×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

Solenidade do Natal - San Marino

  • Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)
  • Avatar de Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
25 Dez 2017 01:54 #37529 por Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)
Solenidade do Natal - San Marino foi criado por Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)

SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR
Cor litúrgica: Branco ou Dourado



RITOS INICIAIS

PROCISSÃO DE ENTRADA
Enquanto é entoada a Antífona de Entrada, S.Rev. Pe. Willian Milet Aldobrandeschi, conduz a imagem do Menino Jesus até o presépio que foi preparado próximo ao presbitério.




SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO
Pe.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
As.: Amém.
Pe.: A paz esteja convosco.
As.: O amor de Cristo nos uniu.
Pe.: Irmãos e irmãs, feliz Natal! O Senhor veio ao nosso encontro, para nos trazer a salvação. Que possamos vivenciar em comunidade, também nas famílias, o amor de Deus que vem até nós no Natal.

ATO PENITENCIAL
Pe.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. Confessemos os nossos pecados:

As.: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Pe.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém.




GLÓRIA



ORAÇÃO
Arc.: OREMOS: Ó Deus, que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério, possamos gozar no céu sua plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
As.: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA


I LEITURA (Is 9,1-6)
Leitura do Livro do Profeta Isaías: - O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. Pois o jugo que oprimia o povo - a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais - tu os abateste como na jornada de Madiã. Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas. – Palavra do Senhor.
As.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL – Sl 88 (89)
R. Ao Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!
- Ao Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,* de geração em geração eu cantarei vossa verdade! - Porque dissestes: 'O amor é garantido para sempre!'*E a vossa lealdade é tão firme como os céus. R.
- 'Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito,* e eu fiz um juramento a Davi, meu servido. - Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem,* de geração em geração garantirei o teu reinado!' R.
- Ele, então, me invocará:†'Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus,* sois meu Rochedo onde encontro a salvação!` Guardarei eternamente para ele a minha graça* e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. R.

II LEITURA (Tt 2,11-14)
Leitura da Carta de São Paulo a Tito: - Caríssimo: A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem. – Palavra do Senhor.
As.: Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO




EVANGELHO (Lc 1,26-38)
Diác.: O Senhor esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.
Diác.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
As.: Glória a Vós, Senhor.
Diác.: Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível'. Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se. – Palavra da Salvação.
As.: Glória a Vós, Senhor.

