×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

SOLENNITÀ DI SAN FRANCESCO D'ASSISI - Patrono principale d'Italia

  • nei.bionaz (nei.bionaz)
  • Avatar de nei.bionaz (nei.bionaz) Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
04 Out 2017 12:10 - 04 Out 2017 12:39 #37265 por nei.bionaz (nei.bionaz)




Preparemos nosso coração para bem celebrar e ouvir a Palavra de Deus, neste dia em que fazemos memória de São Francisco de Assis, Padroeiro do Reino da Itália. Rezemos também por nosso rei no dia de seu onomástico.






FESTA DI SAN FRANCESCO D’ASSISI
Colore liturgico: Bianco






RITO INICIALE



CANTO D'INGRESSO



SAUDAZIONE DEL PRESIDENTE DELLA CELEBRAZIONE
Arc.: Nel nome del Padre e del Figlio e dello Spirito Santo.
As.: Amen.
Arc.: La pace sia con voi.
As.: E con il tuo spirito.

ATO PENITENZIALE
Arc.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.



Arc.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém.

GLORIA



ORAZIONE
Arc.: OREMOS: Ó Deus, que fizestes São Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
As.: Amém.



LITURGIA DELLA PAROLA




PRIMA LETTURA (Gl 6,14-16)
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas: - Irmãos, quanto a mim, eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo. Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão têm valor; o que conta é a criação nova. E para todos os que seguirem esta norma, como para Israel de Deus: paz e misericórdia. Doravante, que ninguém me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus. Irmãos, a graça do Senhor nosso, Jesus Cristo, esteja convosco. Amém! – Parola di Dio.
As. Rendiamo grazie a Dio.

SALMO RESPONSORIALE Sl 15(16)
O Senhor é a porção da minha herança.
1. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor: * nenhum bem eu posso achar fora de vós!”. Ó, Senhor, sois minha herança e minha taça, * meu destino está seguro em vossas mãos!
O Senhor é a porção da minha herança.
2. Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, * e até de noite me adverte o coração. * Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, * pois se o tenho a meu lado não vacilo.
O Senhor é a porção da minha herança.
3. Vós me ensinais vosso caminho para a vida; * junto a vós, felicidade sem limites, * delícia eterna e alegria ao vosso lado * delícia eterna e alegria ao vosso lado!
O Senhor é a porção da minha herança.

CANTO AL VANGELO



VANGELO (Mt 11,25-30)
Diac.: Il Signore sia con voi.
As. E con il tuo Spirito.
Diac.: Dal Vangelo secondo + Matteo.
As. Gloria a te, o Signore.
Diac.:Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Parola del Signore.
As. Lode a te, o Cristo..

OMELIA
Cari fratelli i sorelli, com fé e alegria celebramos hoje a Festa de São Francisco de Assis, padroeiro de nossa micronação. Temos sempre diante dos olhos e nos cantos do coração a cena do trânsito do Poverello, naquele outubro de 1226. Cada vez que volta o dia 4 de outubro nossa memória é avivada pela lembrança daquelas cenas tocantes. Aquele pedacinho simples de ser humano, despojado de tudo, os frades à volta, a leitura do evangelho de João, a chegada de Fra Jacoba, o salmo que fala do desejo da libertação da prisão, o corpo todo “acabado” por tantas penitências, a estrofe do Cântico que fala da irmã morte… e ele Francisco que se apressa em voar para o alto. Amigos, temos a certeza que esse nosso Irmão está na glória junto do Ressuscitado e que de lá ele se lembra de nós. E o Papa Francisco nos pede de o tornemos vivo no mundo de hoje.

Ele era como a estrela da manhã, no meio da nuvem, como a lua cheia nos dias de festa, como o sol resplandecendo sobre o santuário do Altíssimo, no dizer do Eclesiástico. Não queria que ninguém mais o incomodasse, que ninguém o molestasse porque trazia no seu corpo as marcas de Jesus. E do alto dos céus Jesus conversava novamente com o Pai olhando esse trânsito bem-aventurado: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”.

Francisco andava pelas ruas de Assis, tinha desejos, muitos desejos. Procurou realizá-los aqui e ali, foi à guerra e cantou cantos de galanteios para as moças do lugar. Andava sentindo o perfume de todas as flores e dirigia o ouvido para cantigas e cantilenas.

Meio introvertido, meio ensimesmado passou um tempo muito calado. Procurava muito e nada encontrava… As coisas começaram a clarear quando um trapo humano que lhe causava asco, um leproso, se desenhou no horizonte. Descendo de sua montaria vai meio trêmulo ao seu encontro. Hesita ainda um pouco, mas avança e beija esse ser em decomposição. O amargor se lhe torna em doçura não só do corpo, mas também da alma.

