×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

SOLENIDADE DE CRISTO REI E ORDENAÇÃO PRESBITERAL

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
26 Nov 2017 21:50 - 26 Nov 2017 21:56 #37447 por nei.bionaz (nei.bionaz)
SOLENIDADE DE CRISTO REI E ORDENAÇÃO PRESBITERAL foi criado por nei.bionaz (nei.bionaz)

NOSTRO SIGNORE GESÙ CRISTO RE DELL'UNIVERSO
CELEBRAZIONE DI ORDINAZIONE PRESBITERALE



Irmãos e irmãs é com imensa alegria que a Arquidiocese de Treviso celebra, na Solenidade de Cristo Rei do Universo, a ordenação presbiteral dos diáconos Willian Milet Aldobrandeschi e Leonir Barbosa Omizzollo. Que o Cristo Rei e Bom Pastor fortaleça nossos irmãos Willian e Leonir na vocação e missão aqui no Reino da Itália, no Sacro Reino de Piratini e no micromundo. Acolhemos a procissão de entrada, acolhemos nosso pastor, nosso Arcebispo Metropolitano e Primaz do Reino da Itália Dom Neimar Bionaz.

Procissão: Turiferário e naveteiro, cruciferário, ceriferários, diácono trazendo o Evangeliário, ordenandos, presbíteros e bispo. A celebração segue como de costume em italiano. O rito de ordenação e a homilia em português. Nas ordenações os clérigos usam paramentos brancos.

RITO INIZIALE


CANTO DI INGRESSO



Quando l’assemblea si è radunata, il sacerdote con i ministri si reca all'altare, mentre si esegue il canto d'ingresso. Giunto all'altare, il sacerdote con i ministri fa la debita riverenza, bacia l'altare in segno di venerazione, incensa il altare, poi con i ministri si reca alla sede.

SALUTO DEL VESCOVO
Vescovo: Nel nome del Padre e del Figlio e dello Spirito Santo.
As. Amen.
Vescovo: La pace sia con voi.
As. E con il tuo spirito.

ATO PENITENZIALE
Vescovo: Fratelli i sorelli, per celebrare degnamente i santi misteri, riconosciamo i nostri peccati (pausa).
As. Confesso a Dio onnipotente e a voi, fratelli, che ho molto peccato in pensieri, parole, opere e omissioni, per mia colpa, mia colpa, mia grandissima colpa. E supplico la beata sempre vergine Maria, gli angeli, i santi e voi, fratelli, di pregare per me il Signore Dio nostro.
Vescovo: Dio onnipotente abbia misericordia di noi, perdoni i nostri peccati e ci conduca alla vita eterna.
As. Amen.



GLORIA





ORAZIONE
Vescovo: Preghiamo (silenzio i orazione personale): Dio onnipotente ed eterno, che hai voluto rinnovare tutte le cose in Cristo tuo Figlio, Re dell’universo, fa’ che ogni creatura, libera dalla schiavitù del peccato, ti serva e ti lodi senza fine. O Padre, che alla scula di Cristo tuo figlio insegni a tuoi ministri non a farsi servire, ma a servire i fratelli, concede a questi eletti al diaconato di essere instancabili nel dono di sé, vigilanti nella preghiera, lieti ed accoglienti nel servizio della comunità. Per il nostro Signore Gesù Cristo, tuo Figlio, che è Dio, e vive e regna con te, nell’unità dello Spirito Santo, per tutti i secoli dei secoli.
As. Amem.

LITURGIA DELLA PAROLA

PRIMA LETTURA (Ez 34,11-12.15-17)
Lettura dal libro del profeta Ezechièle: - Così dice il Signore Dio: Ecco, io stesso cercherò le mie pecore e le passerò in rassegna. Come un pastore passa in rassegna il suo gregge quando si trova in mezzo alle sue pecore che erano state disperse, così io passerò in rassegna le mie pecore e le radunerò da tutti i luoghi dove erano disperse nei giorni nuvolosi e di caligine. Io stesso condurrò le mie pecore al pascolo e io le farò riposare. Oracolo del Signore Dio. Andrò in cerca della pecora perduta e ricondurrò all’ovile quella smarrita, fascerò quella ferita e curerò quella malata, avrò cura della grassa e della forte; le pascerò con giustizia. A te, mio gregge, così dice il Signore Dio: Ecco, io giudicherò fra pecora e pecora, fra montoni e capri. - Parola di Dio.
As. Rendiamo grazie a Dio.

