Índice de Artigos

Caro Súdito da Coroa Italiana Micronacional:

Seja muito bem vindo ao Reino da Itália, primeira e única micronação de cultura itálica no micronacionalismo lusófono. Você optou por fazer parte de uma micronação realmente diferente, a começar por ser a única a dispor de um moderno portal onde todas as suas atividades acontecem com o uso de um mesmo login e senha. Na Itália micronacional, você não terá sua caixa de e-mails lotada por mensagens que não lhe interessam. Aqui você lê e responde apenas e tão somente o que de fato lhe diz respeito.
Bem, sua primeira atividade como leal Súdito da Coroa é a leitura atenciosa desta cartilha. Acredite, não se trata de mera perda de tempo, não. Este é um elemento fundamental para que você entenda o que é o Reino da Itália e como ele funciona, afinal, é normal que num primeiro contato com o micronacionalismo você possa se sentir meio "perdido", então entenda esta cartilha como um verdadeiro mapa da mina. Tudo o que você precisa saber, de início, está aqui, o resto você aprenderá a medida que iniciar sua interação com os outros Súditos.
Mais uma vez seja bem vindo, ficamos felizes em tê-lo conosco. A Coroa e toda a Itália conta com sua participação. AUGURI!

Atenciosamente,

S.M.R. Francesco III Pellegrini.
Rex Italiae.



DÚVIDAS FREQUENTES

Aqui nesta cartilha são respondidas algumas das mais recorrentes dúvidas dos novos súditos quando estes têm o primeiro contato com o mundo micronacional, bem como as dúvidas de como interagir no Reino da Itália.

1.    O que é uma micronação?

Uma micronação é, em linhas gerais, uma comunidade virtual organizada na forma de um país. Há governo, leis, instituições, empresas, etc. enfim, tudo o que há num país real há, via de regra, num país virtual, ou micronação, como é mais conhecido. Não se trata de movimento separatista - não temos vinculação com países do mundo real -, da mesma forma não somos apenas uma reunião de amigos no orkut ou o que seja, somos, de fato, uma nação, onde é importantíssimo o envolvimento de cada um.



2.    Qual tipo de micronação é o Reino da Itália?

O Reino da Itália se encaixa no que chamamos de "micronação histórico-modelista", pois se apóia numa antiga nação do mundo real, em nosso caso o Reino da Itália (1861 - 1946). Não temos, portanto qualquer vinculação com a Itália do mundo real, exceto pelo nome e alguns elementos simbólicos. A Itália micronacional é uma nação baseada nas culturas itálicas, uma homenagem ao vasto contingente de italianos, ítalo-descendentes e italiófilos que vivem no Brasil, hoje. Somos a única micronação lusófona a adotar um sistema de WEB Fórum próprio em todas as nossas comunicações.



3.    Qual é a estrutura política do Reino da Itália?

Nossa micronação adota como sistema de governo uma Monarquia Constitucional Parlamentar, ou seja, na Itália o Rei governa em conjunto com o Primeiro-Ministro e com as leis e decisões do Senado Real, principal órgão de representação da vontade dos Súditos da Coroa. Na Itália a Coroa chefia o Poder Executivo (Chancelaria e Ministérios), o Senado o Poder Legislativo e a Magistratura o Poder Judiciário.



4.    Quem pode participar de uma micronação?

Todos! Qualquer um, que tenha disposição e, principalmente, vontade, pode participar de uma micronação. É imprescindível que você dedique um tempo mínimo para ler e postar mensagens no fórum público. Mesmo no mundo virtual, um país só se faz com a participação de seus membros.



5.    O que se faz numa micronação?

Em uma micronação neste caso no Reino da Itália você participa da simulação de um país num ambiente virtual, para tanto como primeiro passo a ser tomado seria o de constituir o seu personagem micronacional escolhendo um nome a ser adotado no Reino, o a cidade e região do Reino em que você deseja se fixar, a possibilidade de se inserir numa família ou mesmo criar a sua. Em seguida você exercita a sua cidadania contribuindo para o desenvolvimento desta micronação, seja através do seu voto elegendo os senadores reais, seja opinando a respeito sobre as temáticas em debate no fórum público ou mesmo criando e implantando projetos (de cunho político, literário, cultural, educacional, empresarial, etc.), bem como assumindo cargos públicos ou privados. Tudo vai depender da sua força de vontade em trabalhar por nosso micropaís.



