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Musica in Piazza
- Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
- Autor do Tópico
- Visitante
01 Mar 2013 01:09 #18182
por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
Respondido por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena) no tópico Musica in Piazza
Sim Altezza, a questão da crença, para mim, é desimportante. Levo em conta questões artísticas e históricas. Claro que com uma obra como essas, a questão religiosa também conta. Mas vejo mais como uma forma de perceber diferentes formas de viver e perceber o sagrado, que sempre são muito interessantes e renovadoras.
Nada impede que ouçamos o maravilhoso Bach, um protestante, ou um Mozart que compunha missas mais operísticas do que religiosas propriamente ditas. Assim como uma missa bizantina (que muito influenciou a música religiosa italiana) ou esse delicioso Miserere do Allegri, profundamente católico romano.
Todos eles só tem a acrescentar!
Grazie, altezza, pelas prestigiosas palavras!
Nada impede que ouçamos o maravilhoso Bach, um protestante, ou um Mozart que compunha missas mais operísticas do que religiosas propriamente ditas. Assim como uma missa bizantina (que muito influenciou a música religiosa italiana) ou esse delicioso Miserere do Allegri, profundamente católico romano.
Todos eles só tem a acrescentar!
Grazie, altezza, pelas prestigiosas palavras!
O tópico foi trancado.
- Kelly Girardi (Kelly Girardi)
- Visitante
01 Mar 2013 04:02 #18184
por Kelly Girardi (Kelly Girardi)
Respondido por Kelly Girardi (Kelly Girardi) no tópico Musica in Piazza
Muito Legal!!!
O tópico foi trancado.
- Marlon Bionaz (marlon)
- Desconectado
- Muito Experiente II
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07 Mar 2013 04:44 #18273
por Marlon Bionaz (marlon)
Respondido por Marlon Bionaz (marlon) no tópico Musica in Piazza
Que horror. Este evento tinha me passado desapercebido!
Esse miserere é sem sombra de dúvidas uma das top 10 jóias raras do Século XVII... Uma das ultimas obras que seguiam a maravilhosa escola de Pierluigi da Palestrina...
Vale ouro!
Esse miserere é sem sombra de dúvidas uma das top 10 jóias raras do Século XVII... Uma das ultimas obras que seguiam a maravilhosa escola de Pierluigi da Palestrina...
Vale ouro!
O tópico foi trancado.
- Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
- Autor do Tópico
- Visitante
10 Mar 2013 15:59 #18287
por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
Respondido por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena) no tópico Musica in Piazza
Marlon, normal. Acontece. Às vezes as postagens vão ficando pra baixo e a gente não vê hehehe...
Fico feliz que tenha te agradado
Sim, esse Miserere é peça importantíssima. Vejo como um ponto central em certo momento da história da música européia (européia ainda tem acento? rsrs).
Abracci!
Fico feliz que tenha te agradado
Sim, esse Miserere é peça importantíssima. Vejo como um ponto central em certo momento da história da música européia (européia ainda tem acento? rsrs).
Abracci!
O tópico foi trancado.
- Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
- Autor do Tópico
- Visitante
29 Mai 2013 08:01 #19061
por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena)
O Barroco italiano é famoso. O Classicismo nem tanto, período para o qual costumamos nos lembrar dos mestres da Escola de Viena, Mozart e Haydn, principalmente. Mas o classicismo italiano também foi bastante rico e produziu nomes de relevo, como o de Luigi Boccherini.
Uma de suas obras mais conhecidas é o seu 9o concerto para violoncelo e orquestra. No entanto, no século XX, o concerto foi "modernizado" - ao ponto de se apresentar como uma nova composição. Alterações feitas para agradar o ouvido moderno e para se adequar às suas grandes formações orquestrais.
Uma tendência contemporânea tem sido a de interpretar as obras como elas eram interpretadas na época de sua composição, inclusive com instrumentos e formações orquestrais típicas da época. Há belíssimas gravações dos concertos para piano de Mozart e de Beethoven, que tornam-se um verdadeiro desafio aos ouvidos já acostumados com as interpretações modernizantes.
Trazemos, hoje, o belo concerto de Boccherini em suas duas versões. Primeiro, o primeiro movimento da versão "moderna" com Jacqueline Du Pré; e em seguida a versão original, com os três movimentos.
Versão arranjada de Gruetzmacher
Versão orginal
Respondido por Danilo d'Ausburgo-Lorena (Danilo d'Ausburgo-Lorena) no tópico Musica in Piazza
Regno d'Italia
Marchi di La Maddalena
Segretaria della Cultura
Musica in Piazza
Marchi di La Maddalena
Segretaria della Cultura
Musica in Piazza
Luigi Boccherini
Concerto n. 9 para violoncelo e orquestra.
Concerto n. 9 para violoncelo e orquestra.
O Barroco italiano é famoso. O Classicismo nem tanto, período para o qual costumamos nos lembrar dos mestres da Escola de Viena, Mozart e Haydn, principalmente. Mas o classicismo italiano também foi bastante rico e produziu nomes de relevo, como o de Luigi Boccherini.
Uma de suas obras mais conhecidas é o seu 9o concerto para violoncelo e orquestra. No entanto, no século XX, o concerto foi "modernizado" - ao ponto de se apresentar como uma nova composição. Alterações feitas para agradar o ouvido moderno e para se adequar às suas grandes formações orquestrais.
Uma tendência contemporânea tem sido a de interpretar as obras como elas eram interpretadas na época de sua composição, inclusive com instrumentos e formações orquestrais típicas da época. Há belíssimas gravações dos concertos para piano de Mozart e de Beethoven, que tornam-se um verdadeiro desafio aos ouvidos já acostumados com as interpretações modernizantes.
Trazemos, hoje, o belo concerto de Boccherini em suas duas versões. Primeiro, o primeiro movimento da versão "moderna" com Jacqueline Du Pré; e em seguida a versão original, com os três movimentos.
Versão arranjada de Gruetzmacher
Versão orginal
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