×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

CELEBRAZIONE DI ORDINAZIONE DIACONALE - ROGÉRIO BIONAZ

  • SA Neimar Bionaz (neibionaz)
  • Avatar de SA Neimar Bionaz (neibionaz) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
10 Fev 2018 23:01 - 10 Fev 2018 23:08 #37973 por SA Neimar Bionaz (neibionaz)
CELEBRAZIONE DI ORDINAZIONE DIACONALE - ROGÉRIO BIONAZ foi criado por SA Neimar Bionaz (neibionaz)


CELEBRAZIONE DI ORDINAZIONE DIACONALE
ROGÉRIO BIONAZ



Irmãos e irmãs é com imensa alegria que a Arquidiocese de Treviso celebra a ordenação diaconal do seminarista Rogério Bionaz. A santa Igreja, através da Comunidade Eclesial Micronacionalista, cresce no micromundo, na firme certeza que cumpre com fé, esperança e amor a missão de anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus a todos os povos. Que o Bom Pastor fortaleça nosso irmão Rogério na vocação e missão na Arquidiocese de Treviso, no Reino da Itália. Acolhemos a procissão de entrada, acolhemos nosso pastor, nosso Arcebispo Metropolitano e Primaz do Reino da Itália Cardeal Neimar Bionaz.

Procissão: Turiferário e naveteiro, cruciferário, ceriferários, diácono Valdinei trazendo o Evangeliário, ordenando, presbíteros e arcebispo. A celebração segue como de costume em italiano. O rito de ordenação e a homilia em português. Nas ordenações os clérigos usam paramentos brancos.

RITO INIZIALE


CANTO DI INGRESSO



Quando l’assemblea si è radunata, il sacerdote con i ministri si reca all'altare, mentre si esegue il canto d'ingresso. Giunto all'altare, il sacerdote con i ministri fa la debita riverenza, bacia l'altare in segno di venerazione, incensa il altare, poi con i ministri si reca alla sede.

As = Assembleia.

SALUTO DEL VESCOVO
Arcivescovo: Nel nome del Padre e del Figlio e dello Spirito Santo.
As. Amen.
Arcivescovo: La pace sia con voi.
As. E con il tuo spirito.

ATO PENITENZIALE
Arcivescovo: Fratelli i sorelli, per celebrare degnamente i santi misteri, riconosciamo i nostri peccati (pausa).

As. Confesso a Dio onnipotente e a voi, fratelli, che ho molto peccato in pensieri, parole, opere e omissioni, per mia colpa, mia colpa, mia grandissima colpa. E supplico la beata sempre vergine Maria, gli angeli, i santi e voi, fratelli, di pregare per me il Signore Dio nostro.

Arcivescovo: Dio onnipotente abbia misericordia di noi, perdoni i nostri peccati e ci conduca alla vita eterna.
As. Amen.



GLORIA



ORAZIONE
Arcivescovo: Preghiamo (silenzio i orazione personale): O Padre, che alla scula di Cristo tuo figlio insegni a tuoi ministri non a farsi servire, ma a servire i fratelli, concede a questi eletti al diaconato di essere instancabili nel dono di sé, vigilanti nella preghiera, lieti ed accoglienti nel servizio della comunità. Per il nostro Signore Gesù Cristo, tuo Figlio, che è Dio, e vive e regna con te, nell’unità dello Spirito Santo, per tutti i secoli dei secoli.
As. Amem.

LITURGIA DELLA PAROLA

PRIMA LETTURA (Is 6,1-8)
Lettura dal libro del profeta Isaia. - Nell’anno in cui morì il re Ozia, io vidi il Signore seduto su un trono alto ed elevato; i lembi del suo manto riempivano il tempio. Attorno a lui stavano dei serafini, ognuno aveva sei ali e proclamavano l’uno all’altro: “Santo, santo, santo è il Signore degli eserciti. Tutta la terra è piena della sua gloria”. Vibravano gli stipiti delle porte alla voce di colui che gridava, mentre il tempio si riempiva di fumo. E dissi: “Ohimè! lo sono perduto, perché un uomo dalle labbra impure io sono e in mezzo a un popolo dalle labbra impure io abito; eppure i miei occhi hanno visto il re, il Signore degli eserciti”. Allora uno dei serafini volò verso di me; teneva in mano un carbone ardente che aveva preso con le molle dall’altare. Egli mi toccò la bocca e mi disse: “Ecco, questo ha toccato le tue labbra, perciò è scomparsa la tua iniquità e il tuo peccato è espiato”. Poi io udii la voce del Signore che diceva: “Chi manderò e chi andrà per noi?”. E io risposi: “Eccomi, manda me!”. - Parola di Dio.
As. Rendiamo grazie a Dio.

