×
Edite sua assinatura

Para identificação automática em seus posts, use a assinatura do perfil. Para isso vá em Seu Perfil (menu de usuário, a direita no portal) e depois em Editar e Atualizar Perfil. Ali, na guia "Informações de Contato", ao final, há um campo de assinatura. Crie a sua e mantenha ela sempre atualizada!

Se você for um súdito da coroa, use o seguinte formato:

SEU NOME COMPLETO
Súdito da Coroa Italiana.

** Para personalizar sua assinatura, dispomos de um rápido tutorial em "Ajuda" >> "Tutorial Ilustrado", no menu principal do Portal.

Caverna Filosófica Night Pub

Mais
14 Nov 2013 17:57 #21181 por Marlon Bionaz (marlon)
Respondido por Marlon Bionaz (marlon) no tópico Caverna Filosófica Night Pub
Discordo de tudo. Comparação de sociedades nessa base, dessa forma, beira o infantil, pra mim. Dizer que não há meritocracia no Brasil é desprezar 500 anos de história, onde, literalmente foi a meritocracia que determinou a base do país, desde de que os europeus, mais bem armados e doutrinados, puseram os pés por aqui.

Sua Grazia Marlon Bionaz
Il Conte d'Assisi
Cavaliere di Gran Croce dell'Ordine di Palermo
Patriarca della Famiglia Bionaz
Anagrafe Reale
Proprietário da Assisi Sports Investments
"Tempus est optimus judex rerum omnium."

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Líryan Umbria (liryan)
  • Avatar de Líryan Umbria (liryan) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Moderador
  • Moderador
Mais
14 Nov 2013 18:15 - 14 Nov 2013 18:23 #21183 por Líryan Umbria (liryan)
Respondido por Líryan Umbria (liryan) no tópico Caverna Filosófica Night Pub
No que me surge uma pergunta: onde há, hoje, meritocracia no ensino das séries de fundamental a médio? Tanto para professores quanto para alunos.

Mas aqui entramos também num outro discurso: sim, existe meritocracia no brasil em diversos pontos, mas ela é estruturada na competência de execução do cargo ou ela é estruturada na competência de se chegar ao cargo? E aqui, talvez, tenhamos um parte bastante fundamental da questão toda.

Quanto a comparar, bem, me parede possível compararmos qualquer coisa! Até lápis com carne, no fim, há carbono em todos :D De maneira que não vejo nenhum absurdo em comparar a postura de um povo diante de sua realidade e seus problemas com a postura de outro povo, diante de sua realidade e de seus problemas.

Vostra Altezza Líryan Lourdes Kawsttryänny Umbria
Duchessa d´Avola
Amazon di Gran Croce dell'Ordine di Palermo
Amazon di Gran Croce dell'Ordine di Attività
Madre di Famiglia Umbra
Suddita della Corona Italiana
Immortale

Nunca subestime as trevas, nelas as sombras manifestam
Last edit: 14 Nov 2013 18:23 by Líryan Umbria (liryan).

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
14 Nov 2013 18:34 #21185 por Marlon Bionaz (marlon)
Respondido por Marlon Bionaz (marlon) no tópico Caverna Filosófica Night Pub
Bom, em São Paulo prevalece a meritocracia. Não conheço bem o sistema em Minas, mas aqui se os alunos do ensino fundamental e médio de uma escola/colégio não tirarem uma nota X numa prova que ocorrerá nos próximos dias os professores ficam sem um bônus, que torna o salário de fim de ano aceitável. Os alunos sem notas satisfatórias ao longo do Fundamental são retidos em anos X e no Ensino Médio a reprovação vale todo ano. E posso garantir que a coisa está completamente falida aqui. Moralmente inclusive.

Na minha universidade, menos que 7,0 de média ponderada te retira direito de receber bolsas de estudo e desenvolvimento de pesquisa, e no meu curso em específico, além da disputa do vestibular há uma segunda disputa pelas vagas da graduação em língua estrangeira desejada.

Bom, até 68 prevalecia uma meritocracia nos moldes do que você anseia. E éramos o país mais atrasado da América do Sul em matéria de educação.

Cada sociedade se desenvolve e lida de forma diferentes com situações diferentes porque vivem historicamente, em momentos diferentes, diferentes crises. A Suécia não colonizada por um Estado controlado por uma máfia religiosa e dominada por uma elite parasitária por 300 anos, por exemplo.

Sua Grazia Marlon Bionaz
Il Conte d'Assisi
Cavaliere di Gran Croce dell'Ordine di Palermo
Patriarca della Famiglia Bionaz
Anagrafe Reale
Proprietário da Assisi Sports Investments
"Tempus est optimus judex rerum omnium."

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Líryan Umbria (liryan)
  • Avatar de Líryan Umbria (liryan) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Moderador
  • Moderador
Mais
14 Nov 2013 18:58 #21188 por Líryan Umbria (liryan)
Respondido por Líryan Umbria (liryan) no tópico Caverna Filosófica Night Pub
Calma homem, eu ainda nem delimitei o tipo de meritocracia que eu defendo :D E acredite, nunca tivemos ela por aqui. Outra coisa que é preciso ter em mente é que ainda somos um horror na educação, não é por termos dados estatísticos hoje que signifique melhora.

