×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

CELEBRAÇÃO DO QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM

  • SA Neimar Bionaz (neibionaz)
  • Avatar de SA Neimar Bionaz (neibionaz) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Muito Experiente II
  • Muito Experiente II
Mais
29 Jan 2018 00:22 - 29 Jan 2018 00:25 #37853 por SA Neimar Bionaz (neibionaz)
CELEBRAÇÃO DO QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM foi criado por SA Neimar Bionaz (neibionaz)

IV DOMENICA DEL TEMPO ORDINARIO - ANNO B
28 gennaio 2018 - Colore liturgico: Verde



(P = Presidente; A = Assembleia)

RITI DI INTRODUZIONE

CANTO D'INGRESSO
Quando l’assemblea si è radunata, il sacerdote con i ministri si reca all'altare, mentre si esegue il canto d'ingresso. Giunto all'altare, il sacerdote con i ministri fa la debita riverenza, bacia l'altare in segno di venerazione, poi con i ministri si reca alla sede. Se non ha luogo il canto, l'antifona d'ingresso è letta o dal popolo o dal lettore, o dallo stesso sacerdote dopo il saluto ai fedeli.



P.: Nel nome del Padre e del Figlio e dello Spirito Santo.
A.: Amen.
P.: La grazia del Signore nostro Gesù Cristo, l'amore di Dio Padre e la comunione dello Spirito Santo sia con tutti voi.
A.: E con il tuo spirito.

l’ATTO PENITENZIALE
P.: Nel giorno in cui celebriamo la vittoria di Cristo sul peccato e sulla morte, anche noi siamo chiamati a morire al peccato per risorgere alla vita nuova. Riconosciamoci bisognosi della misericordia del Padre.

P.: Signore, mandato dal Padre a salvare i contriti di cuore, abbi pietà di noi.
A.: Signore, pietà.
P.: Cristo che sei venuto a chiamare i peccatori, abbi pietà di noi.
A.: Cristo, pietà.
P.: Signore, che intercedi per noi presso il Padre, abbi pietà di noi
A.: Signore, pietà.

P.: Dio onnipotente abbia misericordia di noi, perdoni i nostri peccati e ci conduca alla vita eterna.
A.: Amen.

GLORIA



ORAZIONE
P.: Preghiamo: Dio grande e misericordioso, concedi a noi tuoi fedeli di adorarti con tutta l’anima e di amare i nostri fratelli nella carità del Cristo. Egli è Dio, e vive e regna con te, nell’unità dello Spirito Santo, per tutti i secoli dei secoli.
A.: Amen.

LITURGIA DELLA PAROLA

Em português.
PRIMA LETTURA (Dt 18,15-20)
Leitura do Livro do Deuteronômio: - Moisés falou ao povo dizendo: “O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar. Foi exatamente o que pediste ao Senhor teu Deus, no monte Horeb, quando todo o povo estava reunido, dizendo: ‘Não quero mais escutar a voz do Senhor meu Deus, nem ver este grande fogo, para não acabar morrendo’. Então o Senhor me disse: ‘Está bem o que disseram. Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar. Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as minhas palavras que ele pronunciar em meu nome. Mas o profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não lhe mandei ou se falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer’”. - Parola di Dio
A.: Rendiamo grazie a Dio.

SALMO RESPONSORIALE (Sl 94)
— Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!
— Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!
— Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!
— Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.
— Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.
— Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!

SECONDA LETTURA: (1Cor 7,32-35)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: - Irmãos: Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido. Digo isto para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações. - Parola di Dio
A.: Rendiamo grazie a Dio.

CANTO AL VANGELO (Mt 4, 16)



VANGELO (Mc 1,21-28)
P.: Il Signore sia con voi.
A.: E con il tuo spirito.
P.: Dal Vangelo secondo + Marco.
A.: Gloria a te, o Signore.
Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia. - Parola del Signore.
A.: Lode a te, o Cristo.