Feito um enamorado tocado pela enamorada passa a ser um dançarino de alegria. Vai lavar chagas de muitos leprosos. Apaixona-se pelo que não tem valor, pelo que é pobre porque seu Amado é pobre. Seu Amado nasce no presépio no seio da Paupércula Maria que teve a graça do olhar do Senhor sobre ela. Esse Cristo despojado, pobre, belamente pobre encanta Francisco e ele vai pelos caminhos do mundo, recolher pedaços de gente sofredora, vai anunciar a visita do seu Cristo pobre à terra dos homens. Não vai sozinho. O Senhor lhe dera irmãos com os quais percorria os caminhos do mundo durante o tempo de sua vida. E sempre será o irmão, o irmão dos mais abandonados, irmão do sol e da luz, das estrelas, do verde e vento suave. Um ser inteiro, não em pedaços, um ser todo arrumado com o espírito da Boa Nova, um homem novo, o esposo encantado com o Esposo, o irmão que sempre cuidou dos irmãos. E agora está ali no chão da Capela de Nossa Senhora dos Anjos, esperando que sua alma seja liberta do corpo e possa voar para as alturas. Hoje é a festa da passagem de Francisco de Assis para a glória das alturas. Hoje nosso coração não se cansa de agradecer a vida do Pai Francisco.

Aqui no micromundo possamos também nós, viver na paz e na alegria. Diante do egoísmo, diante da mentira, diante daqueles que buscam compensações, títulos de nobreza, tesouros, terras, etc., Francisco de Assis mostra que a maior alegria consiste em viver na harmonia com toda a criação.

Seguir Jesus de um modo determinado implica ser como Ele, viver e amar como Ele. É fácil ter um entusiasmo superficial, mas na hora da verdade, da decisão, muitos recuam. Interroga-te: vives a paixão por Jesus, procurando ser como Ele, buscando na oração a graça e a força de um “sim” total? Ou deixas-te seduzir pelas coisas do mundo que te afastam do Senhor e do seu Evangelho? Jesus afirma que quem deita a mão ao arado e olha para trás não serve para o reino de Deus. Seguir Jesus é exigente, implica cortar muitos apegos, renunciar a muitos planos pessoais, comprometer-se a sério com Ele e desejar imitá-Lo. Na vida de todos os dias, precisas de ser uma pessoa doada a Jesus sem reservas. Tens coragem para isso? Francisco de Assis nos dá o exemplo.




San Francesco d’Assisi, prega per noi!

CREDO




RITO DI CONCLUZIONE




PADRE NOSTRO
Arc.: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:



BENEDIZIONE
Arc.: Sia benedetto il nome del Signore.
As. Ora e sempre.
Arc.:Il nostro aiuto è nel nome del Signore.
As. Egli ha fatto cielo e terra.
Arc.: Vi benedica Dio onnipotente, Padre + e Figlio + e Spirito + Santo.
As. Amen.
Diác. La Celebrazione è finita: andate in pace.
As. Rendiamo grazie a Dio.

Last edit: 04 Out 2017 12:39 by nei.bionaz (nei.bionaz).

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
  • Avatar de SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
  • Desconectado
  • Sua Majestade o Rei
  • Sua Majestade o Rei
Mais
04 Out 2017 23:17 #37268 por SMR Francesco III Pellegrini (Francesco)
Respondido por SMR Francesco III Pellegrini (Francesco) no tópico SOLENNITÀ DI SAN FRANCESCO D'ASSISI - Patrono principale d'Italia
Alteza,

Agradeço imensamente pela celebração em honra de nosso padroeiro e pelas preces dedicadas a este humilde servo de Deus, que sob empréstimo da Graça enverga a Coroa de Ferro dos reis da Itália, no micronacionalismo lusófono.

att


S.M.R il Re Francesco III Pellegrini d'Italia
Re Costituzionale e Difensore Perpetuo d'Itália
Protettore della Serenissima Repubblica di San Marino e dell'Ordine di Malta.
Duca di Bologna, Catania, Palermo, Torino, Napoli,
Reggio Calabria, Firenze, Taranto, Perugia, Benevento, Aquila e Cagliari.
Duca di Smirna, in Pathros
Duca di Dumfries, nella Scozia
Duca di Cimiez, nella Francia
Duca di Hohendorf, nella Prussia
Markgraf von Greifenberg, nella Germânia
Conte di Porto Alegre, in Piratini
Gran Maestro dell'Ordine di Palermo
Gran Maestro dell´Ordine di Garibaldi
Gran Maestro della Reggia Ordine Italiana dell´Attività Micronazionale
Cavaliere Gran Croce dell´Ordine Sassone d´Alberto, nella Sassonia, Germania
Cavaliere Gran Croce dell'Ordine della Perla Nera, Pathros
Cavaliere Gran Croce del Sovrano Ordine di Merito Militare, Francia
Cavaliere Gran Collana dell'Ordine della Croce di Ferro, Germania
Cavaliere Gran Croce della Più Antica e Più Nobile Ordine di Mandela, in Brigancia i Afrikanda
Gran Collana del Sovrano Ordine Imperatore Carlo Magno, Francia
Cavaliere dell'Ordine dello Sperone d'Oro, Vaticano
Cavaliere dell´Ordine di Le Port, Riunione
Cavaliere Maximae Virtus dell´Ordine Massima di Borbone, Riunione
Cavaliere del Sovrano Militare Ordine di Giovanna d'Arco, nella Francia
Patriarca dalla Famiglia Pellegrini
"Pax, Vita et Honos"

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Willian Milet Aldobrandeschi (WillianMilet)