SALMO RESPONSORIALE 22 (23)



CANTO AL VANGELO
Il diacono Valdinei si avvicina al Arcivescovo, è riverente archi e chiede la benedizione. In processione conduce l'evangeliario alla mensa della Parola, per l'annuncio del Vangelo.



VANGELO (Gv15,9-17)
Diacono Valdinei: Il Signore sia con voi.
As. E con il tuo Spirito.
Diacono Valdinei: Dal Vangelo secondo + Giovanni.
As. Gloria a te, o Signore.

Il diacono incensa il evangeliario.

In quel tempo, Gesù disse ai suoi discepoli: “Come il Padre ha amato me, così anch´io ho amato voi. Rimanete nel mio amore. Se osserverete i miei comandamenti, rimarrete nel mio amore, come io ho osservato i comandamenti del Padre mio e rimango nel suo amore. Questo vi ho detto perché la mia gioia sia in voi e la vostra gioia sia piena. Questo è il mio comandamento: che vi amiate gli uni gli altri, come io vi ho amati. Nessuno ha un amore più grande di questo: dare la vita per i propri amici. Voi siete miei amici, se farete cio´ che io vi comando. Non vi chiamo più servi, perché il servo non sa quello che fa il suo padrone; ma vi ho chiamati amici, perché tutto cio´ che ho udito dal Padre l´ho fatto conoscere a voi. Non voi avete scelto me, ma io ho scelto voi e vi ho costituiti perché andiate e portiate frutto e il vostro frutto rimanga; perché tutto quello che chiederete al Padre nel mio nome, ve lo conceda. Questo vi comando: amatevi gli uni gli altri”. - Parola del Signore.
As. Lode a te, o Cristo.

RITO DI ORDINAZIONE

APRESENTAÇÃO E ELEIÇÃO
O Arcebispo assentado na sua cátedra diz:
Aproximem-se aquele que será ordenado diácono.

ROGÉRIO:
Eis-me aqui!

Monsenhor Willian Aldobrandeschi em nome da Arquidiocese de Treviso se dirige ao Arcebispo e diz:
Reverendíssimo Pai, a santa Mãe Igreja pede que, ordeneis este nosso irmão Rogério Bionaz para o ministério do diaconato.

O Arcebispo interroga-o dizendo:
Vós que pedes tal ordenação, sabes se ele é digno?

Monsenhor Willian responde:
Segundo o testemunho do povo cristão, de seus amigos e conhecidos, dos principais do Reino da Itália e dos membros desta Arquidiocese de São Pedro de Treviso, atesto e dou plena confiança que o seminarista Rogério Bionaz é digno deste ministério.

O Arcebispo acatando tal pedido pronuncia a aceitação e a oração:
Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem dos Diáconos a exemplo daqueles que em tal ministério deram fundamental e digno exemplo de toda a Santa Igreja.

Todos:
Amém.

HOMILIA



Irmãos e irmãs, mais uma vez nos reunimos em nossa amada Catedral Metropolitana São Pedro, para celebrar a ordenação diaconal. Para mim é um dia muito especial, pois além de Rogério ser seminarista da Arquidiocese, é também meu sobrinho. A nossa família Bionaz entrega mais um de seus filhos para o serviço da Santa Igreja.

Agradeço a presença de SMR Francesco da Itália, meu irmão Marlon bionaz, chanceler do Reino da Itália, Patriarca da Família Bionaz, demais nobres do Reino da Itália, autoridades civis e militares, do Reino da Itália e da República de San Marino, religiosos e tantos outros irmãos, mesmo aqueles que não participam da mesma fé, mas creem na vida, creem na solidariedade entre pessoas, entre povos, pois desta maneira todos podemos chegar à meta, Deus. Sejam todos bem-vindos, irmãos e irmãs das mais diversas comunidades onde a Igreja se faz presente através do trabalho pastoral de nossa Arquidiocese de Treviso e da Comunidade Eclesial Micronacional.

O Evangelho que foi proclamado nos mostra que o Senhor Jesus, o Bom Pastor, é Ele que nos chama para trabalharmos em sua messe, mas não como escravos ou simples servos, mas como verdadeiros amigos. O verdadeiro amigo dá sua vida e é isto o que o Senhor deseja, quer que doamos nossa vida pelos irmãos e irmãs, principalmente os mais pobres. Lembremos que não se trata apenas da pobreza física, mas também da pobreza de fé. Ele chama, pois bem, aqui estamos, envia-nos! Cantamos no início desta celebração que Deus é amor, Ele afasta o medo, portanto, não tenhamos medo de amar a Deus, amar a humanidade, viver nossa vocação.