SALMO RESPONSORIALE 22 (23)



PRIMA LETTURA (1Cor 15,20-26.28)
Dalla prima lettera di san Paolo apostolo ai Corìnzi: - Fratelli, Cristo è risorto dai morti, primizia di coloro che sono morti. Perché, se per mezzo di un uomo venne la morte, per mezzo di un uomo verrà anche la risurrezione dei morti. Come infatti in Adamo tutti muoiono, così in Cristo tutti riceveranno la vita. Ognuno però al suo posto: prima Cristo, che è la primizia; poi, alla sua venuta, quelli che sono di Cristo. Poi sarà la fine, quando egli consegnerà il regno a Dio Padre, dopo avere ridotto al nulla ogni Principato e ogni Potenza e Forza. È necessario infatti che egli regni finché non abbia posto tutti i nemici sotto i suoi piedi. L’ultimo nemico a essere annientato sarà la morte. E quando tutto gli sarà stato sottomesso, anch’egli, il Figlio, sarà sottomesso a Colui che gli ha sottomesso ogni cosa, perché Dio sia tutto in tutti. - Parola di Dio.
As. Rendiamo grazie a Dio.

CANTO AL VANGELO
Il diacono si avvicina al vescovo, è riverente archi e chiede la benedizione. In processione conduce l'evangeliario alla mensa della Parola, per l'annuncio del Vangelo.



VANGELO (Mt 25,31-46)
Diacono: Il Signore sia con voi.
As. E con il tuo Spirito.
Diacono: Dal Vangelo secondo + Matteo.
As. Gloria a te, o Signore.

Il diacono incensa il evangeliario.

In quel tempo, Gesù disse ai suoi discepoli: «Quando il Figlio dell’uomo verrà nella sua gloria, e tutti gli angeli con lui, siederà sul trono della sua gloria. Davanti a lui verranno radunati tutti i popoli. Egli separerà gli uni dagli altri, come il pastore separa le pecore dalle capre, e porrà le pecore alla sua destra e le capre alla sinistra. Allora il re dirà a quelli che saranno alla sua destra: “Venite, benedetti del Padre mio, ricevete in eredità il regno preparato per voi fin dalla creazione del mondo, perché ho avuto fame e mi avete dato da mangiare, ho avuto sete e mi avete dato da bere, ero straniero e mi avete accolto, nudo e mi avete vestito, malato e mi avete visitato, ero in carcere e siete venuti a trovarmi”. Allora i giusti gli risponderanno: “Signore, quando ti abbiamo visto affamato e ti abbiamo dato da mangiare, o assetato e ti abbiamo dato da bere? Quando mai ti abbiamo visto straniero e ti abbiamo accolto, o nudo e ti abbiamo vestito? Quando mai ti abbiamo visto malato o in carcere e siamo venuti a visitarti?”. E il re risponderà loro: “In verità io vi dico: tutto quello che avete fatto a uno solo di questi miei fratelli più piccoli, l’avete fatto a me”. Poi dirà anche a quelli che saranno alla sinistra: “Via, lontano da me, maledetti, nel fuoco eterno, preparato per il diavolo e per i suoi angeli, perché ho avuto fame e non mi avete dato da mangiare, ho avuto sete e non mi avete dato da bere, ero straniero e non mi avete accolto, nudo e non mi avete vestito, malato e in carcere e non mi avete visitato”. Anch’essi allora risponderanno: “Signore, quando ti abbiamo visto affamato o assetato o straniero o nudo o malato o in carcere, e non ti abbiamo servito?”. Allora egli risponderà loro: “In verità io vi dico: tutto quello che non avete fatto a uno solo di questi più piccoli, non l’avete fatto a me”. E se ne andranno: questi al supplizio eterno, i giusti invece alla vita eterna». - Parola del Signore.
As. Lode a te, o Cristo.