6.    Como posso interagir com os demais cidadãos e membros do reino?


O Reino da Itália é uma micronação moderna que conta com um portal que oferece diversas formas de se entrar em contato com os demais súditos, entre estas maneiras estão:

  • Fórum Público: O Fórum Público é o espaço destinado à todas as discussões públicas do Reino, bem como os comunicados oficiais. Tal fórum também possui espaço para conversações informais.
  • As mensagens privadas: O portal do Reino da Itália oferece aos seus usuários um sistema de mensagens privadas, enviadas diretamente para os destinatários sem se tornarem públicas. Estas mensagens privadas aparecem quando o súdito está ativo no portal, de maneira que avisos sobre novas mensagens aparecem imediatamente quando o súdito efetua sua entrada no portal. Não é necessário saber os nomes completos dos demais súditos para enviar uma mensagem privada, no campo de visualização das mensagens, bem como no de suas construções o usuário tem acesso à lista de nomes de todos os demais súditos, bastando saber ao menos um dos nomes do usuário para enviar uma mensagem e iniciar uma conversação. Nestas mensagens privadas os súditos mais novos podem entrar em contato com quaisquer súditos mais experientes e assim terem sanadas suas dúvidas imediatas.
  • Via MSN: Quando ativo no portal, os súditos possuem acesso a uma página pessoal de cada italiano, bastando, para tanto, apenas clicar no avatar do súdito. Ao clicar nesta imagem de exibição, em um diálogo no Fórum Público, por exemplo, se é direcionado a uma página pessoal que informa o nome e algumas particularidades do súdito, então basta ver ali o e-mail ou msn e estabelecer contato.
  • Chat: Ao ficar ativo no portal todo súdito pode, e deve, ter acesso ao Chat do Reino, para tanto basta clicar na aba “Chat” localizada no menu principal do portal. Ao entrar neste Chat o usuário tem acesso a um chat convencional, onde poderá encontrar com demais súditos e estabelecer conversas dos mais variados assuntos. De assuntos oficiais à arte da conversação, o Chat do Reino é uma ferramenta moderna para se integrar com demais súditos e exercer uma integração micronacional.
  • Mural: O Reino da Itália oferece a todos os seus súditos e visitantes uma ferramenta única, o Mural. Logo quando você efetua login em nosso Portal, é direcionado imediatamente ao Seu Mural, uma opção que transforma o site num tipo de facebook privado, apenas do Reino. Use-o sempre que precisar como uma ferramenta de comunicação rápida.


7.    O que é fórum público?


O fórum público é o lugar onde ocorre toda a atividade do Reino, semelhante as "listas" de outras micronações. No fórum encontram-se os decretos, ofícios, e qualquer ato oficial do governo e partidos, bem como, é claro, todas as discussões dos Súditos da Coroa. No micronacionalismo lusófono, a forma mais comum de comunicação são as famosas listas de e-mail, porém na Itália tudo ocorre num serviço dedicado de WEB Fórum dentro do próprio Portal Nacional. O Reino da Itália, conhecido por suas inovações tecnológicas, é a única micronação lusófona a usar esse sistema.



8.    Como posso criar o meu Escudo de Súdito ou Brasão?

Sendo o Reino da Itália a nação inovadora que é, possui uma novidade em sua heráldica, a possibilidade de súditos que não são nobres possuírem uma arma, então, o Escudo de Súdito. Como os Brasões são armas exclusivas daqueles que já possuem títulos nobiliárquicos, os Escudos de Súdito permitem uma inclusão singular dos novos micronacionalistas que já podem possuir sua Arma, e assim comporem melhor seus personagens micronacionais, esta Arma poderá, até mesmo, se tornar um Brasão pessoal, quando o micronacionalista adquirir algum título nobiliárquico.
A nobiliarquia é um dos objetivos micronacionais, à medida em que um súdito desenvolve projetos e se integra em uma nação micronacional ele, naturalmente, receberá reconhecimento por este empenho. Este reconhecimento virá, também, em forma de honrarias, como medalhas concedidas e títulos nobiliárquicos. Aqui no Reino da Itália possuímos duas ordens de medalhas honrosas, A Ordem de Garibaldi, com os graus de Cavaleiro, Comendador e Grão Mestre e a Ordem de Palermo, com o mesmos respectivos graus. E nossa nobiliarquia é estruturada da seguinte maneira: Don com feminino Donna, Barone cujo feminino é Baronessa, Visconte com feminino Viscontessa, Conte e Contessa, Marchese e Marchesa, Duca e Duchessa, Arciduca e Arciduchessa, Principe e Principessa e por fim Re e Regina. É interessante saber que os títulos de Don até Duca estão disponíveis para os súditos, Arciduca é restrito a ex-monarcas, e Principe e Re, restritos aos membros da família real.
De maneira irrestrita a primeira Arma, e a qual todos possuem direito, é, então, o Escudo de Súdito. Este escudo é confeccionado pela Regia Araldica Italiana, e para que um novo súdito passe a possuir seu Escudo de Súdito basta que ele entre em contato com o Rei de Armas da Araldica. Assim, dentro das regras específicas para a confecção de tal Arma, ambos, súdito e Rei de Armas, irão criar e confeccionar a Arma pessoal do novo súdito. E a única exigência para que se possa receber o Escudo de Súdito é que o súdito em questão tenha configurado sua assinatura no portal do Reino.
A importância desta Arma para o súdito recém chegado é que ela é um dos primeiros passos para a composição do personagem micronacional. Um aspecto importante do micronacionalismo é permitir aos seus praticantes a possibilidade de criação! E a primeira destas possibilidades, e que não requer grandes entendimentos micronacionais, é a criação do próprio personagem micronacional. Este personagem tanto poderá ter aspectos incorporados da pessoa que o cria como não possuir estes aspectos de personalidades. Enfim, é uma criação livre! Mas, de grande importância, por se tratar dos primeiros passos de criação micronacional.