Agora uma palavra para você, estimado filho na fé, Rogério. Estou realmente feliz por este momento, pois atendes não somente ao meu convite, mas convite do Pai, de colocar-se à serviço dos irmãos aqui na Arquidiocese de Treviso. Tenho certeza que posso contar com você e os demais membros de nosso clero no trabalho prazeroso que é anunciar o amor de Deus, evangelizar. Teremos dificuldades, já alerto; teremos "nãos"; teremos pessoas indiferentes, mas nossa fé, nossa vontade em fazer a vontade de Deus, nossa união vencerá todos os obstáculos. Rogério, você não está sozinho nesta empreitada. Estamos contigo!

Façamos um instante de silêncio e oração pela Comunidade Eclesial Micronacional, pela Santa Igreja Católica, por todos os que precisam de nossa oração sincera. Rezemos por nosso Patriarca Dom Carlos Alberto, por nossos bispos Miguel e Mario, nossos padres e diáconos, por nossos seminaristas, pela missão de cada um, a fim de que possamos produzir frutos de vida e justiça.


COMPROMISSO DO ELEITO
Instantes de silêncio para meditar. O Arcebispo prossegue pedindo que perante o povo o eleito ao diaconato manifeste seu desejo.
Filho caríssimo antes de serdes admitido à Ordem dos diáconos deveis manifestar diante do povo de Deus o propósito de receber este ministério. Portanto: quereis consagrar-vos ao serviço da Igreja pela imposição das minhas mãos, pelo dom do Espírito Santo que veio sobre os apóstolos no cenáculo á serviço da evangelização e na construção do reino celeste?

ROGÉRIO:
Sim, eu quero.

Arcebispo:
Quereis exercer o ministério de diácono, com humilde, caridade, para auxílio da Ordem Presbiteral em comunhão com o seu Arcebispo, ao Patriarca da Comunidade Eclesial Micronacional, Carlos Alberto e em obediência e lealdade ao Sucessor de São Pedro o Papa Francisco?

ROGÉRIO:
Sim, eu quero.

Arcebispo:
Quereis guardar o mistério da fé em consciência pura, como diz o Apóstolo, e proclamar esta fé, por palavras e obras, anunciando e difundindo a palavra de salvação?

ROGÉRIO:
Sim, eu quero.

Arcebispo:
Vós, que estais preparado para abraçar o celibato, quereis como sinal do vosso coração consagrado a Cristo Senhor, mantendo vossos votos e assim se integrar a ordem diaconal?

ROGÉRIO:
Sim, eu quero.

Arcebispo:
Quereis perseverar e progredir na oração e realizar fielmente o Ofício Divino em favor da Igreja e pelo mundo inteiro?

ROGÉRIO:
Sim, eu quero.

Arcebispo:
Quereis imitar sempre em vossa vida o exemplo de Cristo, a cujo Corpo e Sangue servireis no altar e cuja palavra e salvação anunciará?

ROGÉRIO:
Sim, eu quero, com a ajuda de Deus.

O Arcebispo conclui com a seguinte oração:
Cristo príncipe da paz e filho unigênito de Deus criador, princípio e fim de todas as coisas fazei que tal aceitação proferida vos seja agradável. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos:
Amém.

O eleito se aproxima do Arcebispo, ajoelha-se e põe as mãos juntas nas do bispo:
Rogério promete lealdade e obediência a mim, e aos meus sucessores?

ROGÉRIO:
Sim, eu prometo.



O Arcebispo diz concluindo:
Queira Deus consumar o bem que em você começou, e que possa ser integrado na ordem do diaconato.

LADAINHA DE TODOS OS SANTOS
O eleito se prostra em sinal de humildade e reconhecimento da vontade de Deus e implora ajuda de todos os santos através da Ladainha. O Arcebispo fala as seguintes palavras e se inicia a ladainha:
Senhor Deus altíssimo concedei ao vosso filho Rogério, pelo auxílio de vossos santos, perseverança na ordem do diaconato, e que possa servir o Vosso povo com humildade e caridade.

O Arcebispo e demais concelebrantes se voltam para o altar.



Diácono Valdinei:
Ajoelhai-vos:



O Arcebispo conclui com a seguinte oração:
Senhor nosso Deus, ouvi as nossas preces e acompanhai com a vossa graça o que por nosso ministério se vai realizar. Dignai-Vos abençoar e santificar este vosso servo, Rogério, á qual a santa Igreja pede a ordenação diaconal e roga a Vós que derrame graças em abundância sobre ele neste novo ministério. Por Cristo nosso senhor.

Todos:
Amém.

IMPOSIÇÃO DAS MÃOS
O eleito ao diaconato se ajoelha diante do Arcebispo que impõe as mãos sobre a cabeça em silêncio.



