

Desculpe a intromissão, assim; e desculpe se fui chato rs... mas achei a seleção muito boa e acho que ela pode dar muito pano pra manga para falar coisas interessantes :-)

Parabéns pelo trabalho de escolha!

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
15 Jan 2013 05:05 #17656 por nei.bionaz (nei.bionaz)
Respondido por nei.bionaz (nei.bionaz) no tópico Museu Dante Alighieri
Caríssimo,

Agradeço pela lembrança e ajuda. Estou fazendo uma pesquisa detalhada e vou colocando aos poucos. Muita coisa que tem ali é de sites macro da região de Treviso. E estas são as referências existentes lá. Sou historiador, mas não da área de arqueologia, por isso, fique a vontade para fazer suas considerações sempre
que puder.

Conheço uma pouco de italiano e estou fazendo as devidas traduções para colocar a referência exata de cada exposição e período.

Pode ser que tenha misturado, mas a exposição abrange a pré-história do Vêneto e a era romana. Quis ser um pouco sintético (posso ter errado nisso).
Gosto de gente "chata", principalmente quem entende do assunto.

Tenho uma proposta: se é possível me ajudar com a exposição.

Grazie Mille!

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
  • Avatar de Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
  • Visitante
  • Visitante
17 Jan 2013 03:51 #17690 por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
Respondido por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena) no tópico Museu Dante Alighieri
Alteza, estou sempre à disposição para ajudar no que eu puder :-)
Pode contar. Mas... eu acho que V.A. fez uma seleção muito boa; e acho que esse museu tem tudo pra ficar ótimo. Seria mais interessante se V.A. fosse postando e a gente fosse comentando. É mais construtivo; e acaba sendo um ponto de interação entre V.A. que cria o Museu e nós que comentamos.

Se quiser, antes de postar, pode mandar pra eu dar uma olhada e fazer sugestões. Mas, longe de mim interferir no seu trabalho. Afinal, se eu interfiro demais ele vai perder a sua cara, o seu perfil. E vai acabar ficando com o meu. Mas na parte mais técnica eu ajudo com muito prazer!

V.A. disse que pode ter sido sintético. Na verdade nem é problema ser sintético, o problema é não dar muito sentido. Só coloque as informações básicas e separe o acervo em temas.
Se V.A. criar um plano para a exposição antes (pense: o que eu quero que a exposição 'diga'. o que tem que ter pra que diga; como tenho que organizar pra que diga: objetivo, materiais e métodos). Se V.A. não quiser dizer nada além de "esse é o patrmônio do Vêneto", não tem problema; esse é um objetivo maravilhoso. Só tem que pensar em "como organizar pra dizer isso".

Como eu disse, a seleção está ótima. E se V.A. já tem material pesquisado, tenho certeza que o trabalho ainda será bastante enriquecido :-)

Abs.

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: nei.bionaz (nei.bionaz)SA Neimar Bionaz (neibionaz)