Mas começamos a tirar as coisas da obscuridade e a falar a mesma língua, enfim, algo produtivo! Bom, sobre o ensino fundamental, aqui em MG tem esta mesma teoria. Mas infelizmente, aqui, é só na teoria. Na prática a coisa não funciona assim. O que quero dizer com isso é que existe a teoria de que o aluno seria retido, porém há uma 'insistência" aos professores que os impede de reprovar. Não que os impeça totalmente de reprovar, mas para eles reprovarem um aluno eles precisam fazer relatórios, expor isso defendendo a reprovação. E com isso perdem o tal bônus. Ou seja, na prática, se o professor realmente quiser avaliar o aluno ele tem que enfrentar burocracia e perde bônus salarial. E as pessoas geralmente não são tão íntegras a este ponto.

Aliás eu já coleciono um conjunto de "histórias curiosas" sobre educação. Por exemplo, por volta do ano 2002 o governo enviou para as escolas um monte de material para ser desenvolvido e com o objetivo de diminuir violência doméstica, abuso sexual, homofobia... As escolas que tentaram aplicar isso sofreram nas mãos dos pais de alunos que viram na coisa uma "obscenidade". Foi mais ou menos em 2005 que algo parecido foi feito para se buscar uma melhoria na integração de pessoas de crenças diferentes. Mais uma vez, população se manifestando contra.

Na verdade mesmo não existe um bônus por trabalho, o que existe é uma ilusão disso e uma "penalização" se você reprovar alunos. Em princípio todos vão receber o bônus se aprovar, se não, corre o risco de perder. É uma meritocracia estranha, convenhamos. A teoria é mais ou menos como você disse, na prática não funciona assim, ao menos, aqui. E aqui, a coisa está falida também.

Nas faculdades é que eu não sei muito bem como funciona, na minha eu ainda não tive "tempo" de ver como isso funciona, a questão de bolsas e tudo. A propósito, qual sua área?

Além este impasse entre teoria e realidade uma coisa que observo aqui: muitos e muitos alunos saem do ensino médio (rede pública e privada) sem conhecimentos mínimos em matemática e português. Então, se há alguma meritocracia para eles saírem do ensino médio, algo de muito sinistro anda rolando. O mesmo para os professores, aqui, as pequenas vantagens que eles possuem não estão ligadas diretamente ao mérito e sim à sindicalização. Se são sindicalizados eles conseguem alguns benefícios (bolsas, estas coisas) se não são, não.

Vostra Altezza Líryan Lourdes Kawsttryänny Umbria
Duchessa d´Avola
Amazon di Gran Croce dell'Ordine di Palermo
Amazon di Gran Croce dell'Ordine di Attività
Madre di Famiglia Umbra
Suddita della Corona Italiana
Immortale

Nunca subestime as trevas, nelas as sombras manifestam

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

  • Líryan Umbria (liryan)
  • Avatar de Líryan Umbria (liryan) Autor do Tópico
  • Desconectado
  • Moderador
  • Moderador
Mais
14 Nov 2013 19:08 - 14 Nov 2013 19:16 #21190 por Líryan Umbria (liryan)
Respondido por Líryan Umbria (liryan) no tópico Caverna Filosófica Night Pub
Sobre o seu último parágrafo, bom, eu daria muito mais crédito a ele há vinte anos. Hoje, não sei se isso me parece uma desculpa vinculada ao comodismo ou vinculada, sei lá, outra coisa nesta linha.

Falo isso pois, creditar a uma "máfia religiosa dominante" os problemas do Brasil, é uma coisa meio limitada, a meu ver. Hoje especialmente. Hoje nós temos um acesso muito grande à informação de uma maneira geral. Tem vídeo de pastor mandando matar, estuprando, traficando... Tem vídeo de padre pedófilo, tem reportagem o tempo todo sobre isso... Então, falar que hoje as pessoas no Brasil são socialmente atrasadas porque há quinhentos anos atrás chegaram uns religiosos sistemáticos aqui, sinceramente, é complicado. Acho mais interessante assumirmos: somos pífios e não soubemos fazer nada melhor que temos com nossos recursos.

Falando em religião, a Islândia por exemplo é quase toda protestante. Isso não os impediu em nenhum momento de criar uma sociedade pouco violenta, onde mulheres e homens possuem igualdade, com menor gama de preconceitos sociais. Aliás, a Alemanha passou pelo nazimo! tinha tudo para ser um Estado altamente violento, com altos índices de preconceitos... e não é o caso. Claro, concordo que sociedades diferentes, com experiências diferentes, vão reagir de uma maneira diferente. Mas aqui estamos lidando com problemas sociais, gerados pela própria sociedade.


Falar que o Brasil é o que é por ser um país jovem, por ter tido um tipo específico de colonização, isso colava até os anos oitenta... noventa... Depois da globalização, é porque quer ser.

Vostra Altezza Líryan Lourdes Kawsttryänny Umbria
Duchessa d´Avola
Amazon di Gran Croce dell'Ordine di Palermo
Amazon di Gran Croce dell'Ordine di Attività
Madre di Famiglia Umbra
Suddita della Corona Italiana
Immortale

Nunca subestime as trevas, nelas as sombras manifestam
Last edit: 14 Nov 2013 19:16 by Líryan Umbria (liryan).

Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Moderadores: Líryan Umbria (liryan)