Após a imposição das mãos, com o ordenado ainda de joelhos, o Arcebispo reza a oração:
Senhor, Pai santo, Deus eterno e onipotente, atendei e estai conosco. Sois Vós que dais as graças, distribuís as ordens e organizais os ministérios. Deus imutável, nos vos pedimos que ajudeis este vosso servo a fim de que auxiliando e testemunhando a santa fé católica, seja constituído diácono pela efusão do Espírito Santo. Por Cristo nosso Senhor.

Todos:
Amém.

VESTIÇÃO DA ESTOLA E DA DALMÁTICA
O Arcebispo entrega ao novo diácono a estola diaconal e a dalmática dizendo:
Filho caríssimo receba a estola diaconal símbolo de vossa missão como anunciante do Evangelho, e revista-se, pois também da dalmática sendo para vós símbolo do ministério e do Espírito Santo que hoje o constitui diácono da Santa Igreja.



ENTREGA DO EVANGELIÁRIO
O Arcebispo convida o novo diácono a se ajoelhar e entrega-o o Evangeliário dizendo:
Diácono Rogério, receba o Evangelho de Cristo, que tens missão de proclamar. Crê no que lês, ensina o que crês e vive o que ensinas, assim exercendo o seu ministério diaconal.

O Arcebispo continua com a seguinte oração:
Ó Deus de toda bondade venha sobre este vosso servo, que hoje o Espírito Santo ordenou diácono, que agora sendo integrado a tal grau da ordem seja por vós, ó Pai, assistido e acompanhado em abundantes graças e bênçãos. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos:
Amém.

ABRAÇO DA PAZ
O Arcebispo acolhe o novo diácono com o abraço da paz.
Rogério, a paz esteja contigo.

Diácono Rogério:
E Contigo também.


RITO DI CONCLUZIONE

PADRE NOSTRO
Arcivescovo: Obbedienti alla parola del Salvatore e formati al suo divino insegnamento, osiamo dire:



BENÇÃO FINAL
arcivescovo: Il Signore sia con voi.
As. E con il tuo spirito.
Arcivescovo: Vi benedica Dio onnipotente, Padre e Figlio e Spirito Santo.
As. Amen.
Diacono Rogério: L'assistenza divina rimane sempre con tutti voi!
As. E con i nostri fratelli e sorelle assenti.
Diacono Rogério: La Celebrazione è finita: andate in pace.
As. Rendiamo grazie a Dio.



S.A. Neimar Bionaz
(Gerardo II - Grão-Mestre da Ordem de Malta)
Príncipe de Treviso
Presidente do Senado Real Italliano
Barão de São Simeão em Zadar, Croácia, Império Alemão
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem de Palermo
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem da Unificação Paulisa, Reino de Bauru e São Vicente
Comendador da Ordem Italiana da Atividade Micronacional
Comendador da Ilustríssima Ordem do Cisne, Império Alemão
Cavaleiro da Ordem do Leão de Ouro - Nova Inglaterra
Cavaleiro da Soberana Ordem Imperador Carlos Magno - Reino da França
Cardeal Arcebispo de Reims-Paris - Reino da França
Súdito da Coroa Italiana
Last edit: 10 Fev 2018 23:08 by SA Neimar Bionaz (neibionaz).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: SMR Francesco III Pellegrini (Francesco), Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet), DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Avatar de DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
11 Fev 2018 18:20 #37983 por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)
Respondido por DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis) no tópico CELEBRAZIONE DI ORDINAZIONE DIACONALE - ROGÉRIO BIONAZ
“Sit nomen Domini”.
Bendito sejas, quanta alegria em meu coração, poder honrar minha família e minha Igreja me colocando ao serviço no ministério ordenado.
Agradeço imensamente meu pai na fé nosso Arcebispo Metropolitano e Primaz do Reino da Itália e meu tio, o Cardeal Neimar Bionaz, por toda confiança depositada em mim desde meu ingresso no seminário. Agradeço também a presença e acolhida em nosso Reino de SMR Francesco da Itália.
Segundo o Papa Francisco, a vocação nasce no seio da família, por isso agradeço de todo coração a meu pai Marlon Bionaz e a toda minha família pelo apoio nesta trajetória eclesial.

Dom Rogério Bionaz

Arcebispo Metropolitano de Praga
Administrador Paroquial da Igreja Santa Ana - Reino do Manso
Vigário Paroquial da Igreja de Santa Ana dos Palafreneiros
Filho do Patriarca da Casa Bionaz
Oficial da Honorífica Ordem Nobiliárquica da Rainha Marina
Cidadão Honorário do Reino do Manso
Cidadão Honorário do Vaticano
Capelão Pregador da Casa Patriarcal
Conselheiro Teólogo da Cúria Vaticana
Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário
Súdito da Coroa Italiana em serviço na Boêmia
"Benedictus nomen Domini"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: SMR Francesco III Pellegrini (Francesco), Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)