RITO DI ORDINAZIONE

Após a Proclamação do Evangelho, inicia-se imediatamente o Rito de Ordenação Presbiteral.

APRESENTAÇÃO E ELEIÇÃO
O bispo assenta-se na cátedra e recebe a mitra. O Diácono chama os eleitos ao Presbiterado:
Aproximem-se aqueles que serão ordenados presbíteros.

WILLIAN:
Eis-me aqui!

LEONIR:
Eis-me aqui!

Padre Hafez:
Reverendíssimo Pai pede a santa Mãe Igreja que, ordeneis estes nossos irmãos Wilian e Leonir para o ministério do presbiterado.

Bispo:
Vós que pedes tal ordenação, sabes se eles são dignos deste ministério?

Padre Hafez:
Segundo o testemunho do povo cristão nesta arquidiocese, no Reino da Itália e no Sacro Reino de Piratini, de seus amigos e conhecidos, atesto e dou plena confiança que Willian e Leonir foram considerados dignos deste ministério.

Bispo:
Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo nosso Salvador, escolhemos estes nossos irmãos para a Ordem dos Presbíteros a exemplo daqueles que em tal ministério deram fundamental e digno exemplo de toda a santa Igreja.

Todos:
Amém.

HOMILIA

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo! Para sempre seja louvado.

Irmãos e irmãs, é com alegria que vos acolho mais uma vez em nossa Catedral Metropolitana de São Pedro para juntos celebrarmos nossa fé, para celebrarmos o sim definitivo de nossos irmãos Willian e Leonir.

Antes quero fazer uma breve reflexão sobre as leituras que nos são propostas para esta liturgia solene.

Na primeira leitura, tirada da profecia de Ezequiel, vimos que o Povo de Israel, por negligência de seus pastores, afastou-se da Palavra de Deus, e terminou no Exílio na Babilônia. Ezequiel é o Profeta que acompanhou o Povo no exílio, onde anunciou o perdão e a libertação. Deus é bom!

Na segunda leitura que é da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, pelo pecado de Adão e Eva, todos estamos no exílio, longe de Deus; mas pela virtude de Jesus Ressuscitado, todos fomos perdoados e alegrados com a promessa de nossa ressurreição, igualmente, gloriosa como a Ressurreição de Jesus!

O Evangelho de São Mateus no capítulo 25 aborda o tema do fim dos tempos. No “Final dos Tempos”, Jesus voltará glorioso para completar a sua obra distribuindo a justiça divina a todo o universo. O Julgamento Final é tão certo quanto à morte individual (…) “e seremos julgados a respeito do amor”.

Jesus subiu ao céu e sentou-se à direita do Pai! O Papa, Leão Magno, disse: “O Verbo de Deus, ao fazer-se carne, não abandonou a sua divindade e, ao voltar com sua carne glorificada para junto do Pai, não abandonou a humanidade que assumiu no seio de Maria!” Ele voltará glorioso para garantir a glória para todos os seus discípulos que acreditaram na sua Palavra. O “Julgamento Final” não é um ajuste de contas, mas a revelação plena de sua fidelidade ao Projeto que o Pai lhe confiou. Muito mais que julgamento é revelação de sua fidelidade no amor infinito pela criatura humana!

O julgamento de Jesus não será surpresa! Fomos prevenidos pelo próprio Jesus que nos indicou, inclusive, o tema do julgamento – O Amor por nossos irmãos! É suficiente escutar atentamente a proclamação do Evangelho na Festa de Cristo Rei! É claro o
que nos fará sentar ao lado de Cristo!