HOMILIA

Caros irmãos e irmãs, acolhamos o convite do canto que ecoa em nossas Igrejas nesta noite santa e cheia da ternura de Deus: “Vinde juntar-vos aos pastores/ Vinde com eles a Belém/ Vinde correndo pressurosos,/ o Salvador que enfim nos vem!”
É esta vinda que hoje celebramos! Celebração que se faz memória; memória que não é simples recordação, mas que pela Sagrada e solene Liturgia desta noite, misticamente, pela potência do Espírito Santo, transporta a todos dos campos e cidades, dos palácios e das favelas e de onde quer que seja celebrada, à manjedoura de Belém, verdadeiro Palácio Real Daquele que tudo sustenta nos seus frágeis ombros, assumidos para a nossa salvação.
Vinde todos e alegremo-nos! Juntemo-nos à Virgem Mãe e a São José; juntemo-nos aos animais que O aquecem na noite fria... aqueçamos o Recém Nascido para a nossa Salvação, não com o hálito quente de animais sem razão, mas aprendendo deles, que reconhecem seu dono; aquecemo-Lo com o nosso amor e gratidão reconhecendo Nele, Nosso Senhor e Salvador, o desejado das Nações; O desejado por todo homem que vem a este mundo, mesmo que não saiba. Desejo que o Senhor não só pôs em nossos corações, mas que hoje, de forma inimaginável, realizou.
Vinde e não sejamos como os que O temem como adversário, querendo matá-Lo, mas como aqueles que O querem adorá-Lo, servi-Lo e amá-Lo! Aqueçamos seu frágil corpo que é nosso também, pois somos seus membros pelo Batismo, com o Amor que foi derramado em nossos corações para elevar a nossa humana capacidade em amar, a amar como Ele próprio nos amou.
Esta Noite comove a todos, até mesmo os que agem como animais sem razão... Todos se juntam em seus lares para celebrar aquele que, tendo com o Pai tudo criado, não encontra lugar... É noite de alegria que a muitos entristece... Entristece pela solidão de também num lar não poder celebrar; entristece por sentir o coração apertado; por não ter a quem abraçar... Mas também para estes o frágil Menino é motivo de Alegria se O acolhem, pois também a eles se uniu... É a notícia que os anjos dão aos pastores que, vivendo nos campos e à noite, também recebem pelo Anjo e pelo coro angélico. Para todos que se entristecem, hoje somos chamados a ser mensageiros; a eles devemos estender o convite: “Vinde juntar-vos aos pastores/ Vinde com eles a Belém/ Vinde correndo pressurosos,/ o Salvador que enfim nos vem!”
O Senhor vem para todos, para os que O desejam, para os que O reconhecem e acolhem, mas também vem àqueles que não. Falta-lhes anunciar e a eles O reconhecerem. Anúncio que faz o Anjo aos pastores, dando indicações que a ninguém espanta, pois atrai pela fragilidade que não ameaça, mas que inspira cuidados. Quem não se cala e não se alegra diante da frágil figura de um recém nascido? Quem não se enternece quando a vida se manifesta? Quem não reconhece a benção que é uma criança? Quem não se enche de esperança quando percebe que tudo recomeça quando um ser humano vem a este mundo?... Na fragilidade deste Menino é que reside a força de Deus; fragilidade simbolizada pela faixas a proteger o pequeno corpo; fragilidade que já aponta para o Sudário que o envolverá na Paixão; fragilidade que se transformará em força e glória na manhã da Ressurreição. Fragilidade que expressa o perfeito louvor a Deus na boca dos mais pequeninos que a mãe amamenta; fragilidade que amedronta e faz calar os que se consideram fortes...
O Filho, do Pai enviado e pelo Espírito sobre a Virgem se fez criatura! Ela de Serva, se faz Mãe e Discípula perfeita; São José, de esposo da Virgem, na terra recebe a missão de ser pai nutrício de Deus Filho!
Deus olhou para a humildade de sua serva, para a fidelidade e justiça de José e os elevou. Eles se associaram intimamente a tal mistério constituindo a Sagrada Família.
O Menino que nasce sem lar, hoje é celebrado em todos os lares. É o paradoxo do Natal, como observou Chesterton. É Ele a razão da festa de hoje e amanhã. O galo canta mais fortemente... anuncia a chegada da Salvação. É o sentinela que a todos acorda, anunciando o sol que nasce e, nesta Noite Santa mais fortemente, anunciando o verdadeiro “Sol nascente que nos veio visitar”, como cantou Zacarias celebrando o nascimento de João Batista!
Alegria, portanto, caros irmãos e irmãs! Das trevas e da antiga escravidão do pecado, com o poder “sobre os ombros” nos liberta do jugo, porque “um Menino nasceu para nós, um filho nos foi dado”.
Levantemo-nos! Estejamos misticamente em Belém, a “casa do pão”; adoremos o Menino e de lá partamos como os pastores e espalhemos a boa notícia: manifestou-se a Salvação para nós que não reside na força dos homens, mas na ternura de Deus!
Junto aos nossos familiares e amigos, digamos a todos: Nasceu Jesus Salvador, que é o Cristo o Senhor. Celebremos hoje e amanhã não como animais sem razão, mas deles aprendendo, reconheçamos nosso Deus e Senhor!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

PROFISSÃO DE FÉ

Credimus in unum Deum Patrem omnipotentem. Factorem caeli et terrae, Visibilium omniumet invisibilum Conditorem. Et in unum Dominum Iesum Christum, Filium Dei unigenitum. Et ex Patre natum ante omnia seacula. Deum ex Deo. Lumem de lumine. Deum verum ex Deo vero. Natum non factum. Omousion Patri: Hoc est, eiusdem cum Patre substantie. Per quem omnia facta sunt, quae in caelo et quae in terra. Qui propter nos homines et propter nostram salutem descendit de caelis. Et incarnatus est Spiritu Sancto Natus ex Maria Virgine. Et homo factus est. Passus sub Pontio Pilatus. Sepultus, tertia dia resurrexit. Ascendit ad caelos, sedet at dexteram Dei Patris omnipotentis. Inde venturus est iudicare vivos et mortuos. Cuius regni non erit finis. Et in Sipritum Santcum Dominum vivificatorem et ex Patre et Filio procedentem. Cum Patre et Filio adorandum et conglorificandum. Qui locutus est per prophetas. Et unam Sanctam Catholicam et apostolicam Ecclesiam. Expectamus resurrectionem mortuorum et vitam venturi seaculi. Amen.

RITOS FINAIS


PAI NOSSO
Pe.: O Senhor nos comunicou o seu Espírito. Com confiança, alegria e a liberdade de filhos e filhas de Deus Pai, rezemos:

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


BENÇÃO
Pe.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
As.: Amém.
Diác.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


Willian Milet Aldobrandeschi
Visconte di Motta San Giovanni
Senatore della 23ª Legislatura
Governatore di La Maddalena
Cardinale Arcivescovo di Treviso
Monsignore della Chiesa Cattolica
Direttore Generale di SAMCOM - Repubblica di San Marino
Gran Cancelliere della Pontificia Accademia Italiana di Musica Sacra - Marco Frísina
Suddito della Corona Italiana
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo Bastos Aldobrandeschi (robastos)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.