9.    Como posso conseguir um emprego?

No fórum público do Reino da Itália existe um tópico fixo específico para esta questão, nele quem quer oferecer alguma vaga de emprego (seja público ou privado) expõe as competências para exercer tal emprego, bem como a quantidade de vagas para o mesmo. Quem está a procura pode ler as ofertas e caso se interesse é só responder a oferta com uma mensagem se dispondo a exercer o cargo oferecido.
No Reino da Itália valorizamos e incentivamos também os empreendedores no desenvolvimento de seus projetos sejam eles nas mais diversas áreas.
Agora, caso você tenha o interesse de se dedicar a carreira política, você pode se filiar a um partido político e se candidatar no período em que houver pleito no Reino.
O importante é analisar qual área você se identifica e oferecer o seu máximo de empenho para a execução da sua escolha, pois assim você estará contribuindo para o Reino da Itália chegar a máxima excelência como uma micronação.   



10.    Há famílias em uma micronação?

Sim, existem famílias no micromundo, e estas famílias micronacionais são razoavelmente equivalentes às famílias macronacionais. Cada cultura micronacional  pode conceber um modelo específico de família, assim trataremos apenas do modelo adotado no Reino da Itália.

A família, no Reino da Itália, é uma instituição de integração que, além de contribuir para a integração dos súditos, proporciona um vasto leque de desenvolvimento e criação cultural. De certa forma todo súdito italiano deve estar inserido em uma família, e assim, você deve buscar conhecer as famílias existentes e pleitear ser adotado por aquela que lhe for compatível em ideologia.

Ao pleitear ser adotado por uma família o interessado deve, é claro, conhecer das famílias do Reino a que lhe é mais compatível. Para tanto deve entrar nos sítios das famílias e buscar conhecer sua cultura, seus costumes, suas crenças. Então deve entrar em contato com paterfamilias (o detentor do poder familiar quando homem) ou com a materfamilias (a detentora do poder familiar quando a família é representada por uma mulher). Posterior ao diálogo com quem deter o poderio familiar, o então pretenso membro, negocia sua adoção. Este processo é livre entre pretenso membro e líder familiar.

Maiores orientações sobre a criação de famílias ou a adoção de uma família existente também podem ser conseguidas com os demais membros, especialmente os mais antigos. É importante que os novatos, ao entrarem no Reino manifestem seus interesses e busquem se integrar, criando suas próprias famílias ou buscando se inserir em famílias existentes.

 



Nossos Links

Concluímos esta cartilha expondo os principais links do Reino da Itália para melhor orientá-lo quando queira acessar algum desses sites ou blogs das instituições nacionais, empresas, periódicos, famílias e partidos políticos, todos do Reino da Itália.

Instituições Nacionais:

 

ARIN: http:// www.arin.reinodaitalia.org

Arquivo Trinacria: http://www.trinacria.reinodaitalia.org

Galeria: http://www.galeria.reinodaitalia.org

 

 

Periódicos:

 

Crônicas de Avola: http://www.reinodaitalia.org/index.php?option=com_kunena&view=topic&catid=94&id=9732&Itemid=256

Folha Peregrina: http:// www.folhaperegrina.reinodaitalia.org

Periodico dell´Italia: http://comunaditreviso.wordpress.com/periodico-dellitalia