Os Mandamentos de Deus não são caprichos de Deus, são caminhos seguros de salvação: Quem ama o irmão, especialmente, o pobre, será salvo: “O que ama o seu irmão, permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. Mas o que odeia seu irmão, está nas trevas, caminha nas trevas, e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram o seus olhos!”.

O amor é o nosso DNA! Quem não ama não realiza sua natureza, deixa de ser uma criatura “feita à imagem e semelhança de Deus”. É um abortivo, destinado ao lixo (à condenação)!

Agora uma palavra de incentivo para vocês meus filhos na fé, Willian e Leonir. Fazemos festa pelo sim que vocês deram com generosidade ao Senhor, para servir e amar os irmãos e irmãs, de maneira especial os mais necessitados. A missão que confio a vocês hoje, em nome de Cristo Rei e Senhor, é que vão pelo micromundo e anunciem a Palavra de Deus, anunciem o amor de Deus que supera todas as barreiras, até os corações mais duros. Conte sempre com minha ajuda, contem com as orações do povo de Deus em nossa arquidiocese. Não esqueçam, vocês, meus filhos, não estarão nunca sozinhos, pois se Cristo Rei e Senhor é por nós, quem será contra nós?

Foi Deus que os conduziu até aqui e continuará guiando vocês na caminhada. Deus vos abençoe!


Após a homilia se faz necessário instantes de silêncio para meditar.

COMPROMISSO DO ELEITO
Em seguida, levantam-se os eleitos à Ordem do Presbiterado. O Arcebispo interroga os eleitos:
Antes de serdes admitidos à Ordem dos presbíteros, deveis manifestar diante do povo o propósito de receber este ministério, que será confiado a serviço da santa Igreja. Portanto: quereis exercer sempre o ministério do sacerdócio no grau dos presbíteros, como zelos cooperadores da Ordem dos Bispos, mantendo-se leais àquele que é vosso pastor diocesano, apascentando as ovelhas do Senhor sob a ação do Espírito Santo?

WILLIAN:
Sim, eu quero.

LEONIR:
Sim, eu quero.

Bispo:
Quereis celebrar com fé e piedade os mistérios de Cristo, segundo a tradição da Igreja, para louvor de Deus e santificação do povo cristão através da santa Celebração da Palavra e de todas as demais celebrações cabíveis no micromundo assim indicadas e aceitas por esta micro Santa Igreja?

WILLIAN:
Sim, eu quero.

LEONIR:
Sim, eu quero.

Bispo:
Quereis exercer digna e sabiamente o ministério a ser confiado a vocês em principal união e obediência a Santa Igreja, na Comunidade Eclesial Micronacionalista, a Arquidiocese de Treviso, seus pastores e ao príncipe dos apóstolos o papa Francisco?

WILLIAN:
Sim, eu quero, com a ajuda de Deus.

LEONIR:
Sim, eu quero, com a ajuda de Deus.

Bispo:
Senhor nosso Deus seja este sinal manifesto, estes vossos servos que se apresentam a Vos e querem exercer o ministério a serviço da micro santa Igreja sendo cooperadores de Cristo. Por Cristo Nosso Senhor.

Todos:
Amém.

Os eleitos (um por vez) se aproximam do bispo, ajoelham-se e põe as mãos juntas nas do bispo:
Willian, prometes lealdade e obediência a mim, e aos meus sucessores?

WILLIAN:
Sim, eu prometo.

Bispo:
Queira Deus consumar o bem que em ti começou.

Bispo:
Leonir, prometes lealdade e obediência a mim, e aos meus sucessores?

LEONIR:
Sim, eu prometo.

Bispo:
Queira Deus consumar o bem que em ti começou.

Bispo:
Oremos caríssimos, para que à bondade do Deus onipotente providencie para o bem de Sua Igreja, e conceda á vossos servos que se apresentam perante a Igreja para receber a ordenação presbiteral, cumulando-os com vossa graça.

LADAINHA DE TODOS OS SANTOS
Os eleitos se prostram em sinal de humildade e reconhecimento da vontade de Deus e imploram ajuda de todos os santos através da Ladainha.