OMELIA
A palavra Deuteronômio vem de Deuteros = segundo, e Nomos = lei. É a segunda versão da legislação de Moisés. O Deuteronômio foi elaborado a partir de pequenos fragmentos que foram compilados pelo autor ou autores ao longo de mais de seiscentos anos. O material que conhecemos teve uma origem bem diversa. Uma parte pertence à grande tradição oral que a confederação de tribos empregou para regulamentar a aplicação da justiça dentro da comunidade e entre as tribos durante o tempo dos Juízes. Outra parte provém das tradições do reino do Norte, elaborada por grupos que se opunham à monarquia e propunham legislações alternativas para tentar mudar o despótico governo instalado na Samaria. Outra parte, é elaboração de tradições orais do reino do Sul vigentes nos tempos do rei Josias. Esta diversidade foi reelaborada depois do desterro pelos sacerdotes e sábios, até alcançar a forma conhecida hoje.

O documento teve várias edições nas quais foi sucessivamente ampliado. Insiste na necessidade de viver relações humanas justas. A lei não é, neste documento, uma montanha de decretos isolados. Cada preceito está em função de defender a vida e a dignidade de cada pessoa na comunidade. A lei expressa a vida íntima da comunidade, a necessidade de que cada pessoa tenha o suficiente para sobreviver e ninguém viva numa situação vergonhosa e miserável. Deste modo, a lei deixa de ser uma obrigação detestável e passa a ser um "dom" que Deus concede a todo o povo. Este dom ou aliança se fundamenta no direito de cada família a possuir o mínimo necessário, isto é, um pedaço de terra onde possa cultivar e onde possa viver sem ser um peso para os demais: “Como o Senhordeu este país a seu povo, ninguém pode apropriar-se da terra" (Dt 15, 4).

Para este autor a aliança, a lei ou "dom" deve ser interiorizada. A convivência no país que Deus deixou ao Povo peregrino exige uma mudança de mentalidade que se traduz numa organização social em que o direito divino prevalece sobre todas as instituições. O núcleo deste direito é a justiça inter-humana, entendida como fundamento da convivência social. "O rei deve ser humano e deixar de lado vantagens e interesses pessoais. Este abrir-se generosamente aos outros é o que demonstra a pertença ao Senhor e o que permite a pertença a este povo".

Nesta mesma linha está a promessa acerca do profeta vindouro. Esse profeta se compara com Moisés. Não vem para recordar ao povo uma ou outra coisa. Vem para indicar qual é o rumo que o povo deve seguir. O profeta se preocupará por manter vivo o Espírito da Lei, tema sobre o qual insiste o Deuteronômio, de modo que não se converta em mera formalidade, mas expresse as necessidades vitais da comunidade e de cada ser humano.

O Deuteronômio dá início a uma tendência que Jesus levará adiante. Para Jesus, e em geral para todos os profetas, o fundamental da lei é preservar a dignidade, a intimidade e o valor de cada ser humano, o direito a vivir numa comunidade onde seja valorizado pelo que é e não pelo que tem. Deste modo, a legislação deixa de ser um preceito que rege alguma coisa em particular, e se transforma em expressão das necessidades vitais do ser humano. A isto a Bíblia chama de "levar a Lei no coração".

Esta nova maneira de ver a lei é a que Paulo aplica na Carta aos Coríntios. Ele aconselha, sugere, opina, exorta e admoesta tendo em conta a situação da comunidade, no marco social, e a situação da pessoa, no marco da comunidade. Não impõe critérios rígidos que sufocam a consciência das pessoas, mas busca que cada pessoa esteja bem com sua situação.

A comunidade, preocupada com as opiniões adversas ao matrimônio, pergunta ao apóstolo Paulo: Seria preferível não casar-se? Para Paulo o importante é que cada pessoa da comunidade cristã se sinta à vontade e motivada para servir. Por isso sua mensagem não se orienta aos que estão casados, mas se preocupa com os judeus e com os escravos. Aos judeus para que não reneguem sua cultura e suas tradições, e nem tampouco a imponham sobre os demais. Aos escravos, alenta-os a não desanimar por sua condição e busquem uma oportunidade para libertar-se. Deste modo, ninguém pode se sentir inferior ou superior aos demais. Todos são iguais porque dentro da comunidade se respeita a diferença. Este é o princípio de igualdade.

