×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
08 Ago 2020 17:23 #43302 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Sábado da 18ª semana do Tempo Comum
08/08/2020


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Boa tarde a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.



LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Hab 1,12—2,4)

Salmo Responsorial: Sl 9

R/. Não abandonais, Senhor, aqueles que Vos procuram.

[color=blackO Senhor é Rei para sempre, firmou o seu trono para julgar. Ele julga a terra com justiça, governa os povos com rectidão.

O Senhor é o refúgio dos oprimidos, o seu refúgio nas horas de tribulação. Em Vós confiam os que conhecem o vosso nome, porque não abandonais, Senhor, os que Vos procuram.

Cantai ao Senhor, que tem em Sião a sua morada, anunciai entre os povos os seus feitos gloriosos. O Senhor lembra-Se do sangue derramado e não esquece o clamor dos infelizes.[/color]

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



Anúncio do Evangelho (Mt 17,14-20)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus, caiu de joelhos e disse: «Senhor, tem compaixão do meu filho. Ele tem crises de epilepsia e passa mal. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!». Jesus tomou a palavra: «Ó geração sem fé e perversa! Até quando vou ficar convosco? Até quando vou suportar-vos? Trazei aqui o menino». Então Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino, que ficou curado a partir dessa hora.

Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: «Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?». Ele respondeu: «Por causa da fraqueza de vossa fé! Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: 'Vai daqui para lá', e ela irá. Nada vos será impossível».


MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, uma vez mais, Jesus dá a entender que a medida dos milagres é a medida de nossa fé: «Eu vos asseguro: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: Vai daqui para lá, e ela irá» (Mt 17,20). De fato, como fazem notar São Jerônimo e Santo Agostinho, na obra de nossa santidade (algo que claramente supera as nossas forças) se realiza esse deslocar-se o monte. Por tanto, os milagres aí estão e, se não vemos mais é porque não lhe permitimos os fazer por nossa pouca fé.

Ante uma situação desconcertante e para todos incompreensível, o ser humano reage de diversas maneiras. A epilepsia era considerada como uma doença incurável e que sofriam as pessoas que se encontravam possuídas por algum espírito maligno.

O pai daquela criatura expressa seu amor para o filho buscando sua cura integral, e vai a Jesus. Sua ação é mostrada como um verdadeiro ato de fé. Ele se ajoelha ante Jesus e o impreca diretamente com a convicção interior de que sua petição será escutada favoravelmente. A maneira de expressar a demanda mostra, ao mesmo tempo, a aceitação de sua condição e, o reconhecimento da misericórdia Daquele que pode sentir compaixão dos outros.

Aquele pai menciona o fato de que os discípulos não puderam jogar àquele demônio. Esse elemento introduz a instrução de Jesus fazendo notar a pouca fé dos discípulos. Segui-lo a Ele, se fazer discípulo, colaborar em sua missão pede uma fé profunda e bem fundamentada, capaz de suportar adversidades, contratempos, dificuldades e incompreensões. Uma fé que é efetiva porque está solidamente enraizada. Em outros fragmentos evangélicos, Jesus Cristo mesmo lamenta a falta de fé de seus seguidores. A expressão «nada vos será impossível» (Mt 17,20) expressa com toda a força a importância da fé no seguimento do Mestre.

A Palavra de Deus põe na nossa frente a reflexão sobre a qualidade de nossa fé e, a maneira como a aprofundamos e, nos lembra aquela atitude do pai de família que se aproxima a Jesus e lhe roga com a profundidade do amor de seu coração.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: PADRE LUCAS BIONAZ (LUCASBIONAZ), Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo), S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
10 Ago 2020 17:28 #43330 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Segunda-feira da 19ª semana do Tempo Comum
10/08/2020
São Lourenço, diácono e mártir

RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Boa tarde a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.




LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (2Cor 9,6-10)

Salmo Responsorial: Sl 111

R/.Ditoso o homem de coração bondoso e compassivo.

Feliz o homem que teme o Senhor e ama ardentemente os seus preceitos. A sua descendência será poderosa sobre a terra, será abençoada a geração dos justos.

Ditoso o homem que se compadece e empresta e dispõe das suas coisas com justiça. Este jamais será abalado; o justo deixará memória eterna.

Ele não receia más notícias, seu coração está firme, confiado no Senhor, O seu coração é inabalável, nada teme e verá os adversários confundidos.

Reparte com largueza pelos pobres, a sua generosidade permanece para sempre e pode levantar a cabeça com dignidade.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Anúncio do Evangelho (Jo 12,24-26)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna. Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também aquele que me serve. Se alguém me serve, meu Pai o honrará».