Bispo:
Senhor Deus altíssimo concedei a vossos filhos, Willian e Leonir, pelo auxílio de vossos santos e santas, perseverança na ordem dos presbíteros, e que possam servir o Vosso povo com humildade e caridade. Que possa, seu ministério, ser fecundo e produza os frutos da justiça e da paz.



Bispo:
Senhor nosso Deus, ouvi as nossas preces e acompanhai com a vossa graça o que por nosso ministério se vai realizar. Dignai-Vos abençoar e santificar estes vossos servos á qual a santa Igreja pede a ordenação presbiteral e vos pede que derrame graças em abundâncias sobre eles neste novo ministério. Por Cristo nosso senhor.

Todos:
Amém.

IMPOSIÇÃO DAS MÃOS
O bispo e demais presbíteros em silêncio impõe as mãos sobre os candidatos.

Após a imposição das mãos, com os ordenados ainda de joelhos o bispo reza a oração:
Senhor nosso Deus onipotente dignai pela ação edificadora do Espírito Santo edificar estes vossos servos presbíteros da santa Igreja, para assim em constante serviço posa difundir as palavras de Salvação. Por Cristo nosso Senhor.

UNÇÃO
O bispo unge as mãos dos novos presbíteros traçando uma cruz em cada mão. Após a unção o bispo pronuncia as seguintes palavras:
Nosso Senhor Jesus Cristo a qual o pai ungiu com o Espírito Santo e revestiu de poder seu Filho e salvador nosso, seja também vós sinal do Cristo e de seu eterno amor por nós.

ENTRAGA DAS OBLATAS (pão e vinho)
Bispo:
Willian, recebe a oferenda do povo santo para a apresentares a Deus. Toma consciência do que virás a fazer, imita o que virás a realizar, e conforma a tua vida com o mistério da cruz do Senhor, sendo sacerdote e levando a todos a eterna fonte de graça e salvação por meio do Evangelho.

Bispo:
Leonir, recebe a oferenda do povo santo para a apresentares a Deus. Toma consciência do que virás a fazer, imita o que virás a realizar, e conforma a tua vida com o mistério da cruz do Senhor, sendo sacerdote e levando a todos a eterna fonte de graça e salvação por meio do Evangelho.

VESTIÇÃO DA ESTOLA E CASULA
Bispo:
Willian, recebes a estola símbolo de tua dignidade e autoridade sacerdotal a ti confiada pelo Cristo sacerdote, e a casula símbolo do bravo guerreiro que revestido de sua armadura vai a batalha confiante em sua missão, em Cristo.

Bispo:
Leonir, recebes a estola símbolo de tua dignidade e autoridade sacerdotal a ti confiada pelo Cristo sacerdote, e a casula símbolo do bravo guerreiro que revestido de sua armadura vai a batalha confiante em sua missão, em Cristo.



ABRAÇO DA PAZ
O bispo acolhe os novos presbíteros com o abraço da paz. Os demais presbíteros também acolhem os novos padres com um abraço.

Bispo:
Willian, a paz esteja contigo.

Padre Willian:
E Contigo também.

Bispo:
Leonir, a paz esteja contigo.

Padre Leonir:
E Contigo também.


RITO DI CONCLUZIONE

PADRE NOSTRO
Vescovo: Obbedienti alla parola del Salvatore e formati al suo divino insegnamento, osiamo dire:



BENÇÃO FINAL
Vescovo: Il Signore sia con voi.
As. E con il tuo spirito.
Vescovo:
Vi benedica Dio onnipotente, Padre e Figlio e Spirito Santo.
As. Amen.
Diacono Valdinei: L'assistenza divina rimane sempre con tutti voi!
As. E con i nostri fratelli e sorelle assenti.
Diacono Valdinei: La Celebrazione è finita: andate in pace.
As. Rendiamo grazie a Dio.


Last edit: 26 Nov 2017 21:56 by nei.bionaz (nei.bionaz).

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)