×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
25 Dez 2017 01:02 #37528 por nei.bionaz (nei.bionaz)
SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR foi criado por nei.bionaz (nei.bionaz)


SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR
Cor litúrgica: Branco ou Dourado


RITOS INICIAIS

PROCISSÃO DE ENTRADA
Enquanto é entoada a Antífona de Entrada, S.Em. Neimar Bionaz, conduz a imagem do Menino Jesus até o presépio que foi preparado próximo ao presbitério.



SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO
Arc.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
As.: Amém.
Arc.: A paz esteja convosco.
As.: O amor de Cristo nos uniu.
Arc.: Irmãos e irmãs, feliz Natal! O Senhor veio ao nosso encontro, para nos trazer a salvação. Que possamos vivenciar em comunidade, também nas famílias, o amor de Deus que vem até nós no Natal.

ATO PENITENCIAL
Arc.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. Confessemos os nossos pecados:

As.: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Arc.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém.



GLÓRIA


ORAÇÃO
Arc.: OREMOS: Ó Deus, que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério, possamos gozar no céu sua plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
As.: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA


I LEITURA (Is 9,1-6)
Leitura do Livro do Profeta Isaías: - O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. Pois o jugo que oprimia o povo - a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais - tu os abateste como na jornada de Madiã. Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas. – Palavra do Senhor.
As.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL – Sl 88 (89)
R. Ao Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!
- Ao Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,* de geração em geração eu cantarei vossa verdade! - Porque dissestes: 'O amor é garantido para sempre!'*E a vossa lealdade é tão firme como os céus. R.
- 'Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito,* e eu fiz um juramento a Davi, meu servido. - Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem,* de geração em geração garantirei o teu reinado!' R.
- Ele, então, me invocará:†'Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus,* sois meu Rochedo onde encontro a salvação!` Guardarei eternamente para ele a minha graça* e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. R.

II LEITURA (Tt 2,11-14)
Leitura da Carta de São Paulo a Tito: - Caríssimo: A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem. – Palavra do Senhor.
As.: Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO



EVANGELHO (Lc 1,26-38)
Diác.: O Senhor esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.
Diác.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
As.: Glória a Vós, Senhor.
Diác.: Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível'. Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se. – Palavra da Salvação.
As.: Glória a Vós, Senhor.

HOMILIA

Arc.: Cari fretelli i sorelli, a liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos homens. Esse projeto, anunciado já no Antigo Testamento, torna-se uma realidade concreta, tangível e plena com a Encarnação de Jesus.

A primeira leitura apresenta a “promessa” de Deus a Davi. Deus anuncia, pela boca do profeta Natã, que nunca abandonará o seu Povo nem desistirá de o conduzir ao encontro da felicidade e da realização plenas. A “promessa” de Deus irá concretizar-se num “filho” de Davi, através do qual Deus oferecerá ao seu Povo a estabilidade, a segurança, a paz, a abundância, a fecundidade, a felicidade sem fim.

A segunda leitura chama a esse projeto de salvação, preparado por Deus desde sempre, o “mistério”; e, sobretudo, garante que esse projeto se manifestou, em Jesus, a todos os povos, a fim de que a humanidade inteira integre a família de Deus.

O Evangelho refere-se ao momento em que Jesus encarna na história dos homens, a fim de lhes trazer a salvação e a vida definitivas. Mostra como a concretização do projeto de Deus só é possível quando os homens e as mulheres que Ele chama aceitam dizer “sim” ao projeto de Deus, acolher Jesus e apresentá-lo ao mundo.


PROFISSÃO DE FÉ


RITOS FINAIS


PAI NOSSO
Arc.: O Senhor nos comunicou o seu Espírito. Com confiança, alegria e a liberdade de filhos e filhas de Deus Pai, rezemos:



BENÇÃO
Arc.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
As.: Amém.
Diác.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
As.: Graças a Deus.


Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)