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, a Igreja por meio da Liturgia Eucarística que celebra o mártir romano São Lourenço nos lembra que «Existe um testemunho de coerência que todos os cristãos devem estar dispostos a dar cada dia, inclusive a custa de sofrimentos e de grandes sacrifícios» (S. João Paulo II).

A Lei Moral é santa e inviolável. Esta afirmação, certamente, contrasta com o ambiente relativista que impera em nossos dias, onde com facilidade cada um adapta as exigências éticas à própria comodidade pessoal ou às suas próprias debilidades. Não encontraremos ninguém que diga: Eu sou imoral; Eu sou um inconsciente; Eu sou uma pessoa sem verdade... Qualquer pessoa que dissesse isso se desqualificaria a si mesma imediatamente.

Mas a pergunta relevante seria: de que moral, de que consciência e de que verdade estamos falando? É evidente que a paz e a sadia convivência sociais não se podem basear em uma moral à la carte, onde cada um tira conforme lhe pareça, sem levar em conta as inclinações e as aspirações que o Criador dispôs para nossa natureza. Esta moral, longe de nos conduzir por «caminhos seguros» para os «verdes prados» que o Bom Pastor deseja para nós (cf. Sal 23, 1-3), nos levaria irremediavelmente às areias movediças do relativismo moral, onde absolutamente tudo se pode pactuar e justificar.

Os mártires são testemunhas inapeláveis da santidade da lei moral: há exigências de amor básicas que não admitem nunca exceções nem adaptações. De fato, «Na Nova Aliança encontram-se numerosas testemunhas de seguidores de Cristo que (...) aceitaram as perseguições e a morte antes de fazer o gesto idólatra de queimar incenso diante a estátua do Imperador (S. João Paulo II).

No ambiente da Roma do imperador Valeriano, o diácono «São Lourenço amou a Cristo na vida, imitou a Cristo na morte» (Santo Agostinho). E, uma vez mais, cumpriu-se que «quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna» (Jo 12, 25). Felizmente para nós, a memória de São Lourenço, ficará para sempre, como sinal de que o seguimento de Cristo merece que se dê a própria vida e, não admitir frívolas interpretações do seu caminho.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: PADRE LUCAS BIONAZ (LUCASBIONAZ), S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
11 Ago 2020 19:20 #43347 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Terça-feira da 19ª semana do Tempo Comum
11/08/2020
SANTA CLARA DE ASSIS

RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Boa tarde a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.




LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Ez 2,8—3,4)

Salmo Responsorial: Sl 118

R/. As vossas palavras, Senhor, são mais doces que o mel.

Não há maior riqueza para mim, Senhor, do que seguir a vossa vontade. As vossas ordens são as minhas delícias e os vossos decretos meus conselheiros.

Para mim vale mais a lei da vossa boca do que milhões em ouro e prata. Como são doces ao meu paladar as vossas palavras, mais que o mel para a minha boca.

As vossas ordens são a minha herança eterna, são a alegria do meu coração. Eu abro a minha boca e aspiro, porque estou ávido dos vossos andamentos.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



Anúncio do Evangelho (Mt 18,1-5.10.12-14)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: «Quem é o maior no Reino dos Céus?». Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: «Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta, estará acolhendo a mim mesmo. Cuidado! Não desprezeis um só destes pequenos! Eu vos digo que os seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos morros, para ir à procura daquela que se perdeu? E se ele a encontrar, em verdade vos digo, terá mais alegria por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos».

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, o Evangelho volta a nos revelar o coração de Deus que nos faz entender com que sentimentos atua o Pai do céu em relação a seus filhos. A solicitude mais fervorosa é para com os pequenos, aqueles com os quais não se presta atenção, aqueles que não chegam aonde todo mundo chega. Sabíamos que o Pai, como bom Pai que é, tem predileção pelos filhos pequenos, mas hoje, nos damos conta de outro desejo do Pai, que se converte em obrigação para nós: «Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus» (Mt 18,3).

Portanto, entendemos que o Pai não valoriza tanto o “ser pequeno”, mas o “fazer-se pequeno”. «Quem se faz pequeno (...), esse é o maior no Reino dos Céus» (Mt 18,4). Por isso, devemos entender nossa responsabilidade nesta ação de nos diminuirmos. Não se trata tanto de ter sido criado pequeno ou simples, limitado ou com mais ou menos capacidade, mas de saber prescindir da possível grandeza de cada um, para nos mantermos no nível dos mais humildes e simples. A verdadeira importância de cada um está em nos assemelharmos a um destes pequenos que Jesus mesmo nos apresenta com cara e olhos.