Em todos os casos, situações, estados civis, posições sociais... Paulo insiste na urgência de se buscar um caminho para viver a liberdade que Cristo nos deixou e, sendo livres, preparar a irrupção do Reino. O Senhor vai voltar quando a comunidade, livre já de travas sociais, culturais ou ideológicas, dá testemunho de um modo de viver alternativo e libertador.

Esta capacidade, para discernir cada situação em particular, foi uma das coisas que mais a multidão admirou em Jesus. Enquanto outros mestres e líderes respondiam com exaustivas explicações e citando códigos, preceitos e doutrinas, Jesus respondia com a verdade simples e sincera.

Jesus estava interessado na situação particular de cada ser humano: em seus sofrimentos, nas ideias que o atormentavam, naquelas coisas que lhe impediam de ser livre e espontâneo. Este interesse não obedecia a um interesse político encoberto, mas a uma genuína valorização de cada pessoa que encontrava no caminho. Muitos movimentos e grupos mostram interesse pelos indivíduos enquanto estes servem a seus interesses proselitistas, enquanto são seus adeptos, depois, se há discrepância ou desacordo, os ignoram ou os marginalizam. Jesus se manifestou abertamente contra este modo de agir e o declarou abertamente: o sábado, ou seja a lei, os costumes, tudo o que é prescrito, está a serviço de cada ser humano e não ao contrário.

Precisamente, sua luta contra os demônios foi uma luta contra as ideologias instaladas nas sinagogas, que buscavam um messias glorioso, um militar implacável, um reformador religioso. Jesus nunca se identificou com estes propósitos. Por esta razão, ordena aos "espíritos imundos" ou ideologias opressoras a guardar silêncio e a não tratar de seduzí-lo com falsas aclamações e reconhecimentos.

O povo simples reconhecia esta luta contra o formalismo da lei e da ideologia que a sustentava. A proposta de Jesus os libertava da pesada carga moral, econômica e cultural que supunha cumprir os mais de seis mil preceitos que estavam vigentes com o intuito de controlar todos os aspectos da vida pessoal e comunitária. Muita gente se perguntava: Não será este homem o novo legislador? Não será este o prometido para ocupar o lugar do profeta Moisés? Não será a proposta de Jesus, o Reino de Deus, a "nova Lei"? Por que suas ações libertadoras e sua luta contra o mal é tão eficaz?

Hoje devemos perguntar-nos: Temos seguido a proposta de Jesus de que cada ser humano tenha um valor inalienável? Cremos que nossa tarefa, como anunciadores da boa nova, é ajudar a todos os seres humanos a libertar-se das amarras que não lhes permitem crescer com liberdade e espontaneidade? A Boa |Nova de Jesus tem caráter normativo, ou a tomamos superficialmente como as notícias do dia a dia?


CREDO


RITI DI CONCLUSIONE

PADRE NOSTRO
P.: Guidati dallo Spirito di Gesù e illuminati dalla sapienza del Vangelo, osiamo dire:



BENEDIZIONE
P.: Sia benedetto il nome del Signore.
A.: Ora e sempre.
P.: Il nostro aiuto è nel nome del Signore.
A.: Egli ha fatto cielo e terra.
P.: Vi benedica Dio onnipotente, Padre + e Figlio + e Spirito + Santo.
A.: Amen.
P.: La gioia del Signore sia la nostra forza. Andate in pace.
A.: Rendiamo grazie a Dio.


S.A. Neimar Bionaz
(Gerardo II - Grão-Mestre da Ordem de Malta)
Príncipe de Treviso
Presidente do Senado Real Italliano
Barão de São Simeão em Zadar, Croácia, Império Alemão
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem de Palermo
Cavaleiro Grão-Cruz da Ordem da Unificação Paulisa, Reino de Bauru e São Vicente
Comendador da Ordem Italiana da Atividade Micronacional
Comendador da Ilustríssima Ordem do Cisne, Império Alemão
Cavaleiro da Ordem do Leão de Ouro - Nova Inglaterra
Cavaleiro da Soberana Ordem Imperador Carlos Magno - Reino da França
Cardeal Arcebispo de Reims-Paris - Reino da França
Súdito da Coroa Italiana
Last edit: 29 Jan 2018 00:25 by SA Neimar Bionaz (neibionaz).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet), DOM ROGÉRIO BIONAZ (Rogerdedis)

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)