Hoje, dia de santa Clara de Assis (a. 1194-1253), escutamos um fragmento do Evangelho de João no contexto da Última Ceia, onde Jesus, despedindo-se dos seus, a ponto de ir embora, aponta uma nova maneira de estar unidos a Ele. Vai fisicamente, mas podemos estar com Ele mística e sacramentalmente.

Em um fragmento tão curto, nos impressiona a repetição da expressão “estar em” (ou “permanecer em” e “manter-se em”, segundo as diferentes versões). Não diz “com”, e sim “em”. Não é uma simples companhia, e sim uma intimidade profunda, comunhão de vida com Jesus, semelhante à da videira e os sarmentos.

Para terminar, o Evangelho ainda nos amplia a lição de hoje. Há, e muito perto de nós!, uns “pequenos” que estão mais abandonados do que os outros: aqueles que são como ovelhas que se desgarraram; e o Pai as busca e, quando as encontra, se alegra porque as faz voltar para casa e já não se perdem. Talvez, se contemplássemos a quem nos rodeia como ovelhas procuradas pelo Pai e devolvidas, mais do que desgarradas, seriam capazes de ver, mais freqüentemente, e mais de perto, o rosto de Deus. Como diz Santo Asterio de Amasea: «A parábola da ovelha perdida e do pastor nos ensina que não devemos desconfiar precipitadamente dos homens, nem desistir de ajudar aos que se encontram em risco».



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: PADRE LUCAS BIONAZ (LUCASBIONAZ), S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
12 Ago 2020 18:04 #43353 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Quarta-feira da 19ª semana do Tempo Comum
12/08/2020


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Boa tarde a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.




LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Ez 9,1-7; 10,18-22)

Salmo Responsorial: Sl 112

R/. A glória do Senhor está acima dos céus.

Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre.

Desde o nascer ao pôr do sol, seja louvado o nome do Senhor. O Senhor domina sobre todos os povos, a sua glória está acima dos céus.

Quem se compara ao Senhor nosso Deus, que tem o seu trono nas alturas e Se inclina lá do alto a olhar o céu e a terra?


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



Anúncio do Evangelho (Mt 18,15-20)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós! Se ele te ouvir, terás ganhado o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, de modo que toda questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Eu vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles».

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, neste breve fragmento do Evangelho, o Senhor nos ensina três importantes modos de proceder que frequentemente se ignoram.

Compreensão e advertência com o amigo ou o colega. Faça-o ver, com discrição e reservadamente («tu e ele a sós»), com claridade («vai corrigi-lo»), o seu comportamento equivocado para que acerte o seu caminho na vida. Acudir à colaboração de um amigo, se a primeira tentativa não deu certo. E, se nem assim se consegue a sua conversão e, se seu pecar escandaliza, não duvide em exercer a denúncia profética e pública, que hoje pode ser uma carta ao diretor de uma publicação, uma manifestação pública ou um cartaz. Esta maneira de proceder é uma exigência que pesa para o mesmo que a prática, e que frequentemente é ingrata e incômoda. Por tudo isso é mais fácil escolher o que chamamos equivocadamente de “caridade cristã” e, que costuma ser puro escapismo, comodidade, covardia, falsa tolerância. Na verdade, «está reservada a mesma pena para os que fazem o mal e para aqueles que o consentem» (São Bernardo).

Todo cristão tem o direito de solicitar dos nossos sacerdotes o perdão de Deus e da sua Igreja. O psicólogo, em um determinado momento, pode apaziguar o seu estado de ânimo; o psiquiatra em um ato médico pode conseguir vencer um transtorno endógeno. Ambas as atitudes são muito úteis, mas insuficientes para determinadas situações. Só Deus é capaz de perdoar, apagar, esquecer, pulverizar destruindo o pecado pessoal. E só, sua Igreja pode atar ou desatar comportamentos, transcendendo a sentença no céu. E com isso gozar da paz interior e começar a ser feliz.

Nas mãos e palavras do sacerdote está o privilégio de tomar o pão e que Jesus - Eucaristia seja realmente presença e alimento. Qualquer discípulo do Reino pode unir-se a outro, ou melhor, pode unir-se a muitos e, com fervor, Fé, coragem e Esperança, submergir no mundo e convertê-lo em verdadeiro corpo do Jesus - Místico. E, na sua companhia acudir a Deus Pai que escutará às suas súplicas, pois seu Filho comprometeu-se a isso: «pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles» (Mt 18,20).



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:


BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: PADRE LUCAS BIONAZ (LUCASBIONAZ), Padre Danilo Gomes Bionaz (Danilo), S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
13 Ago 2020 17:53 #43367 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
Quinta-feira da 19ª semana do Tempo Comum
13/08/2020
SANTA DULCE DOS POBRES


RITOS INICIAIS



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ:A paz esteja convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Boa tarde a todos, nos coloquemos em estado de alerta, para ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer neste dia.




LITURGIA DA PALAVRA


1ª Leitura (Ez 12,1-12)

Salmo Responsorial: Sl 77

R/. Não esqueçais as obras do Senhor.

Eles tentaram e ofenderam o Altíssimo e não observaram os seus mandamentos. Foram infiéis e renegados como seus pais, como flecha errante, desviaram-se do caminho.

Ofenderam-n’O no alto dos montes, provocaram-n’O com seus ídolos. Deus ouviu e inflamou-Se em cólera e repudiou com veemência Israel.

Deixou cair os seus heróis em cativeiro e a sua glória nas mãos de inimigos; e entregou o seu povo à espada, irritou-Se contra a sua herança.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Anúncio do Evangelho (Mt 18,21—19,1)

Diác.O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Diác.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Pedro dirigiu-se a Jesus perguntando: «Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?». Jesus respondeu: «Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes. O Reino dos Céus é, portanto, como um rei que resolveu ajustar contas com seus servos. Quando começou o ajuste, trouxeram-lhe um que lhe devia uma fortuna inimaginável. Como o servo não tivesse com que pagar, o senhor mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher, os filhos e tudo o que possuía, para pagar a dívida. O servo, porém, prostrou-se diante dele pedindo: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. Diante disso, o senhor teve compaixão, soltou o servo e perdoou-lhe a dívida.

»Ao sair dali, aquele servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia uma quantia irrisória. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. O companheiro, caindo aos pés dele, suplicava: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei’. Mas o servo não quis saber. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que estava devendo. Quando viram o que havia acontecido, os outros servos ficaram muito sentidos, procuraram o senhor e lhe contaram tudo. Então o senhor mandou chamar aquele servo e lhe disse: ‘Servo malvado, eu te perdoei toda a tua dívida, porque me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti? O senhor se irritou e mandou entregar aquele servo aos carrascos, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão».

Quando terminou essas palavras, Jesus deixou a Galiléia e foi para a região da Judéia, pelo outro lado do Jordão.


MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Hoje, perguntar «quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?» (Mt 18,21), é também perguntar: Estes a quem tanto amo, os vejo com tantas manias e caprichos que me chateiam, que me incomodam com frequência, não falam comigo... E isto se repete este dia e no outro dia. Senhor, até quando tenho que aguentar isso?

Jesus responde com a lição de paciência. Na realidade, os dois devedores coincidem quando dizem: «Tem paciência comigo» (Mt 18,26.29). Mas, enquanto o descontrole do malvado, que já ia sufocando o outro por pouca coisa, lhe ocasionaria a ruína moral e econômica, a paciência do rei, não só salva o devedor, sua família e os bens, como engrandece a personalidade do monarca e gera confiança na corte. A reação do rei, nos lábios de Jesus, nos recorda o livro dos Salmos: «Mas em ti se encontra o perdão, para seres venerado com respeito» (Sal 130,4).

Está claro que precisamos nos opor à injustiça, e, se necessário, energicamente (suportar o mal seria um indício de apatia ou covardia). Mas, a indignação é saudável quando nela não há egoísmo, nem ira, nem sandice, senão o desejo reto de defender a verdade. A autêntica paciência é a que nos leva a suportar misericordiosamente a contradição, a debilidade, as doenças, as faltas de oportunidade das pessoas, dos acontecimentos ou das coisas. Ser paciente equivale a dominar-se a si mesmo. As pessoas susceptíveis ou violentas não podem ser pacientes porque nem pensam nem são donos de si mesmos.

A paciência é uma virtude cristã porque faz parte da mensagem do Reino dos Céus, e se forja na experiência de que todos nós temos defeitos. Se Paulo nos exorta a nos suportarmos uns aos outros (cf. Col 3,12-13), Pedro nos recorda que a paciência do Senhor nos dá a oportunidade de nos salvarmos (cf. 2 Pe 3,15).

Certamente, quantas vezes a paciência do bom Deus nos perdoou no confessionário! Sete vezes? Setenta vezes sete? Quiçá mais!



DOM ROGÉRIO BIONAZ: Obedientes a palavra do Salvador, e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

BENÇÃO FINAL


DOM ROGÉRIO BIONAZ: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.
T. Amém.

DOM ROGÉRIO BIONAZ: Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz.
T. Amém.


DOM ROGÉRIO BIONAZ: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T. Amém.

DIÁC. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: S.G.Fabricius Mouton Bionaz (lodete40)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)